terça-feira, 10 de maio de 2016

LIÇÃO 7 - A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO

15 de Maio de 2016
TEXTO ÁUREO
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."(Rm 8.16)

VERDADE PRÁTICA
Viver segundo o Espírito Santo significa estar sob o seu domínio
e seguir suas orientações.




LEITURA DIÁRIA

Segunda 
1Co 6.19 - Nosso corpo é morada do Espírito Santo
Quarta
Rm 8.14 - Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo

Sexta
1Co 2.10 - O Espírito examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus
Terça 
1Co 6.20 - Fomos comprados por bom preço, vivamos então para Deus
                 Quinta 
Rm Jo 16.13 - O Espírito Santo nos guia em toda a verdade
              Sábado 
1Co 2.11 - Ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus


LEITURA BÍBLICA EM CLASSe
Romanos 8.1-17



1 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
HINOS SUGERIDOS: 75,155,551 harpa crist

OBJETIVO GERAL
Mostrar que aqueles que pela fé em Jesus Cristo foram salvos pela graça, precisam viver segundo o Espírito Santo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Saber que a vida no Espírito pressupõe a lei do pecado;
Mostrar que a vida no Espí­rito pressupõe oposição à natureza adâmica;
Explicar que a vida no Espíri­to pressupõe oposição entre a nova ordem e a antiga.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, na lição de hoje estudaremos o capítulo oito da Epístola aos Romanos. Neste capítulo, o apóstolo Paulo apresenta um princípio que deve regera vida de todos os que foram alcançados pela graça divina: viver segundo o Espírito Santo.

A graça de Jesus é maravilhosa, pois transforma o homem pecador em santo. Como novas criaturas, o Consolador passa a morar em nós concedendo-nos recursos para vivermos neste mundo de maneira santa e justa. Aqueles que já experimentaram o novo nascimento já não vivem mais na prática do pecado. Nosso corpo se toma seu templo. Sem o Espírito Santo não poderemos viver de modo a agradar ao Pai. Que possamos nos entregar totalmente a Deus, permitindo que o seu Espírito nos guie.


INTRODUÇÃO


No capítulo sete da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo apresenta um pequeno esboço do que ele iria tratar no capítulo seguinte. Por todo o capítulo oito, o após­tolo faz um contraste entre a velha vida marcada pelo pecado e sem condições de se libertar, com a nova vida no poder do Espírito Santo, que Cristo nos proporcionou. O que fora impossível à antiga aliança, regida pela Lei, agora se tornou possível graças a uma nova lei  a lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus. Por intermédio do Espírito Santo já temos uma visão prévia da alegria que, um dia, viveremos ao lado do Senhor no céu. Temos também a garantia de que, no futuro, desfrutaremos da plenitude da salvação.



 I. A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE  OPOSIÇÃO À LEI DO PECADO (Rm 8.1-4)


1. A enfermidade da lei.
Como pudemos observar no capítulo sete, Paulo exclamou em tom desesperador quando vê diante de si (e de todos os cristãos) o impiedoso jugo do pecado (Rm 7.24).
Esse grito pertence a todos nós. Mas qual era a razão desse desespero? É necessário entendermos a argumentação do apóstolo em torno desse assunto.

Ele havia dito que todos os homens, quer gentios quer gregos,  estavam debaixo da conde nação do pecado.

Mesmo os judeus, a quem foi confiada à Lei Mosaica, não conseguiram escapar desse cativeiro. E por que não? Porque a Lei, que fora dada para alertar os homens sobre a malignidade do pecado, acabou servindo de instrumento para aguçar o desejo de pecar. Dessa forma, a Lei, que era uma coisa boa, acabou por se tornar inoperante diante de outra lei — a lei do pecado e da morte. Assim, a Lei ficou doente.

2. A cura da cruz.
Ainda no mesmo capítulo sete, já chegando ao seu final, Paulo dá outro grito, agora não mais de desespero, mas de vitória pela graça de Deus revelada na pessoa de Jesus Cristo. O seu grito de vitória também é nosso grito (Rm 7.25). A mesma argumenta­ção, agora em sentido oposto pode ser feita. Em vez do grito de desespero, Paulo dá um brado de vitória. Mas o que ocasionou esse grito de vitória? A resposta está na vida segundo o Espírito relatada em Romanos capitulo oito.

3. A lei do pecado é revogada.
A lei do pecado e da morte, que havia neutralizado ou tornado ineficaz a Lei, agora foram revogadas pela lei do Espírito da vida. Essa nova lei, muito mais poderosa, porque não operava baseado nas obras da carne, mas no sacrifício de Jesus, o imaculado Cordei­ro de Deus, tornou possível quebrar o jugo da escravidão que a lei do pecado produzia. Agora todos os filhos de Deus podem gozar da liberdade que vem da vida segundo o Espírito.

SÍNTESE DO TÓPICO l
Como novas criaturas a lei do pecado foi revogada em nossas vidas e agora podemos viver segundo o Espirito Santo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"O capítulo 8 é o ponto alto, o clí­max, a conquista da vitória pelo Espírito Santo, Oápice espiritual deste capítulo, portanto, está na vitória do Espírito 'Portanto, nenhuma condenação há os que estão em Cristo Jesus' (v. 1).

A palavra portanto no inicio da declara­ção vitoriosa refere-se ao capítulo 7, na qual, Paulo argumentou a batalha entre a carne e o espírito. Uma luta que parece infindável, se depara com a conquista da vitória no Espírito, A palavra portanto levanta a bandeira do Espírito para o inicio da nova vida. A declaração de que "nenhuma condenação hápara os que estão em Cristo Jesus1 indica que a Lei (toda ela), que condenava os pecados, foi cumprida por Jesus, Ele tornou sobre si essa condenação justificando-nos perante Deus Pai (Rm 5.1) e nos colo­cando sob a lei do Espírito, Portanto, o pecador justificado está debaixo de uma nova lei espiritual que domina e rege a nova vida em Cristo.
'Porque a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte' (8,2). Paulo fala nesta Carta de várias leis e as trata corno: lei do pecado', "lei do entendimento, lei de Moisés', Hei de Deus1, Porém, no capítulo 8, ele fala da Hei do espírito de vida' que opera no Interior do crente e o liberta do domínio da lei do pecado, da carne e da morte, Há uma ligação profunda entre o Espírito Santo e Jesus, pois a nova lei é chamada lei do espírito de vida em Cristo Jesus'. Ë a lei da vida de Jesus que opera no fntimo do crente e o habilita a ter comunhão com Ele (CABRAL, Elienai, Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. S.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.88).

VOCÊ SABIA?
* A nova vida
"O princípio dinâmico da nova vida em Cristo sobrepuja o princípio do pecado inerente, capaci­tando-nos a viver de maneira justa (8.1-4). Se nós, como filhos de Deus, escolhermos viver em harmo­nia com o Espírito, não com a carne, o poder de res­surreição do Espírito no dará vida, mesmo em nosso presente estado mortal. No futuro, nossos corpos, com toda a criação, serão transformados (Rm 8.18-25). Até então, vivemos no amor do Espírito, que intercede por nós (Rm 8.26,27), do Pai que nos sustenta (Rm 8.28-33) e de Cristo, que nos guarda (Rm 8.34-39)." Para conhecer mais leia Comentário Devocionalda Bíblia, CPAD, p. 778.



II-A VIDA NO ESPÍRITO



II. PRESSUPÕE A OPOSIÇÃO À NATUREZA (Rm 8.5-17)


1. A velha inclinação.
Paulo usa o verbo grego phroneo, traduzido aqui como inclinar, com o sentido decolocar a mente em algo. A natureza adâmica, mesmo destronada continua requerendo seu antigo lugar. Na carta aos gaiatas, Paulo mostra que a carne milita, ou guerreia, contra o Espírito (Gl 5.17).

Essa guerra acontece na esfera da mente, quando esta deseja (gr. epithymeo) contra o Es­pírito. Ainda na epístola aos crentes da Galácia, o apóstolo explica que a carne e o Espírito são duas forças opostas entre si (Gl 5.16,17). Todos os crentes salvos, quer sejam novos convertidos quer não, são objetos dessa inclinação da antiga natureza. Ceder a essa inclinação é ce­der à morte (Rm 8.6). Nessa inclinação interna da velha natureza, a carne está no comando. Quando a carne assume o controle o Espírito fica de fora.

2. A nova inclinação.
Em oposição à velha natureza adâmica, também de­nominada de natureza pecaminosa, ou ainda, de "velho homem", Paulo mostra a inclinação do Espírito. Ele afirma que a inclinação do Espírito produz vida (Rm 8. 6). A palavra grega inclinação, usada aqui por Paulo é phronema, cuja raiz vem de phroneo, inclinar.

Fica bastante evidente a participação do crente no processo da salvação. Ele precisa andar na esfera do Espírito afim de que não ceda aos desejos da carne. Assim como o crente tem seu papel no processo da salvação, escolhendo, ou não, receber a graça de Deus, da mesma forma ele, agora como regenerado em Cristo, também tem a escolha para andar, ou não, no Espírito. Assim como respondemos ao chamado de Deus para a salvação, devemos da mesma forma responder ao chamado de Deus para a santificação. Nessa inclinação da nova criatura em Cristo, o Espírito está por dentro, isto é, no comando, e a carne está por fora. Não está mais no comando, pois foi destronada.

3. A nova filiação.
Essa nova incli­nação a qual o apóstolo se referiu só se tornou possível porque os justificados em Cristo Jesus passaram a ser guiados pelo Espírito de Deus: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Rm 8.14). Esse privi­légio, que tornou possível ao crente ser orientado ou guiado pelo Espírito acon­teceu porque Deus nos deu a adoção de filhos: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai" (Rm 8.15). Como filhos, agora somos habitação do Espírito Santo, que em nosso interior dá testemunho dessa nova filiação recebida (Rm 8.16).

SÍNTESE DO TÓPICO II
O Espírito Santo ajuda destronar a natureza adâmica em nossas vidas.

SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICO
"Para que a justiça da Lei se cum­prisse em nós (8.4). Quando Cristo se fez o representante do homem pecador, o poder condenatório do pecado foi desfeito, e, então a justiça foi cumprida por Cristo, Agora, uma vez libertos da lei
do pecadof e vivendo segundo o Espírito, a carne não tem mais direitos sobre nós.

Ainda que a inclinação da carne é para as coisas da carne, se vivemos em Espírito, «i carne estará sob domínio, No versículo 4, temos a descrição daqueles que vivem segundo a carne ou segundo o Espírito. No versículo 5, Paulo mostra os que são conforme a carne e conforme o Espírito, De um lado temos aqueles que se ocupam na prática do pecado. Por outro lado, temos aqueles que se ocupam em fazer a vontade do Espírito e estar sob sua direção.


A vitória do Espírito (8,6-13). Nestes versículos é destacada a ope­ração do Espírito Santo na vida do crente» É a obra santificadora do Espírito Santo, na mente, no espírito e no corpo do crente (l Ts 5.23,24). O crente anda e vive no Espírito, pois não está mais sob o domínio da carne. Sua vida é regida e regulada pelo Espírito Santo, que mora nele e governa o seu interior" (CABRAL, Elienai, Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus, 5.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.89).


                    III. A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE  OPOSIÇÃO ENTRE 
                                    A NOVA ORDEM E A ANTIGA (Rm 8.18-39)


1. A manifestação dos filhos de Deus.
Os versículos 18 a 30 de Romanos 8 mostram a certeza dos crentes quanto ao futuro: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm 8.18). Fica evidente que quando o apóstolo falava do futuro, ele também contemplava o passado. O atual estado de coisas mostra os sinais da velha ordem. São marcas que fazem com que a criação tenha gemidos por não poder por si mesma removê-las. Por isso ela geme: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" (Rm 8.22). Mas não só ela, nós também que temos as primícias do Espírito também gememos (Rm 8.23). A criação quer voltar ao seu estado original e nós também.

O Espírito Santo sente o nosso drama, sente a nossa angústia e também geme por nós (Rm 8.26,27). O melhor é saber que em todas as coisas Deus opera para o bem dos que o amam (Rm 8.28). A palavra grega sünergei (de onde vem sinergismo) traduzida em Romanos 8.28 como coopera, mostra que Deus trabalha, com os que o amam, em direção a seu propósito.

2. Provas do grande amor de Deus.
Os versículos 31 a 39 de Romanos 8, são na verdade o fechamento de tudo aquilo que o apóstolo argumentou desde o capítulo cinco. De pecadores perdidos e sem esperança passamos a filhos de Deus através da justificação pela fé. De escravos do pecado passamos ao estado de filhos libertos através da obra do Es­pírito Santo. De membros de uma velha ordem passamos a ser participantes de uma nova ordem no Espírito.

3. Deus é conosco.
Deus nos ama, nos redimiu em Jesus Cristo do jugo do pecado e está ao nosso lado. Paulo afirma que "diremos pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.31). Paulo demonstra que nesta vida, enquanto permanecermos em Cristo, nada poderá nos separar do amor de Deus. Somos o objeto de seu grande amor.

SÍNTESE DO TÓPICO III
 fomos redimidos em Jesus Cristo do jugo do pecado, por isso, não vivamos mais debaixo do jugo da antiga aliança.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
A trindade divina na obra da santificação (8.26-34)
Nestes versículos, Paulo s Trindade divina empenhada em ajudar o crente na sua esperança. O capítulo 8 conduz o crente no caminho da santificação pela operação do Espírito Santo. Apresenta todos os obstáculos que se deparam com o crente. Coloca o crente no campo de luta espiritual e dá-lhe as armas espirituais para lutar, e finalmente, apresentar-lhe a razão dessa luta, aconselhando e orientando-o em toda a sua jornada cristã, O Espírito intercede em nós (8. 26,27). Esses dois versículos mostram a missão do Espírito dentro do crente, trabalhando a seu favor, Ele 'ajuda as nossas fraquezas" (v.26).

A que se referem as "nossas fraquezas'? Referem-se às nossas limitações temporais neste corpo mortal, sujeito à natureza pecaminosa, Enquanto estivermos enclausurados dentro deste 'tabernáculo' (corpo) terrenal, somos sujeitos às fraquezas da carne. Por isso, o Espírito Santo habita dentro do crente para ajudá-lo nas fraquezas, A ajuda do Espírito dentro de nós é representada pela sua intercessão. A quem Ele intercede? A Deus Pai e a seu Filho Jesus Cristo" (CABRAL, Elienal Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p,94).




CONCLUSÃO

A lição de hoje ajuda-nos a compreender que a graça de Deus é realmente surpreendente. Ela transformou ímpios em santos e nos colocou em um nível de relacionamento com Deus jamais imaginado pelo seu antigo povo, e a graça de ter o Espírito Santo habitando em nosso interior e o privilégio de ser guiado por Ele. Mas não é só isso, agora também somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. Isso tudo se chama graça.



QUESTIONÁRIO

01 - Todos os homens, gentios e judeus estão debaixo do jugo do pecado?
Sim. Todos os homens, quer gentios quer gregos, estavam debaixo da condenação do pecado.

02 - A lei do pecado e da morte foi revogada por qual lei?
A lei do pecado e da morte, que havia neutralizado ou tornado ineficaz a lei, agora foram revogadas pela lei do Espírito da vida.

03 - A lei do Espírito opera baseada em quê?
No sacrifício de Jesus, o imaculado Cordeiro de Deus.

04 - O que acontece quando o crente cede a inclinação da carne?
Ele passa a viver segundo a carne e quando a carne assume o controle o Espírito fica de fora.

05 - Como é denominada a velha natureza adâmica?

Velho homem.



Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário