sábado, 10 de março de 2012

O Dinheiro E As Igrejas


Como uma igreja deve usar o seu dinheiro?

        A igreja é a casa de Deus (1 Timóteo 3:15), e deve usar os seus recursos de acordo com as determinações do cabeça dessa família espiritual. Enquanto cada cristão decide como usar seu próprio dinheiro (Atos 5:4), o dinheiro da igreja deve ser usado exclusivamente para realizar obras autorizadas por Jesus.
      
      Ao longo dos séculos, igrejas têm se envolvido em atividades de toda natureza. Muitas participam do mercado comercial. Abrem e mantêm empresas em diversos setores. Outras empregam seus recursos para obter e manter poder político, até dominando...

 os governos de alguns países. Ainda outras se dedicam a grandes obras sociais, promovendo a saúde física, a educação ou até o lazer do homem. A lista de empreendimentos em nome de religião se tornou quase infinita.

     Como em todas as outras questões de doutrina e prática, precisamos nos afastar desse quadro de tradições humanas e procurar respostas na palavra de Deus. O desejo do servo de Deus não é imitar as práticas das diversas igrejas ao nosso redor. Desejamos agradar ao nosso Rei, fazendo o que ele pede. Devemos lembrar e evitar o exemplo dos israelitas, que “rejeitaram os estatutos” de Deus e “seguiram as nações que estavam em derredor deles” (2 Reis 17:15).
Quando se trata do uso dos recursos da igreja, o padrão bíblico é simples. As primeiras referências ao dinheiro nas igrejas do Novo Testamento se encontram em contextos de necessidade material. Cristãos pobres, especialmente na Judéia, precisavam de ajuda para sobreviver. Inicialmente, os irmãos da própria congregação fizeram ofertas para ajudar (Atos 4:32-37). Em outras ocasiões, irmãos em outros lugares enviaram ajuda (Atos 11:27-30; 1 Coríntios 16:1-3; 2 Coríntios 8:1-4; 9:1-2). Dessa maneira, igrejas mais prósperas enviam dinheiro para suprir as necessidades dos irmãos em congregações mais pobres.

      Mas o trabalho principal da igreja é espiritual. Não nos surpreende achar as igrejas na Bíblia empregando seus recursos para cumprir sua missão de divulgar a palavra e exaltar o nome de Deus. O Senhor mandou que as igrejas fossem ativas na esfera espiritual – pregando a palavra aos perdidos, edificando os santos e se reunindo para adorar o Criador e Redentor (1 Tessalonicenses 1:8; 1 Timóteo 3:15; 1 Coríntios 11:33-34; 5:4). As igrejas, obviamente, utilizavam seus recursos para obedecer o chefe da família. Igrejas hoje devem imitar as congregações do Novo Testamento e empregar seu dinheiro em obras espirituais (veja exemplos em 1 Coríntios 9:1-14; 2 Coríntios 11:8; Filipenses 4:15; 1 Timóteo 5:17-18).

      Uma igreja pode e deve usar os seus recursos para fazer as obras ordenadas pelo Senhor. As igrejas que se envolvem em outras obras agem por vontade humana, não divina.

 Fonte: http://www.estudos.net

Por 
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário