quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você Tem Medo De Falar Em Público?


            Muitos pessoas que conheço  tremem só de pensa em falar em público; desenvolvem uma fobia e não tem quem faça está diante de uma platéia,  para por menor tempo que seja cantar, dar uma saudação, pregar. Jamais;  esta é a expressão que muitos usam para essas hora, mas...

           Mas como posso superar o medo de falar em público seja qual for a plateia, confesso que já tive muita dificuldade de me expressar em público, em minha pré-adolescência passe momentos difíceis a ponto de me isolar em algumas situações, mas porque passei por estes momentos? Eu descobri que o problema não estava comigo, mas acredite estava justamente naqueles que estavam ao meu redor, isto mesmo as pessoas que estavam ao meu redor gostavam de coisas diferente das que eu gostava, falava sobre assunto que eu não gostava, agiam de forma que jamais faria, mas  porque gostava de ficar com eles: Simples; eles eram os alunos descolados da escola e era justamente por isso, porque eles passavam a maior parte do tempo falando e não dava tempo para ninguém falar então pensei se eles queria ser ouvidos então podem podem ouvir também; na época procurei associar tudo o que eles falavam a um assunto que dominava no começo não foi fácil mas mas todas as vezes que eles começavam um assunto eu ficava ouvindo para associar a um que eu dominasse  e assim  quando menos esperava já estava no centro das atenções e dai em diante nunca mais parei, muito pelo contrário ficava me policiando para não passar o tempo todo falando.

Pare um pouco;  faça uma reflexão da sua infância e vai perceber houve em algum momento de sua  vida, que você era uma dos mais falantes da sua turma que enfrentava qualquer público e por algum motivo  começou a perder o gosto por falar em público e foi neste momento você desenvolveu esta fobia. 
Vamos lá  porque este será o nosso ponto de partida  para fazer de você um promissor palestrante você pode acreditar.
   
            Hoje com um pouco mais de experiência, quando escuto alguém dizer que morre de medo de falar em público, que é muito tímida e que sempre foi assim; fico pensando será que estas pessoas não sofriam do mesmo problemas que eu, descobri que o problema não estava em mim mas, nos assuntos que eu não dominava ai ficava difícil falar alguma coisa, me expressar quando não estava seguro ou não tinha nenhum conhecimento do assunto, o melhor de tudo isso é que a minha estima subiu, assim procurei me inteirar de muitos assuntos, tomei gosto pela leitura para aprender um pouco mais e esta leitura me fez encontrar palavras novas e como quando tinha oportunidade fazia minha leitura em voz alta comecei a me acostumar com a minha voz e melhorar a minha dicção que só anos mais tarde é que vim descobrir o significado desta palavra.

Assim posso concluir que na realidade a maioria das pessoas que tem o suposto medo de falar em público  entre os motivos que existe pelo menos dois que é acentuado e falo sem medo de errar: Falta de de preparo no assunto a ser abordado, domínio no que vai se apresentar e o outro é a oportunidade de praticar, praticar, praticar, exercitar o fala para muitas pessoas.

Estarei na próxima postagem dando dicas preciosas para você acabar com este medo de enfrentar uma plateia e falar para ela.
  

Por 
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário