Gálatas 5: 22,23
Esta é uma
das matérias mais importantes, no ministério evangelístico de todo o cristão,
até porque, estaremos estudando o meio pelo qual, os remidos do Senhor
Jesus Cristo, alcançarão a significante vitória sobre as obras da carne.
Gálatas 5: 16 e 17.
As obras da
carne, manifestas nas ações de todos os seres humanos, tendem a afastar o
homem da comunhão e da presença do Todo-Poderoso que por Seu infinito amor, nos
enviou o seu Único Filho em resgate desta união, destruído pela desobediência
do lº homem, Adão e de sua mulher Eva Gênesis 3: 11, culminando na promessa do
resgate do ser humano, a viva e eficaz comunhão com seu Criador, o
Senhor Deus. Nosso Pai. Gênesis 3: 15 - João 3: 16.
Estas obras
são realizadas segundo a alma (intelecto, emoção e vontade), que dimana todas
estas qualidades, para execução dos desejos inseridos, nesta matéria humana,
chamada de carne, que expande sua concupiscência (desejos incontroláveis ou
desejos malignos, que fogem ao controle) aos quais destroem o contato que
os homens desde a época de Cristo. Obtiveram através do derramamento do sangue
de Jesus no madeiro.
O incessante
poder da carne, desfaz a vida e o caráter espiritual do cristão, quando o mesmo
se deixa levar por sua concupiscência e acaba culminando em ação, isto é, as
práticas da mesma, São elas: ...
1-
PROSTITUIÇÃO - Que no grego quer dizer porneia, isto é, imoralidade sexual
de todas as formas. Isto também inclui: gostar de revistas, filmes. Publicações
pornográficas, quadros, fantasias eróticas, etc. Confira: Mateus 5: 32
- 19: 9 - Atos 15: 20 e 29 - 21: 5 - I Coríntios 5: 1.
2- IMPUREZA -
No grego quer dizer: akatharsia, isto é, pecados sexuais, atos
pecaminosos e vícios, principalmente, maus pensamentos e
desejos do coração. Efésios 5: 3 - Colossenses 3: 5
3-
LASCIVIA - No grego quer dizer: aselgeia, isto é, sensualidade. É
a pessoa que segue suas próprias paixões e maus desejos, chegando a perder a
vergonha e a decência. II Coríntios 12: 21.
4-
IDOLATRIA - No grego quer dizer: eidolatria, isto é, adoração de
espíritos, pessoas ou ídolos, e também, a confiança excessiva
numa pessoa, instituição ou objeto, como se tivesse autoridade igual ou maior
que Deus e Sua Palavra. Colossenses 3: 5.
5-
FEITIÇARIA - No grego quer dizer: pharmakeia, isto é,
espiritismo, magia negra, adoração de demônios, uso de drogas e outros
materiais, na prática da feitiçaria. Êxodo 7: 11 e 22 - 8: 18 - Apocalipse 9: 21
- 18: 23.
6- INIMIZADES
- No grego quer dizer: echthra. Isto é, intenções e
ações fortemente hostis; antipatia e inimizades extremas a ponto de uma pessoa
ter aversão à outra, malquerença. Efésios 2: 13 a 18 - Romanos 8: 7.
7-
PORFIAS - No grego quer dizer: eris,
isto é, brigas, oposições, lutas por
superioridade;
aquele que gosta de ser mais do que o outro. Romanos 1: 29 - I Coríntios 1:11 -
3: 3.
8-
EMULAÇÕES - No grego quer dizer: zelos, isto é, ressentimento,
inveja amargo do sucesso dos outros, a ponto de imitá-lo com zombaria. Romanos
13.13 - I Coríntios 3.3.
9-
IRAS - No
grego quer dizer: thumos, isto é, ira ou fúria explosiva que
irrompe através de palavras e ações violentas. Colossenses 3: 8.
10-
PELEJAS - No grego quer dizer: eritheia, isto é, ambição egoísta e a
cobiça do poder; lutar para tornar a posição de seu superior. II
Coríntios 12: 20 - Filipenses 1: 16,17.
11- DISSENÇÕES - No
grego quer dizer: dichostasia, isto é, introduzir ensinos
cismáticos (dissidência no seio de uma religião ou doutrina; devaneio;
desconfiança) na congregação, sem qualquer respaldo na Palavra de Deus. Romanos
16: 17.
12-
HERESIAS - No grego quer dizer: haireses, isto é, grupos
divididos dentro da congregação, maquinando, tramando, fazendo conspiração para
satisfazer seus egoísmos na destruição da unidade da Igreja. I Coríntios 11:
19.
13-
INVEJA - No grego quer dizer: fthonos, isto é, antipatia
contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos; misto de desgosto
e ódio provocado pela prosperidade ou a alegria de outrem. Na verdade temos
ciúmes do que é nosso e inveja do que o outro possui. Gênesis 4: 5 - 37: 11.
14-
HOMICÍDIOS - No grego quer dizer: phonos, isto é, matar o próximo
por perversidade, às vezes por ciúmes, outros por prazer desfrutados pelo
estonteante poder das drogas. II Samuel 3: 25 a 27 - Gênesis 4:
8
15- BEBEDICES - No
grego quer dizer: methe, isto é, descontrole das faculdades
físicas e mentais por meio de bebida embriagante. I Pedro 4: 2 a 5 - Isaías 5:
11.
16-
GLUTONARLAS - No grego quer dizer: komos, isto é, envolvimento com
diversões; festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado. No
uso de drogas, sexo e coisas semelhantes. Romanos 13: 13 - Mateus 11: 19 -
Provérbios 23: 1 a 3.
A palavra do
apóstolo Paulo aos Gálatas, foi bem enérgica no que diz respeito às obras da
carne. O mesmo tratou com severidade este assunto, para mostrar aos seus irmãos
a necessidade de que os crentes em Jesus têm de vencer a concupiscência da
carne e também superarem o desejo de participar das atividades iníquas que o
excluem do Reino de Deus, não obtendo certeza de salvação. Gálatas 5: 21 – I
Coríntios 6:9.
Sabedores
deste importante fato iremos conhecer os meios pelos quais os amados irmãos
vencerão as hostilidades da carne e suas intenções para os tirarem da presença
de Deus e da Cidade Maravilhosa, que aguardamos na bem-aventurada salvação: a
Nova Jerusalém Celestial, contudo, compreendemos também, que enquanto estamos
na carne, ligados ao corpo físico, preso à ordem natural das coisas, sempre nos
defrontaremos com a tendência de contrariar o mandamento divino. Oséias o expôs
muito bem, quando disse: “Porque o meu povo é inclinado a
desviar-se de mim”. Oséias 11: 7.
A única
maneira de combater a concupiscência e aos desejos desordenados da carne
é andar em espírito, que significa: conduzir-se de uma maneira
tal, que o comportamento, e, por extensão, toda as vidas sejam ordenadas, isto
é, submetido ao governo do Espírito Santo. Gálatas 5: 25.
Somente pelo Poder do Espírito Santo, é que o cristão pode crucificar a carne
com todos os seus desejos pecaminosos. Gálatas 5: 19 a 21, 24. O que podemos
ver é a feliz relação que existe entre o cristão e o Espírito Santo, para que o
primeiro possa ser conduzido a uma vida vitórias.
O Espírito
Santo, não é como uma máquina de motor contínuo, que opera automaticamente
na vida do cristão. Antes é uma pessoa divina, cujo ministério, espera o
cristão buscar, anelando ao mesmo tempo, que os santos cooperem com Ele. Dessa
maneira, a escolha depende do cristão, que pode escolher entre render-se ao
Espírito Santo ou obedecer à natureza pecaminosa. O Espírito Santo está
presente para dar-lhe vitória sobre a natureza carnal, quando o cristão
expressa um vigoroso não ao pecado, e ao mesmo tempo, confia
nEle para obter vitória.
A carne
opõe-se ao Espírito, e o Espírito está presente para opor-se à carne. O cristão
por assim dizer, é quem decidirá a questão. Render-se ao Espírito e persistentemente,
dizer não ao pecado, (é um hábito que se adquire na senda da
justiça), ou fraquejar perante a força da carne. Assim as qualidades morais que
a Lei ordena, mas, não pode produzir, finalmente se desenvolvem na
vida do cristão. Gálatas 5:18, 22 a 24.
DESTRONANDO
A CARNE USANDO O FRUTO DO ESPÍRITO
Nosso
objetivo, é que o amado leitor desta apostila, encontre a resposta para suas
perguntas em relação ao comportamento da carne, e de como poderão vencê-la no
eficaz poder do Espírito Santo, que os capacitará a desenvolverem um fruto,
que é resultado de uma transformação de uma vida de maus hábitos, em uma vida
de exemplar comportamento, que retrata a plena comunhão que o mesmo, tem para
com Deus. Isto significa, que o cristão precisa estar ligado nos propósitos do
Espírito Santo, e alienados ao Seu querer, devendo mostrar um novo caráter, uma
nova atitude com moderação, (efeitos pós-batismo nas águas). estando sob os
domínios do Espírito Santo, deixando que Ele, por intermédio de Jesus. cumpra
sua obra em nós. João 15: 5 - Gálatas 5: 22.
O fruto
do Espírito aparece quando deixamos Jesus Cristo agir em nossas vidas.
Gálatas 2: 20 - Atos 17: 28. Damos a este fato o nome de justiça, isto é,
quando reconhecemos os direitos de Deus sobre nossas vidas. Tiago 3: 18.
O fruto
do Espírito mostra que somos pessoas diferentes em todo o nosso padrão de
vida, tais como: modo de viver, agir, pensar, etc. e porque não dizer, que
o fruto do Espírito dá resultado de uma transformação total de
vida. Filipenses 4: 8 e 9 - Mateus 12: 33.
Como podemos
ver, nossa vida é observada por todos os que estão a nossa volta, Hebreus 12:
1, e precisamos manter um padrão de vida coerente com os princípios bíblicos,
para melhor testemunharmos do Senhor Jesus Cristo, o Transformador de nossas
vidas.
FRUTO DO ESPÍRITO: O
RESULTADO DA NOSSA MUDANÇA.
O fruto representa
o fim de um processo transformador, e tende a revelar o verdadeiro caráter
cristão que os santos têm que ter para com todos que os cercam. Na verdade, é a
demonstração da capacidade que os cristãos têm de conviver com moderação,
diante das circunstâncias contrárias ao seu viver cotidiano.
Damos a esse
fato, o nome de fruto do reconhecimento, que revelam os direitos de
Deus sobre os salvos que se mantêm em conformidade com a determinação e a
orientação, dada pelo Espírito Santo. Isto acontece, quando damos prioridade às
coisas de Deus, negando-nos a nós mesmos, para com graça e virtude,
satisfazermos ao coração Dele. Mateus 16: 24 - Salmos 37: 4: 5 - Gálatas
2: 20. Uma outra coisa a ser apreciada aqui, é que o fruto do
espírito é visível e ao mesmo passo, transparente nas ações, atitudes
e práticas de um novo comportamento, vivido por àqueles que estão ligados na
pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo. João 15: 5.
Tal mudança
reflete na vida dos salvos, a autoridade que eles têm de falar a respeito de
seu Senhor, que os comissionou para O representar por onde quer que andem.
produzindo fruto na obra que divulga o Seu Reino. João 15: 16.
Nova maneira
de viver desfruta todos aqueles que reconhecem o senhorio de Jesus Cristo,
sobre suas vidas, fazendo que tais cristãos, não mais vivam em conformidade com
este mundo. Romanos 12: 2.
Para cada
circunstância dos acontecimentos desagradáveis, o Espírito Santo providencia
uma saída ou um meio de escape, para todos os fiéis eleitos, através de Seus
atributos inseridos nos gomos dofruto do Espírito.
os quais são: amor. gozo, paz. longanimidade. benignidade. bondade, fé.
mansidão e temperança, Gálatas 5: 22.
CONHECENDO AS
NOVE CARACTERISTICAS
DO FRUTO DO ESPÍRITO.
O fruto
do Espírito é especificado nas Escrituras como sendo um só, isto diz,
que este fruto pode ser comparado a uma tangerina (pocã), que é um fruto com
vários gomos. Nossa finalidade é mostrar aos amados
irmãos em Cristo, que é um fruto somente, e não nove frutos, como muitos estão
pregando por quer que passem.
Estudaremos
um após outro, os gomos do fruto do
Espírito, trazendo ao conhecimento, suas características e como
vivê-las no nosso dia a dia.
São nove
os gomos do fruto do Espírito:
1- AMOR - No
dicionário brasileiro diz: s.m. Afeição profunda de uma pessoa por outra de
sexo diferente: conjunto de manifestações instintivas e afetivas que
caracterizam o instinto sexual; paixão; exaltação afetiva.
O amor não
tem uma definição absoluta, pois ele é definido e compreendido de várias
formas.
Daremos
alguns exemplos da realidade do amor:
Ø
Toda pessoa normal carece de receber e retribuir amor.
Ø
O amor é a força que dá dinamismo a vida.
Ø
É o mais poderoso elo afetivo que existe no mundo.
Ø
Exige disciplina mútua.
Ø
Exige lealdade - quem ama respeita.
Ø
Envolve respeito, dignidade e admiração.
Ø
É realista, não vive de palavras, mas, de fatos.
Ø
E mais do que emoção; mais do que sonhar; mais do que suspirar.
Ø
E paciente e bondoso, nunca é ciumento ou invejoso.
O
amor é o interesse e a busca maior do bem de outra pessoa sem nada requerer em
troca. Confira biblicamente as referências que o ajudarão a compreender melhor
os anseios do Espírito Santo, para a santificação de sua existência. São elas:
Romanos 5:5 - I Coríntios 13: 4 a 7 – Efésios 4: 2 e 3 - 5: 9 -
Colossenses 3: 12 a 15 – II Pedro 1: 4 a 9 – Mateus 5: 46 e 47 - Lucas 23: 34 -
Atos 7: 60 - I Coríntios 13: 13.
A palavra
amor, no grego quer dizer: ágape, amor divino de
características espirituais. Dimana de Deus e para Ele retorna em retribuição.
É eterno, infinito, infalível, imutável. Insondável, incomparável,
desinteressado, perfeito; sem acepção de pessoas.
Não
existe amor maior do que este: “Em que Deus enviou o Seu único Filho para
salvar e libertar o homem pecador”. O amor de Deus é personificado em
Jesus Cristo, sendo este o seu maior atributo, que justifica Sua
personalidade e Seu caráter condescente e afável.
É descrito nas Santas Escrituras, confira: Deuteronômio 7: 8 - Isaías 49: 15 e
16 - Jeremias 31: 3 - Romanos 8: 39 - Efésios 2: 4.
Este amor foi manifestado a
humanidade, João 3: 16 - 16: 27 - Isaías 63: 9
Deuteronômio
10: 18 foi demonstrado, Isaías 38: 17 - Romanos 5: 5 –
9: 11 a 13 - Tito 3: 4 a 7 – I João 4: 9 a 12.
Por este
amor somos salvos, vitoriosos, identificados como filhos de Deus, Romanos 8: 15
- Gálatas 4: 6. A Ele devemos nossa vida; vivemos por causa deste amor divino,
que vem de Deus.
2- GOZO - No grego quer dizer: chara, isto
é, a sensação da alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas
e na presença de Deus. Bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo.
É satisfação interior, prazer, alegria em abundância.
Este
segundo gomo do fruto do
Espírito precisa ser demonstrado com naturalidade na vida do cristão,
isto porque, na maioria das vezes, encontramos irmãos com seus
semblantes fechados como se fossem delegados de policia, que têm um aspecto
áspero, devido ao papel que exercem nas suas respectivas funções. Todo cristão
tem o dever de demonstrar aos que estão à sua volta, que são pessoas felizes, pois,
a alegria do Senhor é a nossa força. Neemias 8:10 – Salmos 16: 11 - 43: 4 -
45:7 - 51:12 - 100:2 - 119:143 - 122: 1 – Romanos l2: 12 – Filipenses 4: 4 -
João 16: 22 - Atos 14: 17.
3- PAZ -
No grego quer dizer: eirene, isto é, a quietude de
coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o cristão e o
Seu Pai celestial. É ter tranqüilidade de alma; ter uma consciência pura. É
primordial, que os amados irmãos tenham paz dentro de seus corações, e dá mesma
sorte, possam transmiti-la com segurança, às pessoas que dela necessitarem. Os
que exercitam a paz podem descansar sem que o mesmo seja perturbado em seu
leito, pois nada o aflige, pesando em sua consciência, demonstrando que tal
cristão está apto para difundir a paz de Jesus Cristo a todos os que o cercam.
É extremamente importante, que os cristãos tenham paz com todos, mantendo-se em
estado de plena santificação. Hebreus 12:14 - Isaías 28: 20 - Salmos 34:14 -
119: 165 - Efésios 4: 3 - Tiago 3: 18 - Romanos 15: 33 – Filipenses 4: 7 - I Tessalonicenses
5: 23 - Hebreus 13: 20.
4- LONGANIMIDADE - no grego quer
dizer: makrothumia, isto é, perseverança, paciência, ser
tardio para irar-se ou para o desespero; Paciência para suportar ofensas;
Magnanimidade, firmeza de ânimo, generoso, corajoso. São atributos de Deus, em
razão de sua muita paciência para com os pecados de todos nós. Efésios 4: 2 -
Romanos 9: 22 - Colossenses 3: 12 e 13 - I Tessalonicenses 5: 14 - II Timóteo
1: 16 - 3: 10 - Hebreus 12: 1
- I
Coríntios 6: 4 a 6 - I Pedro 3: 20 - II Pedro 3: 15.
Importante: O caráter do
verdadeiro cristão está em que o mesmo tenha a capacidade para agüentar
perseverante (suportar) às adversidades que o mundo o impõe. A longanimidade é
um dos atributos mais lindos existentes na personalidade divina do Todo-
Poderoso, que denuncia, que somos realmente filhos de Deus por herdade.
5- BENIGNIDADE - no grego quer dizer: chrestotes,
isto é, a propriedade ou atributo de alguém benigno, ou seja, que é suave, favorável,
não tendo um caráter insidioso (desleal, infiel, traidor), ao contrário do que
representa os caracteres da benignidade: a fidelidade,
lealdade e sinceridade. É não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor. Há
uma necessidade de todos os cristãos estarem apercebidos e dispostos a viverem
com esta virtude que destaca outro atributo inerente de Deus, do qual somos
filhos. Salmos 136: 6 e 10 – 138: 6 e 8 - Provérbios 28: 20 - Efésios 4: 32 -
Colossenses 3: 12 - I Tessalonicenses 5: 24 - II Timóteo 2: 13 -
Tito 3: 4 e 5 - I Pedro 2: 3.
6- BONDADE - no
grego quer dizer: agathosune, isto é, zelo pela
verdade e pela retidão, que é antônimo do mal, podendo ser expressa em atos
de bondade, ou mesmo na correção ou repreensão do mal. É a
qualidade daquele que é bom; que tem brandura; benevolência, sabendo ser um
cristão que exerça seu caráter com moderação. A bondade é um
dos sentimentos mais importantes a ser vivida pelos cristãos, que estão
corroborados com a unção e a virtude do Espírito Santo de Deus que os capacita
a demonstrarem uma mudança nos relacionamentos com os que os cercam,
principalmente, a família e os irmãos em Cristo, e também, expressivamente os
não evangélicos, que precisam ver esta qualidade do fruto do
espírito na vida dos santos eleitos de Deus. Salmos 23: 6
- 27: 13 - 33: 5 – Provérbios 2l: 22 – Mateus 2l: 12 e l3 – Lucas 7 : 37 a 50
- Efésios 2: 7 - 5: 4.
7- FÉ -
no grego quer dizer: pistis, isto é, lealdade constante
e inabalável a alguém com quem está unidos por promessa, compromisso, fidedignidade
e honestidade. É uma posse antecipada do que se espera e a prova das coisas que
se não vêem: confiança; fazer merecer crédito é descansar no Senhor. A fé é o
maior veículo de bênção a serem recebidas. Ela canaliza nossos anseios e ao
mesmo passo, transfere das mãos de Deus, a vitória que almejamos e precisamos
para ao mesmo tempo, testificarmos do amor que Deus tem para conosco, quando
por infinita misericórdia, atende as nossas orações. Mateus 23: 23 - Romanos 3:
3 - 8: 24 e 25 - Salmos 34: 8 - 37: 3 e 5 - João 11: 23 a 27 - 14: 1 - II
Coríntios 4: 18 - I Timóteo 6: 12 - II Timóteo 2: 2 - 4: 7 - Tito 2:10.
8- MANSIDAO - no
grego quer dizer: prautes, isto é, a moderação que se associa
à forca e a coragem; são qualidades de alguém que pode irar-se com equidade,
quando for necessário, e também, humildemente submeter-se quando for preciso.
Meditemos em: 11 Timóteo 2: 25 - I Pedro 3: 15. É ter brandura de gênio;
docilidade, que são caracteres de uma pessoa sossegada, I Coríntios 4: 21 - II
Coríntios l0: 1 - Efésios 4: 2 - I Timóteo 6: 11 - Tiago 1: 21.
Vamos
apresentar-lhes alguns exemplos de personagens Bíblicos, que utilizaram estes
quesitos em suas vidas, durante o tempo em que estiveram com as pessoas, são
eles:
Ø
Jesus Cristo, Mateus 11: 29 — Marcos. 3: 5.
Ø
Paulo, II Coríntios 10: 1 — Gálatas 1: 9.
Ø
Moisés, Êxodo 32: 19 e 20— Números 12: 3.
9- TEMPERANÇA - no grego quer dizer: egkrateia, isto
é, possuir o controle ou domínio sobre os próprios desejos e paixões,
inclusive, na fidelidade aos votos conjugais. É a virtude que modera os
apetites. É o domínio próprio. Reflita: Provérbios 25: 28 - I Corintios7:
9 - 9: 27 - Tito 1: 8 - 2: 5.
Esta é uma
das virtudes mais esperadas por todos os que nos cercam, após termos
reconhecido o Senhor Jesus Cristo, como nosso Salvador. Isto se dá pelo fato,
de que somos transformados pelo poder e a virtude do Espírito Santo, que passou
a gerar em nós o seu fruto, isto é, o resultado visível da mudança que O mesmo,
operou em nos.
Este ensino
do apóstolo Paulo aos Gálatas. fora-lhes abordado, para que os mesmos não
fizessem nenhuma restrição ao modo de viver, ali indicado.
Sabemos que
todo cristão pode e, realmente deve, praticar
essas virtudes constantemente. Não haverá nenhuma lei que os impeça de viverem
segundo os princípios bíblicos descritos nesta epistola paulina., até porque,
ela nos ensina que precisamos pôr em prática, o mais rápido possível. Essas
qualidades oriundas do atributo divino do fruto do Espírito
tendem a trazer segurança e torna possível a convicção de que somos filhos de
Deus por herança.
Estes gomos do fruto
do Espírito precisam estar ligados e inseparáveis, pois, todos fluem
do amor que Deus demonstrou pela humanidade, João 3: 16. Do amor fluem todos
esses atributos. É fácil entendermos isso, pois esse fruto é
comparado a uma tangerina ou pocã, como em muitas cidades esse fruto é
conhecido.Com uma simples diferença: estes gomos da tangerina são muitas das
vezes, retirados um a um para serem saboreados, ou há quem morda esse fruto,
sem mesmo separar seus gomos, mas, isto não é importante, até porque, estamos
nos referindo a uma necessidade de mudança de nossa vida, para que possamos
mostrar que nossa árvore tem fruto.
“Pois será
como uma árvore plantada, junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto, na
estação própria”. Salmos 1: 3.
Compreendemos
agora, o porque destes gomos serem inseparáveis.
Para
entendermos melhor o que queremos neste ensino, lhes mostrarei como se dá este
processo, e como definimos esta característica:
1. Amor è a caridade o amor em exercício
2.
O gozo é amor vinculado a alegria.
3.
A paz é amor em repouso.
4.
A longanimidade é amor sofredor.
5.
A benignidade é amor refinado.
6.
A bondade é amor em ação.
7.
A fé é amor que confia.
8.
A mansidão é amor submisso.
9.
A temperança é o verdadeiro amor a si
mesmo.
Esta é a
forma mais abrangente, que revela o verdadeiro e expressivo fruto, da
qual fazemos fluir em ação, pela espontaneidade de expressão do profícuo amor
de Deus, que nos fora revelado por intermédio de Jesus Cristo. Da
mesma sorte, precisamos imitá-lo, seguindo seus exemplos, na maneira pela qual
Ele expõe os atributos do Espírito, através do fruto, que é o
resultado visível do caráter divino, alcançado pelo uso constante dos gomos do fruto
do Espírito.
Bibliografia:
·
ALMEIDA, João Ferreira - Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida -
Brasília - DF. Editora Sociedade Bíblica do Brasil. 1969.
·
BOYER, Orlando S. - Pequena Enciclopédia Bíblica - São Paulo
–SP. Editora Vida-27ª Impressão. 1999.
·
RYRIE, Charles Caldwell, Th. D., Ph. D. -A Bíblia Anotada - Versão
Almeida, Revista e Atualizada, São Paulo - SP. Sociedade
Bíblica do Brasil. 1969.
·
SHELD, Russell P. - Bíblia Vida Nova - Traduzida por: ALMEIDA, João
Ferreira de - Edição Vida Nova Revista e Atualizada - São Paulo-SP.
Editoras: Sociedade Religiosa - Edições Vida Nova S/R e Sociedade
Bíblica do Brasil.
Fonte: gilvarias.blogspot.com.br/2012/02/nove-caracteristicas-do-fruto.html
Por
Dc. Geazi Santos
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