segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento 16 Vai Renunciar, Anuncia Vaticano



O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (11) que o papa Bento 16 vai renunciar ao seu cargo em 28 de fevereiro de 2013.
Bento 16 anunciou sua decisão durante um encontro de cardeais do Vaticano na manhã desta segunda-feira. Ele enfatizou que cumprir os deveres de um papa - líder de mais de um bilhão de católicos pelo mundo - requer "forças tanto da mente quanto do corpo".



Bento 16, durante a celebração da missa de fim de ano (31/12/2012)
"Depois de fazer um repetido exame da minha consciência diante de Deus, eu tive a certeza que minhas forças, devido à minha idade avançada, não são mais adequadas para exercer o ministério petrino", disse aos cardeais. "Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando."
"Entretanto, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário o vigor tanto da mente quanto do corpo - vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado."
Bento 16, 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos. O último papa a renunciar foi Gregório 12, que se retirou do cargo em 1415 em um acordo para colocar fim ao Grande Cisma do Ocidente. 
A decisão abre caminho para a realização de um conclave que elegerá um novo papa antes do final de março. Bento 16 caracterizou sua escolha como "uma decisão de grande importância para a vida da igreja".
Aos 78 anos, o cardeal Joseph Ratzinger foi um dos papas eleitos com idade mais avançada. Ele assumiu quando a Igreja Católica passava por uma de suas maiores crises - acusações de abuso sexual contra crianças envolvendo padres.
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-02-11/papa-bento-16-vai-renunciar-anuncia-vaticano.html
Por                                                                                                                                                                           Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário