terça-feira, 9 de outubro de 2012

Um Amor Não Correspondido

Texto: Oséias 1:1-11
Introdução: Livro de Oséias é o primeiro livro dos profetas menores, o profeta cumpriu uma das ordens mais complexas do Senhor; para revelar quão imenso é o Seu amor para com o Seu povo. Às vezes Deus faz e reque coisas aparentemente difíceis demais, Mas Ele e o Deus Todo-Sábio sabendo o que vai acontecer no futuro próximo...

Oséias – significa “Salvação ou Libertação”, não é mencionado esse personagem em nenhum outro livro na Bíblia, conhecido como “O profeta do coração quebrantado”, foi contemporâneo dos profetas Amós e Jonas (Reino Norte Israel), Isaías e Miquéias (Reino Sul – Judá). O profeta Oséias e o profeta Jeremias são considerados “Os profetas das lamentações”.
Gômer, sua esposa, foi uma prostituta antes de tonar-se esposa de Oséias. Gômer lhe dá três filhos de prostituição (Os 1:2,3).
a) Filhos Inditosos (Infelizes) – Filhos de prostituição
1º Jezreel - “Deus Semeia ou Espalha” (Os 1:4,5).

2º Lo-Ruama - “Desfavorecida” (Os 1:6)

3º Lo-Ami - “Não-meu-povo” (Os 1:9)
Havia prosperidade época áurea no reinado de Jeroboão II que reinou 41 anos (Israel – Reino Norte) e no Reinado de Uzias (Judá – Reino Sul).
  • Reino Norte – Depois da morte de Rei Salomão, o reino foi dividido em 10 tribos (Norte com o nome de Israel ou Efraim que é o nome da tribo maior).
  • Reino Sul – Duas tribos formam o Reino Sul (Judá e Bejamim).
Jeroboão faleceu, o caos e a confusão toma conta do de Israel, os Assírios começam a perturbar e com várias investidas conseguem invadir e conquistar o Reino Norte (Israel).
Israel encontrava-se moralmente e religiosamente decaídos pelo pecado da idolatria, até os próprios sacerdotes praticavam atos abomináveis (Os 6:9). A nação rapidamente degenerou e chegou ao nível mais baixo da sua história, evidenciado pela prostituição no templo, disfarçado como louvor a Deus, e pelos sacrifícios de crianças a deuses pagãos.
  • Oséias foi instruído por Deus a mexer com este caldeirão de corrupção, que fervia com violência e exalava o seu odor em direção ao Pai Celestial. Sua missão divina foi insistir com o povo de Israel para que se voltasse a Deus. Não aceitaram suas palavras e por isso veio o impiedoso cativeiro. A sua mensagem foi ignorada pelo povo, mas como profeta ele não falhou.
  • O Senhor anela ter Israel de volta, como um esposo amável deseja receber de novo de braços aberto e coração extasiado , o seu cônjuge que o tinha rejeitado e abandonado almeja o arrependimento da conduta adultera e idolatra da sua amada, podendo assim envolve-la com a Seu grande amor.
  • Portanto Oséias salienta a infidelidade de Israel e o seu adultério espiritual, como também outras transgressões, mas o objetivo do profeta é demonstrar o grande amor de Deus, do fiel marido (Deus) à desleal esposa (Israel).
b) “Ama ... Como o Senhor Ama ...” (Os 3:1-5)
Pela segunda vez, o Senhor manda novamente o profeta a buscar a sua amada mulher adúltera (Os 3:1), Ela tinha voltado à vida de prostituição e se achava em condições deploráveis. Gômer tinha sido vendido à escravidão, o profeta paga o seu resgate o valor de um escravo.
(Os 3:2) A quantia de 15 peças de ouro era então a metade do preço de um escravo. Mas, com mais um ômer e meio de cevada, que representa a comida de um escravo por ano, isso equivalia ao preço total de um escravo, isto é, 30 peças de prata. Gômer foi então comprada, sendo assim libertada da escravidão. Jesus, de igual modo foi vendido, para nos livrar da escravidão espiritual e da perdição.
“Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata.Então, o SENHOR me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR.” (Zc 11:12,13).
“Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. ” (Mt 26:15).
“Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se. E os principais sacerdotes, tomando as moedas, disseram: Não é lícito deitá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros. Por isso, aquele campo tem sido chamado, até ao dia de hoje, Campo de Sangue. Então, se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram; e as deram pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor” (Mt 27:3-10).
Suas ordens agora foram severas. Não podia mais se prostituir e teria que esperar pelo seu marido por muitos dias. “e lhe disse: tu esperarás por mim muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti” (Os 3:3).
“Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;” (Hb 10:37).
c) Filhos Ditosos (Felizes) - Filhos do Deus vivo
“Todavia” Outra vez o Senhor manifestou a Sua misericórdia. Ele pelo Seu profeta, indica que um dia tudo se resolverá. Serão restaurados aqueles que se voltarem para Deus, serão chamados “...Filhos do Deus vivo” (Os 1:10)
1º Jezreel - “...grande será o dia de Jezreel” (Os 1:11)
Deus reunirá se povo (Reino Norte (Israel) e Reino Sul (Judá).
“...mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos” (Jo 11:52).
“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (Jo 12:32).
“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (Jo 10:16).
2º Lo-Ruama - “Favor” (Os 2:1)
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Ef 2:8).
3º Lo-Ami - “Meu-povo” (Os 2:1)
“Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo” (Rm 9:25,26).
Conclusão: Oséias foi obediente ao Senhor e casou-se com Gômer. Ele não apenas casou-se, mas chegou a amá-la de todo o seu coração. Gômer é uma descrição de uma esposa adúltera e Oséias representando Deus, fez de tudo para trazer a sua esposa de volta, um marido fiel, mostrando a infidelidade do povo de Deus através da idolatria do paganismo a culto e adoração a outros deuses.
  • Gômer (o povo) o traía com vários homens, mas mesmo assim, Oséias (Deus) a amava.
  • Gômer (o povo) zombava do seu amor, da sua ternura, mas mesmo assim, Oséias (Deus) a amava.
  • Oséias (Deus) tinha a alma perturbada por causa das traições de Gômer (o povo), mas mesmo assim Oséias (Deus) a amava.
  • Oséias (Deus) obedeceu e procurou amar Gômer (o povo). Sabemos que amar é uma decisão e, então, Oséias (Deus) decidiu amá-la e ser obediente ao Senhor.
O amor de Deus é permanente e não muda, mas o crente precisa rejeitar aquilo que impede a realização desse amor sem igual. Aquele que já experimentou o amor sem igual do Salvador, mas dEle se afastou necessita voltar a experimentar novamente este lindo amor em sua alma.

Pr. Adão Carvalho
Pastor Auxiliar da Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer – Americana/SP.

Por
Dc. Geazi I. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário