quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Porque A Cruz ?

Texto: Gálatas 6:14

Introdução:
A cruz representa a mensagem mais importante que este mundo já ouviu. Em Gálatas 6:14, o apóstolo Paulo disse: "De modo nenhum que eu gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Em outras palavras, a posição de Paulo, riquezas, influência, fama, conforto físico perdeu o seu significado quando comparados com a redenção que era sua por meio do sacrifício de Jesus.

I. Um símbolo de vergonha, sofrimento e morte.

        A. Os bárbaros tinham inventado a crucificação, muito antes da época de Cristo. Este método, doloroso prolongado de execução foi proferido para os gregos e depois para os romanos, que o consideravam tão atroz que os cidadãos romanos raramente eram crucificados.


      B. Os judeus também abominaram este método de execução, em parte porque aqueles que eram "pendurados em um madeiro" (ou pedaço de madeira) eram
considerados amaldiçoados (Deuteronômio 21:22-23). No entanto, quando Pilatos perguntou ao povo judeu o que deveria fazer com Jesus, eles estavam tão irritados com Cristo, que eles gritaram: "Crucifica-O!" (Mateus 27:22).

II. Um símbolo de salvação e vida eterna
 

A. Pode ser surpreendente que a cruz se tornou o principal símbolo do cristianismo, dada a sua associação original com vergonha, sofrimento e morte. Paulo reconheceu, "A palavra da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus" (1 Coríntios 1:18).    B. Os Evangelhos registram que a crucificação não pegou Jesus de surpresa. Ele sabia que seu propósito era morrer para o bem do mundo (Mateus 20:28). Ele disse a Nicodemos que Ele seria levantado, como Moisés levantou uma serpente de bronze (João 3:14). Em Marcos 8, Jesus disse que Ele iria sofrer, ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia (v. 31). Ele sabia que Deus iria permitir que homens pecadores o executasse - o plano da redenção tinha sido ordenada antes mesmo da fundação do mundo (Atos 2:23, 1 Pedro 1:20).

   C. Por que a cruz é tão importante? Todos pecaram (Romanos 3:23), e a consequência do pecado é a morte física e espiritual (Romanos 6:23). Através da crucificação, Deus foi capaz de ser o justo Juiz de toda a humanidade, bem como pagar o preço exigido pelo nosso pecado (Romanos 3:26). Porque Cristo se tornou nosso substituto, levando toda a culpa da humanidade e sofrendo por parte do Pai (Marcos 15:34), podemos pedir a Deus para perdoar nossos erros e a rebelião contra ele.

 
D. Infelizmente, muitos crentes não têm segurança sobre a sua salvação. Normalmente, isso é porque pecaram depois de receberem Jesus como Salvador e acreditam que, consequentemente, perderam a vida nova em Cristo. Mas Tito 2:14 diz: "Cristo deu a Si mesmo por nós para nos resgatar de toda iniquidade" Isso significa que Ele morreu por todos os nossos pecados, que incluem passado, presente e futuro. No entanto, quando pecamos, você e eu devemos voltar para o Pai rapidamente em confissão e arrependimento para manter um relacionamento íntimo com ele.
   E. Como você deve responder à cruz de Jesus Cristo, se você nunca colocou sua fé nEle?
        1. Peça ao Senhor para perdoá-lo de todo pecado com base na Sua morte expiatória vicária e sua ressurreição.
        2. Receba Jesus como seu Salvador pessoal e Mestre, e entregue sua vida a ele. No momento que você faz, você "nasce de novo" (João 3:3), o Espírito Santo virá em sua vida e lhe permitirá viver com retidão.
       3. Uma vez que você é um seguidor de Jesus, sirva-o com seu tempo, talentos, energia e recursos.
       4. Certifique-se de contar aos outros sobre a mensagem da cruz que transforma vidas.

Conclusão:
Nos dias da igreja primitiva, a cruz era um símbolo de morte, sofrimento e desgraça. Hoje, ainda é mal compreendida. Mas para aqueles que estão conscientes de sua importância, a cruz é um poderoso lembrete do sacrifício
que Jesus fez: Ele deu a Sua vida para que possamos ter a liberdade do pecado. Não é apenas o símbolo mais comumente reconhecido do cristianismo. A cruz é o meio pelo qual eu e você podemos experimentar uma nova vida aqui e agora, e a promessa da vida eterna no futuro.


Fonte: http://www.opregadorfiel.com.br/2011/12/por-que-cruz.html#axzz2EqeawoYR

Por
Dc. Geazi I. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário