Data: 2 de Abril
de 2017
“Já estou crucificado com Cristo;
e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne
vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gl
5.20).
VERDADE PRÁTICA
O homem nascido de novo tem o seu
caráter transformado pelo Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Jo 3.3
Novo nascimento, uma transformação de
dentro para fora
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Terça — Jo 2.1-12
Jesus transforma água em vinho
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Quarta — 2Co 5.17
Nova criatura, novo caráter
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Quinta — Gn 3.6,7
O caráter é corrompido pelo pecado
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Sexta — Ef 4.20-24
A graça divina restaura o caráter
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Sábado — Sl 1.1
Diariamente precisamos aprimorar
nosso caráter
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.17-24.
17 — E
digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os
outros gentios, na vaidade do seu sentido,
18 — entenebrecidos
no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela
dureza do seu coração,
19 — os
quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com
avidez, cometerem toda impureza.
20 — Mas
vós não aprendestes assim a Cristo,
21 — se
é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,
22 — que,
quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas
concupiscências do engano,
23 — e
vos renoveis no espírito do vosso sentido,
24 — e
vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça
e santidade.
HINOS SUGERIDOS
5, 390 e 432 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar como se dá a formação do
caráter cristão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I. Reconhecer o
caráter na realidade do homem;
· II. Mostrar como
se deu a deformação do caráter humano;
· III. Explicar a
redenção do caráter humano.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, neste trimestre
teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito da formação do caráter
cristão. Você tem evidenciado Cristo mediante suas ações e palavras? Então, não
terá dificuldade alguma em trabalhar com os temas das lições. O comentarista do
trimestre é o pastor Elinaldo Renovato de Lima, autor de diversos livros e
líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN. Que mediante o estudo de cada
lição, você e seus alunos e possam evidenciar os valores do Reino em meio a uma
geração que tem rejeitado os princípios divinos.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Neste trimestre, teremos a
oportunidade ímpar de estudar a respeito do caráter. Todo ser humano tem
caráter, seja ele bom, seja ele mau, exemplar, ímpio ou santo. Deus criou o
homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu caráter. Por isso, todos necessitam
de uma transformação espiritual e moral. Veremos que somente o Deus de toda a
perfeição, mediante o Filho, pode transformar o caráter de uma pessoa.
PONTO CENTRAL
Quando, pela fé, recebemos Jesus, o Espírito Santo
transforma nosso caráter.
I. O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM
1. O que é caráter? Segundo
o Dicionário Aurélio, caráter é “o conjunto das qualidades (boas ou
más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral”. O
caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão máxima da
personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com os
princípios, valores e ética de cada um.
2. Personalidade e caráter. A
personalidade pode ser definida como sendo a qualidade do que é pessoal. Ela é
a nossa maneira de ser, ou seja, aquilo que nos distingue de outra pessoa. O caráter
não é herdado. Ele é construído mediante a formação que recebemos. Por isso, a
Palavra de Deus adverte: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até
quando envelhecer, não se esquecerá dele” (Pv 22.6).
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SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Deus criou o homem provido de caráter.
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SUBSÍDIO DIDÁTICO
Inicie o tópico fazendo a seguinte
pergunta: “O que é caráter?”; “Existe pessoa sem caráter?”. Ouça os alunos com
atenção. Incentive a participação de todos. Diga que caráter significa marca,
sinal de distinção. Em seguida leia e comente com eles a definição de caráter
apresentada na seção Conheça Mais, a seguir.
CONHEÇA MAIS
“Caráter moral
[Do lat. Character e
do gr. kharacktér,
marca, sinal de distinção.] Natureza básica do ser humano que o torna
responsável por seus atos tanto diante de Deus como diante de seus semelhantes.
O caráter moral tem como ressonância elementar a consciência que, como a voz
secreta que temos na alma, aprova ou reprova nossas ações”. Para conhecer mais
leia, Dicionário Teológico, Claudionor de Andrade, CPAD, p.75.
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II. A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1. A Queda e o caráter humano. Deus
fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da
Criação, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26). Fomos criados à
“imagem” e “semelhança” do Criador, logo não podemos nos esquecer que
refletimos a glória divina. Se tivermos um caráter santo, Deus será louvado por
intermédio de nossas ações.
2. Imagem e semelhança de Deus. O
homem era, no seu estado original, uma imagem, ou representação perfeita de
Deus. Adão e Eva possuíam atributos morais tais como amor, justiça, santidade,
retidão. Tudo à semelhança de Deus. Não resta dúvida de que, ao criar o homem à
sua “imagem”, e conforme a sua “semelhança”, Deus imprimiu nele as marcas de
sua personalidade santa, amorosa e justa.
3. A deformação do caráter humano. O
homem foi criado perfeito em toda a sua constituição: espírito, alma e corpo
(1Ts 5.23). Porém, quando o homem deu lugar ao Diabo, e desobedeceu a Deus,
caiu da graça divina. A Queda levou-nos a perder a semelhança moral com o
Criador. Observe as consequências do pecado:
a) No relacionamento com Deus. O
pecado desfigurou o homem, cortando a ligação direta com seu Deus: “Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). O pecado passou
a todos os homens (Rm 5.12; Sl 51.5). As repercussões e o alcance desse fato
terrível, de natureza espiritual, têm sido sentidos ao longo da história. O
pecado distanciou o homem de Deus e o levou a criar seus próprios deuses
segundo suas malignas concupiscências, para agradar ao príncipe deste mundo.
Toda religião que não tem Deus como o Criador, e Jesus Cristo, seu Filho, como
Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o homem de Deus.
b) No relacionamento humano. Quando
Deus perguntou a Adão se ele havia comido do fruto da árvore proibida, este não
assumiu a culpa, mas procurou justificar seu erro, acusando a esposa. Quando
Deus questionou Eva a respeito dos seus atos, ela transferiu a culpa para a
serpente (Gn 3.9-13). O relacionamento de Adão e Eva foi afetado pelo pecado,
culpa e medo.
Não demorou muito, e ali, no Éden,
houve um confronto entre o caráter mau, de Caim, e o caráter justo, de Abel.
Caim matou seu irmão, Abel (Gn 4.8). Lameque matou um homem adulto e um jovem
(Gn 4.23). A morte e a corrupção se espalharam com o passar dos séculos. O
juízo de Deus foi enviado no seu tempo, através do Dilúvio (Gn 6-8).
c) No relacionamento com a natureza. “E
tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o
guardar” (Gn 2.15). Além de cuidar do jardim, o homem teria o domínio da Terra,
com autoridade delegada pelo Criador sobre todos os animais (Gn 1.28). Mas,
usando mal o seu livre-arbítrio, o ser humano fracassou em cuidar de si mesmo e
do planeta. E tem poluído o ar, o solo, as águas e todo o ambiente natural. Mas
Deus destruirá os que destroem a Terra (Ap 11.18).
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SÍNTESE DO TÓPICO (II)
A deformação do caráter humano veio com
a Queda.
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SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A Queda
O primeiro pecado da humanidade
abrangeu todos os demais pecados: a afronta e desobediência a Deus, o orgulho,
a incredulidade, desejos errados, o desviar outras pessoas, assassinato em
massa da posteridade e a submissão voluntária ao Diabo. As consequências
imediatas foram numerosas, extensivas e irônicas. O relacionamento entre Deus e
os homens, de franca comunhão, amor, confiança e segurança, foi trocado por
isolamento, autodefesa, culpa e banimento. Adão e Eva bem como o relacionamento
entre eles, entram em degeneração. A intimidade e a inocência cederam lugar à
acusação. Seu desejo rebelde pela independência resultou em dores de parto,
labuta e morte. Seus olhos realmente foram abertos, e eles conheceram o bem e o
mal, mas era pesado esse conhecimento sem o equilíbrio de outros atributos
divinos, como o amor, a sabedoria e o conhecimento. A criação, confiada aos
cuidados de Adão, foi amaldiçoada, gemendo pela libertação dos resultados da
infidelidade dele.
Por estar a natureza humana tão
deteriorada pela Queda, pessoa alguma tem a capacidade de fazer o que é
espiritualmente bom sem a ajuda graciosa de Deus. A esta condição chamamos
corrupção total — ou depravação — da natureza” (HORTON, Stanley M. Teologia
Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD,
1996, p.268).
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III. A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1. Novo nascimento, transformação do
caráter. Jesus veio ao mundo para salvar o homem da
tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (Jo 3.16). A salvação é um
dom divino. Ela é fruto da graça divina. Pela fé em Jesus o homem recebe a
salvação e se torna uma nova criatura, completamente transformada: “Assim que,
se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis
que tudo se fez novo” (2Co 5.17). O caráter daqueles que, pela fé, nasceram de
novo, é poderosamente transformado pelo poder do Espírito Santo.
2. A Palavra de Deus muda o caráter. A
salvação não é apenas uma mudança de religião, mas envolve regeneração (Jo
3.3,7), justificação (Rm 3.24; 5.1,9; 1Co 6.11) e santificação (Hb 12.14; 1Ts
5.23). No processo de santificação, vamos sendo transformados pela Palavra de
Deus. As Escrituras têm o poder de transformar o homem, pois somente elas podem
penetrar em seu interior: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais
penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da
alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).
3. O caráter amoroso e santo do
crente. O cristão tem como uma de suas
características principais o amor a Deus e ao próximo (Mt 22.34-40). Quem não
ama não conhece a Deus, ainda não teve seu caráter transformado e está em
trevas (1Jo 2.9,11). Unida ao amor está à santificação, sem a qual ninguém
poderá ver ao Senhor (Hb 12.14). Os que já experimentaram o novo nascimento
devem viver de modo irrepreensível (1Ts 5.23).
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SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Jesus Cristo veio ao mundo para a
redenção do caráter humano.
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SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A Redenção
A Bíblia também emprega a metáfora do
resgate ou da redenção para descrever a obra salvífica de Cristo. O tema
aparece muito mais frequentemente no Antigo Testamento que no Novo. O tema
aparece muitas vezes no Antigo Testamento, referindo-se aos ritos da ‘redenção’
no tocante às pessoas ou aos bens. O próprio Javé é o Redentor do seu povo, e
eles são os redimidos. O Senhor tomou medidas para redimir os primogênitos. Ele
redimiu Israel do Egito e também os remirá do exílio. Às vezes Deus redime um
indivíduo; ou um indivíduo ora, pedindo a redenção divina. Mas a obra divina na
redenção é primeiramente moral no seu escopo. Em alguns textos bíblicos, a
redenção claramente diz respeito aos assuntos morais. Salmos 130.8 diz: ‘Ele
remirá a Israel de todas as suas iniquidades’. Isaías diz que somente os
‘remidos’, os ‘resgatados’, andarão pelo chamado ‘O Caminho Santo’ (Is
35.8-10). Diz ainda que a ‘filha de Sião’ será chamada ‘povo santo, os
redimidos do Senhor’.
No Novo Testamento, Jesus é tanto o
‘Resgatador’ quanto o ‘resgate’; os pecadores são os ‘resgatados’. Ele declara
que veio ‘para dar a sua vida em resgate [gr. lutron]
de muitos’ (Mt 20.28; Mc 10.45). Era um ‘livramento [gr. apolutrósis]’
efetivado mediante a morte de Cristo, que libertou da ira retributiva de Deus e
da penalidade merecida pelo pecado. Paulo liga nossa justificação e o perdão
dos pecados à redenção que há em Cristo. Diz que Cristo ‘para nós foi feito por
Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção’ (1Co 1.30). Diz também
que Cristo ‘se deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1Tm 2.6)”
(HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva
Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, pp.356,357).
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CONCLUSÃO
Nosso caráter reflete nossos
princípios. Como novas criaturas, precisamos evidenciar os valores do Reino de
Deus. O homem salvo e remido por Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu
ser e no seu comportamento.
PARA REFLETIR
A respeito da formação do caráter cristão,
responda:
Defina caráter.
Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é “o conjunto das qualidades (boas
ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral”.
Em termos espirituais e morais, como o homem e a
mulher foram criados?
À “imagem” e “semelhança” do Criador.
O que o homem perdeu ao pecar?
Perdeu a semelhança moral com o Criador.
A salvação é por mérito humano ou é um dom de Deus?
A salvação é um dom de Deus.
O que acontece com nosso caráter quando aceitamos,
pela fé, a Jesus como nosso Salvador?
É transformado e convertido pelo poder do Espírito Santo.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A formação do Caráter Cristão
Propósito do trimestre
A sociedade contemporânea sofre a
ausência de referências éticas. Nas esferas públicas, parece não haver muitas
pessoas de caráter ilibado, o que não significa ser uma verdade. Mas há ações
sub-reptícias a reforçarem uma sensação de que a maioria das pessoas da esfera
do poder é corrupta. Nessa perspectiva, a presente lição tem o objetivo de
apresentar ao povo de Deus o testemunho das Sagradas Escrituras a respeito do
caráter da diversas pessoas que o Senhor usou numa época e cultura específicas
para manifestar sua vontade ao mundo. E, consequentemente, convidar a Igreja a
refletir sobre o caráter e as virtudes do Reino de Deus na sociedade atual.
As Escrituras sagradas testemunham
que a causa desse caos espiritual é a deformidade da natureza humana por
intermédio do pecado original. No Jardim do Éden, o ser humano caiu. Embora a
imagem de Deus tenha permanecido nele, o caráter e a personalidade deo ser
humano foram bastante degradados.
Sobre o conceito de caráter
Segundo a psicóloga Ana Lúcia
Santana, o caráter é um traço da personalidade. Enquanto esta, de acordo com o Dicionário
Houaiss, é a “qualidade ou condição de ser uma pessoa”, determinada por “um
conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral”;
aquele que diz respeito ao modo de agir do indivíduo, seu temperamento, os
aspectos bons ou maus que expõem o seu comportamento e valores particulares.
Logo, o caráter é o resultado de um processo que se inicia desde a mais tenra
idade, perpassa a infância, a adolescência, a juventude e, assim, estabelece a
maturidade na vida adulta. De modo que o convívio com a família, a igreja
local, a escola e a sociedade torna-se a plataforma para a formação do caráter
humano.
A formação do caráter cristão
O cristão, ou melhor, o discípulo de
Jesus é uma pessoa que teve um encontro com Cristo. A partir desse encontro, de
degradado, o caráter do outrora pecador sofre um processo de metanoia, ou seja,
uma transformação radical no modo de pensar e agir. Nesse sentido, as
Escrituras Sagradas são uma fonte donde brota exemplos preciosos de pessoas
comuns que tiveram o caráter transformado por Deus quando do processo desse
encontro pessoal com o Pai Celestial.
É uma experiência maravilhosa
adentrarmos às páginas sagradas a fim de contemplarmos a beleza da formação do
caráter cristão. Bom trimestre!
Por
Dc. Geazi Inácio
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