segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lições Bíblicas: 1º Trimestre de 2014 - “Uma Jornada de Fé - A formação do povo de Israel e sua herança espiritual”.

    O livro do Êxodo será o assunto da Revista da Escola Bíblica Dominical da CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) para o ano 2014 de Janeiro a Abril. A CPAD divulgou no último final de semana o tema de sua revista de EBD para Jovens e Adultos para o 1º Trimestre de 2014: trata-se do livro do Êxodo.

Embora o nome do livro do Êxodo não esteja presente na capa da lição (optou-se por: uma jornada de fé, a formação do povo de Israel e sua herança espiritual), as treze lições tratarão de aspectos apresentados no livro. A capa da lição, com uma representação da abertura do Mar Vermelho faz referência ao início da jornada de fé (e de dúvidas também) do povo de Israel pelo deserto. Destaque especial será dado à figura de Moisés.

O livro do Êxodo é famoso por mostrar o início da escravidão dos hebreus pelos egípcios, a escolha de Moisés como libertador e a forma como Deus retirou os hebreus do jugo egípcio. E nele, a figura de Moisés ocupa um lugar central. Moisés foi, sem dúvida alguma, uma das maiores personalidades e um dos maiores heróis da fé de todos os tempos. Nesta obra, acompanharemos a história de Moisés no Êxodo bem como o seu legado para o povo de Israel, para a humanidade como um todo e para a igreja até os dias de hoje.


O estudo do livro do Êxodo é fundamental para a compreensão dos demais livros do Antigo e do Novo Testamento. Ali a nação de Israel, que fora gerada no livro do Gênesis efetivamente nasce. Conhecer a formação deste povo é essencial para o entendimento de toda a narrativa histórica das Escrituras.



SILAS DANIEL É pastor, jornalista, chefe de Jornalismo da CPAD e escritor. Autor dos livros Reflexão sobre a alma e o tempo, Habacuque a vitória da fé em meio ao caos, História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, Como vencer a frustração espiritual e A Sedução das Novas Teologias, todos títulos da CPAD, tendo este último conquistado o Prêmio Areté da Associação de Editores Cristãos (Asec) como Melhor Obra de Apologética Cristã no Brasil em 2008

ALEXANDRE COELHO GALDINO É ministro do evangelho, licenciado em Letras e Teologia. Professor universitário, ministra aula de Grego, Novo Testamento e Exegese na FAECAD. É chefe do Setor de Livros da CPAD, acadêmico em Direito e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas.



Por 
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário