sábado, 22 de junho de 2013

Disciplina no Lar

Um Pai Sacerdote
I. UM SACERDOTE NO LAR (O sacerdócio
dos pais.)
No culto litúrgico, o ministro ou sacerdote às vezes, volta-se de frente para o altar e outras vezes para o público. O significado destas posições é o seguinte: ele olha para o povo quando fala a este em nome de Deus, e olha para o altar quando fala a Deus em favor do povo. Estas são duas posições básicas do sacerdote: ser o representante de Deus junto ao povo, e o do povo, junto a Deus.
O sacerdócio dos pais também utiliza estas duas posições. Primeiro, eles são chamados a apresentar Deus aos filhos. Em segundo lugar, os pais são chamados a apresentar os filhos a Deus (Deuteronômio 6.4-9).


1. Apresentando Deus aos filhos. Como? (Dt 31.13)
  1. Através do EXEMPLO, Dt 6.5. O ponto de partida e a base do sacerdócio dos pais no lar é o seu amor e devoção a Deus. vida prática dos pais no lar é a primeira cartilha que os filhos aprendem a ler. O pai sacerdote deve refletir o caráter de Cristo no lar, para que os filhos aprendam a amar ao Senhor.

  2. Através do ensino da PALAVRA, Dt 6.6,7. A respon­sabilidade de plantar a semente do reino de Deus no coração dos filhos não é de outra pessoa a não ser dos pais. Negligenciar isto é cometer um crime contra a formação da vida religiosa e do caráter dos filhos. Quanto tempo estamos dedicando por dia, ou por semana, para passar alguma coisa de Deus através da Palavra para os nossos filhos? É muito importante quando a família decora uma pequena porção da Palavra por semana. Em poucos anos, todos terão depositado no coração um rico tesouro de trechos da Palavra de Deus. As vezes é bom ter um sistema certo ao iniciar-se um programa de memorização das Escrituras. Damos abaixo, alguns dos maiores temas da Bíblia, em ordem alfabética. Isto auxilia na recordação do material decorado.
 Alegria.......................        Ne 8.10                                Calma.........................        Is 30.15
 Compreensão.............. ..... S1119.104                        Culpa......................... ...... Rm 3.23
 Confissão.................. ...... 1 Jo 1.9                           Dízimo........................        Ml 3.10
 Expiação...................        1 Pe 1.18-19                    ..............................        Rm 10.9
 Inimigos..................... ...... Ed 8.31                            Inspiração...................       2 Tm 3.16,17
 Justiça........................                                                Juventude...................       Ec12.1
 Libertação....................         Cl 1.13,14                    ♦ Misericórdia................       Lm 3.22,23
 Nova Vida..................        2 Co 5.17                        ♦ Oferta.................................    Sl 50.14
 Oração......................        Mc 11.24                         ♦ Pai.............................        2 Co 6.16
 Reino.......................... ..... Ap 11.5                           ♦ Salvação.................... ...... Rm 1.16
 Santidade.........................     Hb 12.14                      Senhor....................... ...... Atos 2.36
 Testemunho................        Atos 1.6                         ♦ Vitória........................        Ap 15.57

 
 





















3. Apresentando Deus através de SÍMBOLOS. A
  maneira como arranjamos nossa casa, pode intensificar ou perturbar nossa consciência da presença de Jesus. Um símbolo consegue expressar a verdade de maneira mais simples e profunda do que palavras. Os símbolos cristãos são janelas através das quais as verdades espirituais podem ser reveladas a nós. Se Jesus é mesmo Senhor da família, porque não deixar que a decoração do lar dê testemunho disso abertamente, e com bom gosto artístico? Com quadros, placas, e outros objetos podemos rodear nossa vida diária de linguagem celestial - um lembrete silencioso da presença dEle em nosso meio. Ilustração: "A mulher que tinha três filhos que decidiram pela carreira de marinheiro".
4. Através do CULTO DOMÉSTICO,SI 100.O segredo
de se conseguir uma boa vida em família é
simplesmente promover o relacionamento da família
com Jesus Cristo. O culto doméstico é uma das formas
de promover este relacionamento com Jesus, e trazer
Deus para a família.
2.  Apesar de o culto doméstico tomar muito pouco do nosso tempo, a maioria sempre tem alguma desculpa para não realizá-lo. Vejamos alguns motivos apresentados para não se realizar o culto doméstico: Nem todos almoçam ou jantam à mesma hora. Atividades extracurriculares.
Não sabemos como fazê-lo. Não temos tempo. Não recebemos instruções neste sentido. Acho que não saberíamos conduzir as coisas. Não sei orar. Nunca oramos em voz alta. Não sabemos orar tão bem como os outros. Não saberíamos começar. Minha esposa pode tomar a iniciativa. Eu ficaria meio acanhado e as crianças também. Essa objeções nada mais são do que meras desculpas. Se uma família não sabe orar em conjunto, na certa é uma família que também não "conversa".
  1) Como Realizar O Culto Doméstico. A Oração às refeições. Sugerindo um plano de oração:
   Segunda feira: a "oração da fé". Cada um escolhe um motivo de oração.
   Terça feira: oração pelos membros da família, próximos e distantes.
   Quarta feira: a oração do Pai Nosso.
   Quinta feira: oração pelos missionários.
   Sexta feira: oração de confissão. Cada pessoa confessa um pecado seu que está perturbando a paz da família.
   Sábado: oração pela igreja.
   Aos domingos: nosso culto é o da igreja. Louvor, hinos, corinhos, etc. Leitura de um texto das Escrituras. Uma Palavra sobre o que foi lido, do Pai, da Mãe ou de um dos filhos. Todos devem participar da oração, do cântico e da leitura da Bíblia.
  3. Apresentando os filhos para Deus. (I 1 Ts 1.7; Jó 1.5; Hb7.25).
  1. A oração sacerdotal dos pais. Feliz é o filho que, vez por outra, encontra o pai ou a mãe de joelhos, ou os vê levantarem cedo, ou dirigem-se a um lugar à parte em busca da comunhão do Senhor.
A oração não é um mero exercício espiritual. É uma transação que se realiza com Deus. Em uma casa onde o altar da oração está de pé, ali o diabo não terá vez para armar a sua tenda, pois só Jesus reinará como Senhor.
2. Apresentando através da benção, Mc 10.6; Ex. Abraão, Jacó e Jesus, Hb 11.20: Gn 48.15
      
   2) O SACERDÓCIO DOS PAIS E A DISCI­PLINA:
(Pv 23.13,14:29.15.) Desfazendo exageros, os dois extremos da disciplina, (Castigo ou interminável bate papo?)
  1. Porque a disciplina é indispensável quais são os
propósitos:
1.  Controlar a vontade , Pv 22.6; 29.15
2.  Desenvolver respeito a autoridade, Hb 12.9.
3.  Criar bons hábitos.
4.  Manter o senso de responsabilidade.
5.  Manter a ordem
6.  Edificar o caráter.

2. "NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS" (Ef 6.4.)
1.  Quando e como os pais provocam a ira dos filhos?
2.  Quando se dá ordem sem ser o exemplo. 1 Co 11.1. A autoridade do pai deve estar fundamentada no seu exemplo.
3.  Quando se dá ordem sem razão de ser. Sempre que os pais agem com incoerência, perdem a credibilidade para com os filhos.
4.  Quando exige obediência sem amor, Pv 15.17. Os pais devem disciplinar sempre que os filhos errarem, porém quando eles acertarem, devem aplaudir, fazer festa com eles.
5.  Quando nunca os compreende. Os bebês carecem de serem compreendidos pelos pais, quanto mais os adolescentes.
6.  Quando os pais se recusam a admitir seus próprios erros. Um pai que sempre erra e pede perdão para seus filhos, está ensinando os mesmos a pedir perdão quando errarem.
7.  Quando se exige deles, além do que eles são capazes de oferecer ou produzir.
8.  Quando falta diálogo. Uma das maiores reclamações dos filhos é esta, meus pais não tem tempo para conversar comigo.
9.  Quando os pais fazem comparações. Toda com­paração negativa, tem um efeito destrutivo.
10. Quando há hipocrisia religiosa. Aquilo que somos na igreja, devemos ser em todos os lugares.
11.Quando há desequilíbrio conjugal. Quando o relacionamento entre os cônjuges está deteriorado, os filhos tendem a se irritarem com os pais.
12.Quando há dependência ou independência excessiva.
13.Quando há falta de incentivo. Quando os pais não tem o costume de incentivar seus filhos, os mesmos não sabem o quanto estão deixando de colaborar para o sucesso deles.

  3. Disciplina é fazer discípulos, é formar uma pessoa em conformidade com o caráter e mente do mestre (neste caso os pais).

  1. ENSINO OU INSTRUÇÃO. O primeiro passo. Pv 14. 3. Exemplo: De instruções: Como se portar na mesa, como atar os sapatos, sobre valores, a utilização das coisas que a família possui em comum, informações corretas sobre Deus , a igreja e a vida cristã.
  2. CASTIGO, é o segundo passo da disciplina. Pv 19.18; 13.24.
Diríamos que é a disciplina da vara no sentido literal, como cobrança daquilo que foi ensinado e não foi posto em prática.
  4. VOCÊ CONHECE SEU FILHO? Perguntas importantes para se aplicar a disciplina que melhor se ajusta ao seu filho.
1) Quem é esta criança ? É a herança do Senhor. 2) Que tipo de filho eu tenho? 3) Qual é o temperamento do meu filho? 4. Que tipo de caráter meu filho tem? 5) Em que situação meu filho está vivendo em relação à sua idade?
1.  Na disciplina dos filhos é preciso observar a idade deles.
2.  A criança muito novinha dificilmente vai associar o que fez agora com uma sanção aplicada amanhã.
Conhecendo o temperamento e o caráter do seu filho.

3)    A Natureza do Seu Filho
Nascido em pecado, SI 51.5. Por natureza filho da ira, Ef 2.3 Astuto por natureza, Pv 22.15. Inclinado a fazer aquilo que envergonha, Pv 29.15. Herda toda bagagem de comportamento dos pais, ! Pe 1. 18-19. Desde a mais tenra idade se revela pelas suas ações Pv 20.21.

4)          Sugestões Práticas Sobre Disciplina.
1.   Disciplina é um ato de amor, Ap 3.19 . Se a disciplina não for ministrada de maneira equilibrada, os pais podem provocar no filho um profundo sentimento de vingança.
2.   A obediência evita disciplina, Pv 10.13.0 filho precisa sempre ser lembrado de que a obediência evita disciplina.
3.   Aplique a disciplina sem raiva Pv 22.8. Toda disciplina mi­nistrada com raiva, fora de controle, falha.
4.  Use instrumentos certos, Pv 20.30. Nunca use ins­trumentos como fio de ferro, pedaço de madeira, tamanco, salto do sapato. Evite puxar a orelha ou o cabelo do filho. Não chute, não de pé do -ouvido. Precisamos tomar cuidado para não confundirmos disciplina com prática de violência.
5.  Ministre a disciplina em um lugar recluso. Sempre que o filho for disciplinado, não deve ser exposto à vergonha publicamente.
6.  Aplique a disciplina de modo lúcido. Saiba o que está fazendo ao disciplinar seu filho.
7.  Após a disciplina, invista tempo orando com seu filho.
8.  Após a disciplina comunique se com seu filho. Não permita que os canais de comunicação se fechem após a disciplina.

    5) PAI QUE TODOS OS FILHOS QUEREM TER.
1.      Pai que faz confissão de amor ao filho.
2.      Pai que ministra disciplina sem raiva, Pv 22.8.
3.      Pai que oferece perdão sério, Mt 18.21,22.
4.      Pai que deseja estar sempre próximo do filho.
5.      Pai que prioriza a relação com os filhos.
6.      Pai que faz compromisso de amor com os filhos.
7.      Pai que respeita o filho não proferindo praga sobre ele.
8.      Pai que tem tempo para os filhos.

Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário