“Bendito seja o Senhor, Deus de
Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de
Sem; e seja-lhe Canaã por servo” (Gn 9.26,27).
VERDADE PRÁTICA
Por causa de sua irreverência e falta
de respeito, Cam veio a perder boa parte de sua herança.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Gn 9.22
A atitude desrespeitosa de Cam para
com seu pai
|
Quinta — Gn 11.10,29
Abraão,amigo de Deus, é descendente
de Sem
|
Terça — Gn 9.23
A atitude reverente de Sem e Jafé
para com seu pai
|
Sexta — Gn.9.25
A maldade levou o filho de Cam a
ser amaldiçoado
|
Quarta — Lc 3.36
Sem, ascendente do Messias que
viria para salvar a humanidade
|
Sábado — Gn 17.8
Canaã perde suas terras, que são
entregues a Abrão
|
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 9.20-29.
20 — E começou Noé a ser lavrador
da terra e plantou uma vinha.
21 — E bebeu do vinho e
embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22 — E viu Cam, o pai de Canaã, a
nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora.
23 — Então, tomaram Sem e Jafé
uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás,
cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não
viram a nudez do seu pai.
24 — E despertou Noé do seu vinho
e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25 — E disse: Maldito seja Canaã;
servo dos servos seja aos seus irmãos.
26 — E disse: Bendito seja o
SENHOR, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27 — Alargue Deus a Jafé, e
habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
28 — E viveu Noé, depois do
dilúvio, trezentos e cinquenta anos.
29 — E foram todos os dias de Noé
novecentos e cinquenta anos, e morreu.
HINOS SUGERIDOS
305, 306 e 308 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que, por não respeitar seu
pai, Cam perdeu parte de sua herança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I.
Saber a respeito da vinha que Noé
plantou;
· II.
Analisar o juízo de Noé sobre a
irreverência de Cam;
· III.
Mostrar que a maldição de Canaã se
cumpriu.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos o triste
episódio da embriaguez de Noé e a trágica consequências de seu ato para a sua
família. Este é o primeiro relato bíblico com relação ao uso exagerado do
vinho. Com ele aprendemos que o crente precisa estar sóbrio. Deus advertiu
inúmeras vezes o seu povo quanto ao uso do vinho. Os sacerdotes não podiam
beber vinho antes de se apresentarem ao Senhor: “Vinho ou bebida forte tu e
teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação,
para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações” (Lv
10.9). Eles deveriam ser santos, diante de Deus e das pessoas. Hoje, somos a
geração santa, sacerdotes do Senhor em Jesus Cristo (1Pe 2.9), e como tal
devemos nos manter sóbrios, evitado o uso de bebidas alcoólicas.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A história de Noé e de sua família
não se encerra com sua saída da Arca. Houve um fato triste que trouxe
julgamento a um de seus descendentes, e a futura divisão das terras do novo
mundo.
Esta lição nos mostra o quanto
devemos ensinar nossos filhos sobre o respeito para conosco, e o preço que se
paga por não se ter o devido cuidado no tocante à embriaguez, mesmo para
aqueles que já nasceram de novo.
Se por um lado a Bíblia nos adverte
sobre o mau uso do vinho, do qual o crente deve se abster, por outro lado nos é
dito sobre a consequência da bebida e do deboche no lar de pessoas que conhecem
a Deus. Portanto, eduquemos a nós mesmos e aos nossos filhos.
PONTO
CENTRAL
A atitude desrespeitosa de Cam para com o seu pai,
Noé, resultou em maldição e a atitude reverente de Sem e Jafé para com o pai
resultou em bênçãos.
I. A VINHA DE NOÉ
Adaptando-se já à nova realidade, Noé
faz-se lavrador e planta uma vinha (Gn 9.20). Do fruto desta, fermenta um vinho
tão inebriante que o levou a escandalizar toda a família. O episódio serve-nos
de grave advertência.
1. A destemperança do patriarca. Embriagado,
o patriarca desnuda-se em sua tenda, indiferente à censura que poderia sofrer
da esposa, filhos e netos (Gn 9.21).
Se não vigiarmos, o mesmo ocorrerá
conosco. Eis por que, devemos agir com sobriedade em todas as instâncias da
vida. Não foi sem razão que Paulo recomendou aos obreiros a abstinência de
bebidas alcoólicas (1Tm 3.3). Um bêbado, ainda que nascido de novo, age sempre
de forma inconsequente.
2. A irreverência de Cam. O
destempero de Noé é flagrado por seu filho, Cam. Ao invés de calar-se e,
discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a depreciar-lhe a imagem (Gn
9.22). Ao que parece, ele não era muito diferente daqueles que pereceram no
dilúvio. Mais tarde, atitudes como as de Cam seriam arroladas como faltas
graves pela Lei de Moisés (Lv 18.7).
Não entreguemos o faltoso ao
vitupério. Se agirmos com amor, poderemos recuperá-lo plenamente (Tg 5.20).
Doutra forma, perderemos almas mui preciosas aos olhos de Deus. Lembremo-nos da
recomendação de nosso Senhor, de buscar a reconciliação (Mt 18.15-18).
3. O respeitoso gesto de Sem e Jafé. Diante
da atitude irreverente e maldosa do irmão mais novo, Sem e Jafé tomaram “uma
capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram
a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a
nudez do seu pai” (Gn 9.23).
Ajamos como Sem e Jafé, e muitos
escândalos serão evitados no arraial dos santos. Isso não significa que os
pecados serão acobertados. Todavia, o pecador tem de ser tratado com dignidade,
a fim de que venha a experimentar plena restauração. Como gostaríamos de ser
tratados em semelhantes circunstâncias? Sem e Jafé agiram amorosa e nobremente.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Noé plantou uma vinha, fez vinho e
acabou por se embriagar.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Noé era um lavrador da terra, como
fora Caim. Cuidar de plantas se tornou sua grande paixão e entre elas estava a
videira. Esta é a primeira vez que a produção de vinho é aludida na Bíblia, e é
significativo que esteja ligada a uma situação de desgraça.
Noé pode ter sido inocente, não
conhecendo o efeito que a fermentação causa no suco de uva nem o efeito que o
vinho fermentado exerce no cérebro humano. Isto não impediu que a vergonha
entrasse no círculo familiar. Perdendo os sentidos, Noé tirou a roupa e se
deitou nu. A nudez era detestada pelos primitivos povos semíticos, sobretudo
pelos hebreus que a associavam com a libertinagem sexual (cf. Lv 18.5-19;
20.17-21; 1Sm 20.30)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2005, p.42).
II. O JUÍZO DE NOÉ SOBRE A IRREVERÊNCIA
DE CAM
Já passada a embriaguez, Noé toma
conhecimento do que lhe fizera o filho mais novo. Todavia, sendo um homem
justo, não poderia deixá-lo sem disciplina.
1. A maldição de Canaã. O
patriarca castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho deste uma pesada
maldição: “Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos” (Gn
9.25).
À primeira vista, parece que o
patriarca condena os cananeus à servidão. Mas o caso era bem mais grave. Eles
seriam punidos com a perda de suas terras aos filhos de Abraão, o mais notável
descendente de Sem, depois de Jesus Cristo.
Quanto aos demais filhos de Cam,
haveriam de construir grandes e admiráveis civilizações como a egípcia e a
etiópica (Gn 10.6). Aliás, o Egito foi um poderoso e culto império, acerca do
qual há uma profecia maravilhosa (Is 19.18-25).
2. A bênção de Sem e Jafé. Ao
galardoar a atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca
concede-lhes uma bênção eterna: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo” (Gn 9.26,27).
A irreverência e o deboche vêm
destruindo muitos jovens promissores. A sociedade atual caracteriza-se pela
insolência e por uma irreverência sem limites. Que tais coisas não nos invadam
as igrejas, pois santidade convém à casa de Deus (Sl 93.5).
Eduquemos nossos filhos e netos, para
que não sejam amaldiçoados e venham a perder a herança que lhes reservou o
Senhor. Quem ama instrui, educa e disciplina.
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Passada a embriaguez, Noé toma
conhecimento do feito perverso de seu filho Cam e pronuncia uma palavra de
juízo sobre ele.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Recuperando os sentidos, Noé ficou
sabendo do que aconteceu e falou com seus filhos. Ele deixou Cam sem bênção e
concentrou sua reprimenda em Canaã, cujos os descendentes historicamente se
tornaram um povo marcado por moralidades sórdidas e principalmente fonte de
corrupção para os israelitas. A adoração Cananéia de Baal desceu às mais baixas
profundezas da degradação moral. Embora os cananeus obtivessem certo poder,
como os fenícios, pelo tráfico marítimo no Mediterrâneo, eles nunca conseguiram
se tornar grande nação. Quase sempre foram dominados por outros povos” (Comentário
Bíblico Beacon.Volume 1. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.52).
III. CUMPRE-SE A MALDIÇÃO DE CANAÃ
Noé não se limitou a abençoar a Sem e
a Jafé, nem a amaldiçoar a Cam. O patriarca, na verdade, definiu o futuro
messiânico de seus filhos. Passados aproximadamente 700 anos, sua profecia
começa a cumprir-se.
1. Canaã perde a sua herança. Cam,
através de seu caçula, Canaã, não demorou a ocupar toda a terra que, no tempo
de Josué, seria conquistada pelos hebreus. As possessões cananitas iam de
Sidom, passando por Gerar e Gaza, até Sodoma e Gomorra (Gn 10.19). Sim, os
sodomitas também eram descendentes de Cam. Tratava-se, de fato, de uma gente
tão vil e tão debochada quanto seu patriarca; não demonstrava nenhum temor a
Deus.
Tendo em vista a degradação moral dos
descendentes de Canaã, promete o Senhor ao semita Abraão: “À tua semente tenho
dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, e o queneu, e
o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o ferezeu, e os refains, e o amorreu, e
o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu” (Gn 15.18-21). Todas essas nações eram da
linhagem de Canaã.
2. A bênção de Sem na pessoa de
Israel. Depois de uma peregrinação de quarenta anos
pelo Sinai, Israel, o ramo messiânico da grande família de Sem, desapossa Canaã
daquela terra tão formosa (Js 6.21). Os que lhe escapam à espada, são
submetidos a trabalhados forçados (Js 17.13).
3. Jafé participa da bênção de Sem. O
Evangelho veio-nos através de Cristo, o mais ilustre dos semitas. Logo após a
morte dos apóstolos, porém, foram os filhos de Jafé que se encarregariam de
proclamar o Evangelho até os confins da Terra.
Jafé teve suas possessões alargadas
desde a Europa às Américas. E, pela fé em Cristo, habitamos nas tendas de Sem
(Gn 9.27). A profecia de Noé cumpriu-se rigorosamente.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Canaã perde a sua herança dando
cumprimento a maldição de Canaã.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
“Maldito seja Canaã
Quando Noé ficou sabendo do ato
desrespeitoso de Cam, pronunciou uma maldição sobre Canaã, filho de Cam (não
sobre o próprio Cam). (1) Talvez Canaã tivesse de alguma maneira envolvido no
pecado de Cam, ou tivesse os mesmos defeitos de caráter do seu pai. A maldição
prescrevia que os descendentes de Canaã (os quais não eram negros) seriam
oprimidos e controlados por outras nações. Por outro lado, os descendentes de
Sem e Jafé teriam a bênção de Deus (vv.26,27). (2) Essa profecia de Noé era
condicional a todas as pessoas a quem ela foi dirigida. Qualquer descendente de
Canaã que se voltasse para Deus receberia, também, a bênção de Sem (Js 6.22-25;
Hb 11.31), mas também quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que desviassem de
Deus teriam a maldição de Canaã (Jr 18.7-10)” (Bíblia de Estudo Aplicação
Pessoal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.42).
CONCLUSÃO
A grande lição que podemos extrair do
texto que ora estudamos é que devemos agir com amor e cuidado ante nossos
irmãos surpreendidos em faltas e pecados. Ajamos com amor, a fim de que sejam
recuperados. Assim faria Jesus.
Que em nossos arraiais não haja lugar
para irreverências nem desrespeitos. Além disso, cuidemos da educação de nossos
filhos e netos. Somos responsáveis por suas almas.
PARA REFLETIR
A respeito do livro de Gênesis:
Em que consistiu o pecado de Cam?
Ao invés de calar-se e, discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a
depreciar-lhe a imagem (Gn 9.22).
Em quem recaiu a maldição de Cam?
O patriarca castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho deste
uma pesada maldição.
Como Sem e Jafé foram abençoados?
Ao galardoar a atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca
concede-lhes uma benção eterna: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo” (Gn 9.26,27).
Como Canaã foi castigado?
Eles seriam punidos com a perda de suas terras aos filhos de Abraão, o
mais notável descendente de Sem, depois de Jesus Cristo.
De que forma devemos agir ante os pecados alheios?
Não entreguemos o faltoso ao vitupério. Se agirmos com amor, poderemos
recuperá-lo plenamente (Tg 5.20). Doutra forma, perderemos almas mui preciosas
aos olhos de Deus. Lembremo-nos da recomendação de nosso Senhor (Mt 18.15-18).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Bênção e maldição na família de Noé
O capítulo 9 de Gênesis,
infelizmente, e por muito tempo, foi usado para amaldiçoar outros povos e
raças. A “maldição contra Cam”, mais especificamente em relação a Canaã, seu
filho, muitas vezes tem sido relacionada às pessoas de raças não-brancas, especialmente
às pessoas negras. Logo, essa interpretação tem sido empregada para apoiar a
suposta superioridade da raça branca, bem como a justificativa para a
escravidão, que era muito comum entre alguns protestantes do passado na região
sul dos EUA, na África do Sul no regime do apartheid e em
muitos tipos de discriminação.
É importante ressaltar esse fato,
pois, no Brasil, recentemente, um conhecido pastor midiático trouxe à tona essa
interpretação, trazendo grandes problemas e contundentes acusações de preconceito
para os que pensam segundo essa corrente equivocada de interpretação bíblica.
Por que não se pode usar a “maldição
de Canaã” para justificar, por exemplo, a miséria presente num continente como
a África? Ora, em primeiro lugar, é difícil definir os “cananeus” como grupo
racial específico, e ao que tudo indica, suas origens foram profundamente
diversificadas. Segundo os estudiosos, possivelmente, os cananeus rumaram para
a Arábia meridional e central, ao Egito, ao litoral do Mediterrâneo e à costa leste
da África. Não se pode falar de um povo cananeu somente, mas de vários povos
com cultura específica, língua própria etc: os jebuseus, os amorreus, os
girgaseus, os heveus, os arqueus, os sineus, os arvadeus, os zemareus, os
hamateus e a diversificação das famílias dos cananeus (Gn 10.15-18; cf.
15.18-21).
Nas Escrituras, o relato de Canaã foi
exposto para explicar as implicações da conquista da terra de Israel no livro
de Josué. De fato, a terra de Canaã, sua cultura e costumes, confrontavam
diretamente a vontade e o plano de Deus. Entretanto, a maldição de Noé em
relação a Cam, e especificamente ao seu neto Canaã, nada têm a ver com a África
e, muito menos, com um recorte racial. Isso precisa ficar bem claro a seus
alunos na classe!
Por
Dc. Geazi Santos
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