domingo, 26 de fevereiro de 2012

Série Estudos Bíblicos




ADMINISTRAÇÃO CRISTÃ
DÍZIMOS E OFERTAS


 
 
ININTRODUÇÃO


        Nos últimos dias se tem falado bastante sobre o Dízimo e muitos tem se aproveitado das necessidades da comunidade cristã para tirar proveito próprio, introduzindo toda sorte de falsas teologias com único objetivo: Deturpar a palavra de Deus e angariarem lucros; outros estão pregando ao contrário, afirmando que o dízimo não é para os nossos dias afastando assim muitos das promessas que acompanham um dizimista fiel.
     

        Vamos fazer um estudo sistemático sobre este assunto buscando responder algumas perguntas que costumeiramente ouvimos por parte de alguns irmãos e até mesmo não evangélicos.

            Que o Espírito Santo seja nosso mestre durante este estudo e nos dê entendimento para melhor compreendermos o assunto que hora é abordado.


Dc. Geazi Inácio dos Santos









Somos Administradores Dos Recursos De Deus.

Todos os crentes são administradores de tudo o que possuem.
·         Como cada um recebeu. . . assim também administre aos outros, como bons administradores da multiforme graça de Deus‛ (1 Pe 4:10).

·         Além disso, requer-se nos administradores que cada um se ache fiel         (l Co 4:2). 

        Um administrador é alguém que gerencia, administra e toma conta daquilo que pertence à outra pessoa. Já que Deus é Aquele que nos dá todas as bênçãos materiais, reconhecemos que Ele é o Dono.
·         Porque todas as coisas procedem de Ti, e da Tua Própria mão demos de volta a Ti ‚(1 Cr 29:14).

·         Toda boa dádiva e todo dom perfeito procedem do alto, descendo do Pai das luzes. (Tg 1:17)

         Esta é uma admoestação muito séria! :
·         Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos‛(Hb6: 9).

·         Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sedes sóbrios e vigiai em oração. ‘ ‘E, acima de tudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados‛ (1 Pe 4:7, 8).       
                                     

1. Deus Nos Pede Que Paguemos Os Dízimos:
    Daquilo que Ele me deu, Ele me pede que eu dê o dízimo (10%).
·         E todos os dízimos da terra, quer sejam da semente da terra, ou dos frutos da árvore, são do SENHOR: são santos ao SENHOR ‚ (Lv 27:30).

·         Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo ‚ (Dt 14:22).

·         Jesus elogiou os dízimos. ‘ pois pagais os dízimos. . . isto deveríeis fazer. . .‚       (Lc 11:42).  


2. Os Propósitos De Deus Para Os Dízimos Vistos No Antigo Testamento 

a.        Sustentar Os Pobres E Os Necessitados Em Israel.
     Dentre os israelitas, a colheita de todo o ano sabático (7º Ano) era reservada para os pobres.
·         Mas no sétimo ano permitirás que os teus campos descansem e repousem; para que os pobres do teu povo possam comer; e o que sobejar, os animais do campo comerão. Assim também farás com a tua vinha e com o teu olival‛ (Ex 23:1 1).

·         Pois nunca cessarão pobre do meio da terra: pelo que te ordeno, dizendo. livremente abrirás a tua mão para o teu pobre, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra‛ (Dt 15:11). 



 As respigaduras da colheita deveriam ser dadas aos pobres e estrangeiros.
·         E não respigarás a tua vinha, nem colherás todas as uvas da tua vinha: deixá-las-ás para os pobres e estrangeiros: Eu sou o SENHOR teu Deus ‚ (Lv 19:10). 

b.        Sustentar Os Levitas.
O Senhor exigia um dízimo especial do ‚terceiro ano‛ para os levitas, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros. 
·         Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano... E o levita, . . . e o estrangeiro, e o órfão, e a  viúva que estão dentro das tuas portas, virão, comerão, e ficarão satisfeitos; para que o SENHOR teu Deus possa te abençoar em toda a obra das tuas mãos, que fizeres‛ (Dt 14:28,29).
 
·         E dirás perante o SENHOR teu Deus:  Tirei as coisas consagradas de minha casa, e também as dei ao levita, e ao estrangeiro, ao órfão. e à viúva, de acordo com todos os Teus mandamentos que Tu me ordenaste: Não transgredi os Teus mandamentos, nem deles me esqueci‛ (Dt 26:13). 

3. Os Propósitos De Deus Para Os Dízimos Vistos No Novo Testamento 

a.    Sustentar Os Pobres E Necessitados Na Família De Deus.
·         Não havia pois entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se por cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. , ‘Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé, que sendo interpretado significa filho da consolação, levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o dinheiro, e o depositou aos pés dos apóstolos ‚ (At 4:34-37).

·         Porque pareceu bem a Macedônia e à Acaia  fazerem uma certa coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém ‚ (Rm 15:26). 

b.    Sustentar Os Mestres E Pregadores.
Os líderes e mestres da Igreja deveriam ser sustentados através dos dízimos e ofertas dados por aqueles a quem eles ministravam.
·         E o que é instruído na Palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui       (Gl 6:6);

·         Assim também ordenou o Senhor que aqueles que pregam o Evangelho deveriam viver do Evangelho‛(l Co 9:14).

·         Quando Paulo saiu como missionário para pregar o Evangelho aos que nunca o haviam ouvido, ele foi sustentado pela Igreja de Filipos.  Como vós, filipenses, sabeis nos primeiros dias do vosso conhecimento do Evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja compartilhou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente, ‚Porque quando eu estava em Tessalônica, vós me enviastes a ajuda, vez após vez, quando eu me encontrava em necessidade. Não que eu procure dádivas, mas procuro o fruto que abunde para a vossa conta. ‘ . . Tenho em abundância, agora que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado e que é uma oferta de aroma suave, um sacrificio aceitável e agradável a Deus‛ (Fp 4:15-18).



Aos generosos filipenses o Senhor fez a seguinte promessa:
·      Mas o meu Deus suprir{ todas as vossas necessidades, de acordo com as Suas riquezas em glória por Cristo Jesus‛ (Fp 4:19). 

4. A Promessa Especial De Deus:
     Aos que dão, Deus faz uma promessa especial:
·         Dai, e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida, e transbordando vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que derdes também vos darão de novo (Le 6:38).

      Esta passagem nos ensina que controlamos o fluir (a quantidade) da bênção de Deus e da provisão para a nossas necessidades. Se dermos em colherinhas para o Senhor, Ele também pegará esta mesma colherinha que usamos e usá-la-á para nos dar o que pedimos. Se tivermos a fé para darmos ao Senhor usando uma enorme pá, Ele também pegará esta mesma pá e usá-la-á para nos dar de volta o que precisamos com uma bênção muito mais abundante.
     

5. Os Dízimos São Um Privilégio:
·         Vários séculos antes que a lei fosse dada no Monte Sinai, Abraão deu o dízimo (10ª Parte) a um representante de Deus (Gn 14:18-24; Hb 7:1,2).
·         Jacó prometeu dar um décimo de tudo aquilo com que Deus o abençoasse (Gn 28:22).
·         Jesus disse que não deveríamos negligenciar os dízimos (Mt 23:23).

      Assim sendo, as nossas doações e dízimos não deveriam ser entendidas como sendo uma lei do Antigo Testamento nem uma obrigação religiosa. Ao invés, eles são um privilégio dos que escolhem exercitar a sua fé com suas doações. 


6. Os Dízimos Expressam Fé:
     Os nossos dízimos e ofertas não compram as bênçãos de Deus, mas certamente liberam a Sua bênção sobre as nossas vidas. 

·         Trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na Minha Casa, e depois fazei prova de Mim, diz o SENHOR dos exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que não haverá espaço suficiente para recebê-la‛            (Ml 3:10).

      Os que pagam os dízimos estão expressando a sua fé em Deus na maneira mais prática possível. Eles estão dizendo: ‚Creio que os 90% que me sobraram após o dízimo têm a bênção de Deus sobre eles.
     
      Com a bênção de Deus os 90% podem comprar mais do que os 100% comprariam, sem a Sua bênção.‛ Precisamos de fé para crermos nisto. Deus permitia que o Seu povo pagasse os dízimos com dinheiro, óleo, vinho, farinha, frutos, madeira, animais, e outros pertences pessoais. 




7. Outras Doações Além Dos Dízimos:
Além dos 10%, os santos do Antigo  Testamento eram incentivados a dar as seguintes coisas:

a. Os primogênitos de homens e animais (Nm 18:6,15) 
b. As primícias de suas colheitas (Nm 18:13; Dt 18:4) 
c. Ofertas nas festas preestabelecidas (2 Cr 31:3;Nm28e29) 
d. Ofertas nas luas novas (Ne 10:32-39) 
e. Oferta de lenha (Ne 10:34) 
f. Dízimos dos dízimos (Ne 10:38) 
g. Oferta alçada (Nm 18) 
h. Votos (Nm 30)                                                                                                                         
I. Ofertas voluntárias (Lv 22:21; Jd 3:5) 
J. Dízimos do terceiro ano (Dt 26:12) 
k. Ofertas para os pobres, viúvas, órfãos, estrangeiros (Dt 15:1-11) 
l. Projetos especiais (Ed 8:24-36; Ne 7:70-72) 

8. Seja Um Doador Generoso E Alegre: A Bíblia nos ensina que devemos dar voluntária e alegremente, com um espírito de generosidade.
·         Fala aos filhos de Israel, que Me tragam uma oferta alçada: de todo homem que der voluntariamente, com o seu coração, dele tomareis a Minha oferta‛ (Ex 25:2).

·         Lembrem-se disto: O que semeia, também ceifará pouco; o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. ‚Cada um deveria dar segundo o que propôs no seu coração: não relutante- mente, nem por compulsão, pois Deus uma ao que dá com alegria ‚(2 Co 9:6,7). 

     Deus não mede a nossa doação pela quantia que damos.
·         Ele nos recompensa de acordo com o que sobra depois que damos. Jesus disse que a pequenina quantia dada pela viúva foi maior do que todas as outras quantias porque era ‘ ‘tudo o que ela tinha‛(Lc21:l-4).

·         As doações generosas são uma prova do nosso amor, fé, e maturidade (2 Co 8:24; 9:6,8,13).

·         Um crente generoso faz com que os outros deem graças a Deus! (2 Co 9:11,12). Os pobres precisam dar porque eles precisam que as bênçãos de Deus quebrem a maldição da pobreza.

·         Os cristãos da Macedônia encontravam-se numa grande pobreza, e, contudo, davam liberalmente (2 Co 8:2).

·         Eles haviam aprendido a obediência nas doações e haviam aprendido que as doações trazem uma bênção e quebram a maldição da pobreza! Jesus Cristo, o nosso supremo exemplo, tornou-Se pobre a fim de nos abençoar (2 Co 8:9).

 A nossa recusa de sermos fiéis administradores, através de nossas doações, é um ato de roubo e rebeldia contra Deus (Ml 3:8-12). No entanto, quando nos entregamos ao Seu propósito nas doações, isto significa recebermos um‚ Céu aberto‛ e abundantes bênçãos e proteção contra a pobreza e a escassez. 





CONCLUSÃO


         A devolução do Dízimo é um ato de obediência, de fé ao nosso Deus e as nossas ofertas e doações um gesto de amor para como aqueles que estão ao nosso redor.
         O Apostolo Tiago na sua carta: Cap 2.14 – 26 nos trás um grande ensinamento a respeito das obras e dá fé.




Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,
assim também a fé sem obras é morta.
(Tg.2.26)
 



Que sejamos sempre féis ao nosso Deus,
em toda nossa maneira de viver




 

Dc. Geazi Inácio dos Santos

 



Bibliografia

·        BEP (Bíblia de Estudo Pentecostal)
·        BEPL (Bíblia de Estudo Plenitude)
·        Manual Para Novos Convertido
·        O Cajado do Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário