segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Você Sabe o Que É Jugo Desigual





     O jugo desigual é a causa de muitos irmãos terem fracassados por não haverem vigiado, quanto a esta ferramenta que o nosso adversário tem usado para atrair a muitos cristãos para a ruína.
Mas o que é o Jugo? Oque ele significa? Neste breve estudo vou trazer-lhe algumas respostas que ficam nos perturbando e tenho certeza que será de grande utilidade para aplicação na sua vida espiritual.

Continue esta leitura e tire o maior proveito que puder.
  


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;(1 Pedro 5:8)







O Que Jugo Desigual
Ouvimos muito a palavra....tirar o jugo ou esse jugo é pesado mas oque é JUGO?
É uma curiosidade que segue abaixo,
1) Em sentido literal: Peça de madeira que se prende com correias ao pescoço de animais de carga, para que assim possam puxar uma carroça ou um arado (Nm 19.2; 1Sm 6.7).

2) Em sentido figurado:
a.    Domínio, opressão (Gn 27.40; Jr 28.2; Gl 5.1);
b.    Sofrimento (Lm 3.27);
c.    Obediência (Mt 11.29-30);
d.    Aliança (2Co 6.14);
e.    Trabalho (Fp 4.3).

II Coríntios 6:14 declara: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 

Enquanto esta passagem não menciona especificamente o casamento, certamente tem implicações para o casamento. A passagem continua dizendo: 

“E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (II Coríntios 6:15-17).

A Bíblia continua dizendo:

 
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15:33). 

Ter qualquer tipo de relacionamento íntimo com um incrédulo pode rapidamente e facilmente se tornar algo que obstrua sua caminhada com Cristo.

 Somos chamados a evangelizar os perdidos, não a sermos íntimos com eles. Não há nada errado em construir amizades de qualidade com os incrédulos, mas isto é o máximo que se pode fazer. Se você estivesse namorando um incrédulo, como vocês dois poderiam cultivar intimidade espiritual dentro do casamento? Como um casamento de qualidade poderia ser construído se vocês discordassem no assunto mais importante do universo: o Senhor Jesus Cristo?

"Com boi e com jumento juntamente não lavrarás"
(Deuteronômio 22:10)


ALERTA:

Eis algumas perguntas que deveríamos fazer, a nos mesmos, relativamente a pessoa com a qual tencionamos, iniciar o namoro:

1. Está é a pessoa com a qual desejo passar o resto da minha vida?

2. Ela está salva, possui a certeza da salvação?
3. Ela é uma pessoa que deseja crescer espiritualmente?
4. Possui bons sentimentos?
5. É prestável e amorosa com os outros?

O melhor de Deus para nós :
“Pois sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro” (Jeremias 29:11)


"E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis a elas, e elas não entrarão a vós; doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor" (I Reis 11:1-2)

"Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o seu coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominaçãoo dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.

Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobrec. o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para
com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. (I Reis 11:4-8)

"Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus
da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque" (Gênesis 24:3-4)

Dc Geazi Santos
Bíblia de Estudo Pentecostal
Dicionário - Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário