O objetivo deste artigo é trazer de forma simples e didática, respostas acerca do tema, em uma perspectiva Pentecostal;
Aqui você vai tirar suas dúvidas e esclarecer alguns equívocos relacionados a guardar do sábado e o porque dos Pentecostais "guardarem" o domingo para o Senhor.
Minha única esperança com este
estudo é trazer maior esclarecimento e paz aos que, como eu, também não guardam
o sábado. Se você é cristão e guarda o sábado, nem perca seu tempo lendo esse
artigo, a não ser que esteja em dúvida quanto à sua prática.
Começarei analisando os
argumentos geralmente usados para se defender a guarda do sábado e porque não
os aceito como justificativa.
A seguir, apresentarei as 11
razões que encontro na Bíblia para não se guardar o sábado, concluindo com uma palavra de paz,
que espero não ser mal interpretada.
Boa Leitura.
Boa Leitura.
ARGUMENTOS USADOS ERRONEAMENTE COMO
JUSTIFICATIVA PARA SE GUARDAR O SÁBADO
Veja com atenção cada argumento usado de forma
errada…
Dizem que, como o Sábado está nos dez mandamentos, deveríamos guardá-lo
Quando Jesus foi questionado a
respeito de qual seria o maior mandamento, ele não mencionou nenhum dos dez
mandamentos (Mt 22:36-40). Mesmo assim, os sabatistas contra-argumentam,
dizendo que o primeiro e maior mandamento mencionado por Jesus seria o resumo
dos quatro primeiros 10 mandamentos e que o segundo mencionado por Jesus seria
o resumo dos outros seis mandamentos.
Mas esta interpretação não se
encaixa no contexto do ensino de Cristo. O que Jesus estava ensinando é que não
se pode amar a Deus sem amar ao próximo, por isso ele disse que o segundo maior
mandamento é semelhante ao primeiro. João, o apóstolo, muito bem esclareceu
isso em sua epístola (1Jo 4:20).
Ao final do seu ministério
público o Senhor resumiu estes dois maiores mandamentos num único mandamento:
“amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 13:34; 15:12). Portanto,
constar da lista dos 10 mandamentos não é justificativa para se guardar o
sábado.
Dizem que, se os apóstolos guardaram o sábado, deveríamos fazer o mesmo
Os sabatistas usam os seguintes
textos: Atos 13:42,44; 17:2; 18:4. Mas nenhum destes textos, ou qualquer outro,
declara que os apóstolos guardavam o sábado. Estas passagens apenas contam que
Paulo também pregava no sábado.
Mas isso ocorria porque ele estava
usando a estratégia de pregar nas sinagogas, as quais tinham maior contingente
no dia de sábado. Quando ele foi proibido, mudou de estratégia e passou a
pregar todos os dias na escola de Tirano (At 19:8-10).
Além disso, há outras passagens
que enfatizam reuniões cristãs ocorrendo no primeiro dia da semana, que é o
domingo (At 20:7; 1Co 16:1-2).
Dizem que, como discípulos guardaram o sábado, deveríamos também
fazê-lo
Usam o texto das mulheres que
prepararam especiarias e ungüentos para embalsamar o corpo de Jesus e que “no
sábado repousaram, conforme o mandamento” (Lc 23:56). Mas, o texto refere-se ao
mandamento da Moisés, não de Cristo.
Aquelas mulheres eram judias e estavam
em Jerusalém, portanto, se não guardassem o sábado seriam apedrejadas (Ex
31:14-15). Risco que, aliás, Jesus também correu (Mc 3:2-6; Jo 5:16-18).
Dizem que, se Jesus guardou o sábado, deveríamos seguir seu exemplo
Usam o seguinte versículo: “Indo
para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, como era seu
costume, e levantou-se para ler.” (Lc 4:16) Apesar deste versículo não dizer
que Cristo guardava o sábado, Jesus foi, de fato, o último homem — e também o
único — a guardar toda a lei (Rm 10:4).
E não poderia ser diferente, pois
se Jesus não cumprisse toda a lei, ele não poderia nos justificar de nossos
pecados. Ninguém mais, além de Jesus, conseguiu guardar toda a lei (Jo 7:19; Hb
4:15). Ele cumpriu a lei para nos resgatar da mesma (Gl 4:4-5; Rm 15:8-9; Cl
2:14).
No entanto, Jesus permitiu que
seus discípulos trabalhassem no sábado, como veremos mais adiante. É importante
entender que Jesus não guardou o sábado para que seguíssemos o exemplo de
guardar o sábado, mas o exemplo de amar o próximo (Gl 5:13-14). Ele se
sacrificou guardando toda a lei por amor a cada um de nós, para que fôssemos
libertos desse jugo da lei de Moisés.
A lei serviu para nos mostrar o
quanto estamos distantes do padrão de Deus, destruindo nosso orgulho, provando
que todos somos pecadores, que todos necessitamos ser justificados em Cristo
(Gl 3:22-24).
POR QUE UM CRISTÃO NÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO
1 – A guarda do sábado faz parte de um pacto entre Deus e o povo
israelita
“Os filhos de Israel guardarão o sábado,
celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de
Israel será ele um sinal para sempre; pois em seis dias fez o Senhor o céu e a
terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento” (Ex 31:16,17 e também Dt
5:1-3,12; Ez 20:10-12)
2 – A guarda do sábado não existia antes da lei de Moisés
“E ao homem disse: Porquanto destes ouvidos à voz
de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela;
maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua
vida” (Gn.3:17).
3 – A lei de Moisés foi cumprida por Jesus Cristo, que a superou com a
lei do amor
“O fim da lei é Cristo para
justiça de todo aquele que crê.” (Rm 10:4)
“mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido” (2Co 3:14).
“mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido” (2Co 3:14).
O velho pacto é a antiga aliança
de Moisés, com suas ordenanças, que em Cristo foi abolida (Ef 2:14-15).
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de
festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas
o corpo é de Cristo” (Cl 2:16-17). Os sabatistas dizem que a palavra “Sábado”
em Cl 2:16-17 não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais
(Lv 23). Isso não é verdade, pois:
3.1) Sábados anuais ou cerimoniais já estão inclusos na expressão “dias de festa”.
3.2) A palavra grega usada neste texto é “sabatton” que em outras 59 passagens do NT se referem ao dia de sábado. Por que somente em Cl 2:16 seria diferente?
3.3) Se Paulo estivesse falando do sábado anual, ele deixaria isso bem esclarecido.
3.1) Sábados anuais ou cerimoniais já estão inclusos na expressão “dias de festa”.
3.2) A palavra grega usada neste texto é “sabatton” que em outras 59 passagens do NT se referem ao dia de sábado. Por que somente em Cl 2:16 seria diferente?
3.3) Se Paulo estivesse falando do sábado anual, ele deixaria isso bem esclarecido.
4 – Estamos em um novo e melhor concerto, ou aliança
“Mas agora alcançou ele (Jesus)
ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto (aliança
ou concerto), o qual está firmado sobre melhores promessas” (Hb. 8:6).
Cristo instituiu uma nova aliança
(Mt.26:28) que aprofundou os mandamentos da antiga, baseando-as no amor
(Jo13:34;15:12,17; Rm 13:8-10; Gl 5:13-14; Tg 2:8). A lei dizia: “olho por
olho, e dente por dente”. Jesus disse: “não resistais ao mal; mas se qualquer
te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt 5:38-39).
Esta é uma mudança baseada no
amor (Mt 5:46), que não exclui a lei (Mt 5:18) mas a transforma em lei do
Espírito da vida (Rm 8:1-2). Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser
guardado e santificado (Ex 20:8), mas no novo pacto quem precisa ser guardado e
santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é
pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado (Mc 2:27-28).
5 – O Sábado foi feito para o homem, não o homem para o Sábado
“O sábado foi feito para o homem,
não o homem para o sábado; porque o Filho do homem é Senhor até do sábado.” (Mc
2:27-28) Jesus chamou a si mesmo de Senhor do sábado, ou seja, ele está acima
do Sábado. Quem está em Cristo já entrou nesse descanso (Mt 11:30; Hb 4:3).
6 – Jesus permitia que seus discípulos trabalhassem no sábado
“E sucedeu passar ele num dia de
sábado pelas searas; e os seus discípulos, caminhando, começaram a colher
espigas.” (Mc 2:23) Os discípulos estavam violando a lei e não há como se negar
isso. Os fariseus, ao perceberem a infração, questionam Jesus. Porém o Senhor
defendeu os discípulos, ao invés de condená-los (Mc 2:23-28).
7 – Os sacerdotes podiam violar o sábado e em Cristo também somos
sacerdotes
“Ou não lestes na lei que, aos
sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Digo-vos,
porém, que aqui está o que é maior do que o templo.” (Mt 12:5-6) “e nos fez
reino, sacerdotes para Deus, seu Pai” (Ap 1:6a e também 1Pe2:5,9)
8 – Dentre os dez mandamentos, apenas o que trata do sábado não é
mencionado no NT
Todos os outros nove mandamentos
são repetidos no Novo Testamento, como se vê: Adorar somente a Deus (50 vezes);
contra idolatria (12 vezes); não tomar em vão o nome de Deus (4 vezes); honrar
os pais (6 vezes); não matar (mais de 7 vezes); não adulterar (12 vezes); não
furtar (6 vezes); não dar falso testemunho (4 vezes); não cobiçar (9 vezes).
Mas o mandamento de guardar o
sábado não é ordenado em parte alguma dos quatro evangelhos, nem no livro de
Atos, nem nas epístolas, nem no apocalipse. No período neo-testamentário
milhares de gentios converteram-se a Cristo.
Se guardar o sábado fosse
realmente necessário, não é óbvio que Paulo, o apóstolo dos gentios, teria
ensinado isto aos novos convertidos? E em At 20:27 Paulo declara nunca ter
deixado de anunciar todo o conselho de Deus. Logo, se conclui que a guarda do
sábado não é aconselhada por Deus.
9 – O sábado não pode ser guardado em todo lugar do planeta
De acordo com as instruções em Lv
23:32, o sábado deveria ser guardado de um pôr-do-sol até o outro. Mas, devido
à inclinação do eixo da Terra, há muitos lugares no planeta em que o sol não se
põe durante semanas e até mesmo meses!
Isto acontece em determinadas
estações do ano naquelas cidades. Como podem seus habitantes guardarem o sábado
neste período? É impossível. Portanto, fica esclarecido que a guarda do sábado
era um mandamento apenas para os israelitas. Este mandamento é inconciliável
com a ordem do Senhor de fazer discípulos em todo o mundo.
10 – Os gentios convertidos não foram obrigados a guardar o sábado
Os sabatistas ensinam que não
haverá salvação para quem não guardar o sábado. O capítulo 15 de Atos também
conta a respeito de judeus convertidos que ensinavam ser necessário aos gentios
observar a lei de Moisés para serem salvos (At 15:5).
A questão foi tão polêmica que
Paulo e Barnabé viajaram à Jerusalém para encontrar-se com os apóstolos a fim
de saber a posição destes a respeito. A conclusão de Pedro foi: “Agora, pois,
por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem
nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos salvos pela graça do
Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.” (At 15:10-11) Tiago asseverou:
“Julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a
Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da
prostituição, do que é sufocado e do sangue.” (At 15:19-20) Como se vê, nesta
lista não entrou a guarda do sábado
O livro de Êxodo
ensina como se devia guardar o sábado. Não se devia acender fogo (Ex 35:3), não
se podia sair de casa (Ex 16:29), deveria se obrigar todos os que estivessem
dentro de suas casas a também guardar o sábado (Ex 20:10) e, obviamente, não se
podia obrigar outra pessoa a trabalhar em seu lugar. No entanto, nenhum destes
preceitos bíblicos são observados pelos atuais sabatistas.
Há, inclusive,
reuniões em suas igrejas no sábado, para os quais muitos vão de ônibus,
obrigando motoristas a trabalharem para eles. Até mesmo o simples uso da
eletricidade no sábado seria condenável, pois obriga funcionários da companhia
de energia a trabalhar no sétimo dia.
Conclusão
Como devemos tratar
um cristão que insiste em guardar o sábado? Com misericórdia, pois ainda que
não seja necessário guardar o sábado, tal pessoa não o faz por mal, mas por
falta de esclarecimento, pensando estar com isso agradando a Deus.
Não devemos discutir
com eles, pois a questão não é guardar ou não guardar o sábado, mas o ser uma
nova criatura em Cristo. Por isso Paulo não condena tal pessoa, mas a vê como
alguém “débil na fé”, que ainda não compreendeu plenamente nossa liberdade em
Cristo.
“Acolhei ao que é débil
na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o
débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não
julgue o que come, porque Deus o acolheu.
Quem és tu que julgas
o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé,
porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e dia;
outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua
própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come
para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não
come e dá graças a Deus.” (Rom 14.1-6)
Por
DC.Geazi Santos
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