quinta-feira, 24 de maio de 2018

Qualificações Que Os Presbitério Precisam Ter

Há dois textos bíblicos principais que apresentam, em forma de instrução e prescrição, as qualificações necessárias dos presbíteros: 1 Timóteo 3.1-7 e Tito 1.5-9. O assunto é extremamente importante e sempre atual para cada igreja local. O cristão consciente sabe muito bem o quanto é valioso para a igreja ter  presbíteros que satisfaçam a essas referências bíblicas. São listados cerca de 21 requisitos, sendo 5 apenas em 1 Timóteo 3.1-7,  7 em Tito 1.5-9 e,  9 comuns aos dois textos. Para propiciar uma melhor visão didática, essas qualificações individuais e familiares, podem ser agrupadas sob os seguintes aspectos/segmentos: “caráter/temperamento”, “comportamento/hábito”, “habilidade/competência/maturidade” e, “situação conjugal e familiar”. Portanto, cada presbítero deve atender a essas qualificações, sendo que em algumas delas precisará contar com a colaboração da família (esposa e filhos).
Apresentamos, a seguir, as 21 qualificações vinculadas a seus respectivos segmentos. Ainda que tecnicamente alguma qualificação possa ser mais bem enquadrada em outro segmento, o mais importante, sem dúvida, é entender o significado de cada uma delas e que esta instrução bíblica seja praticada na igreja. O assunto é muito extenso, mas será abordado aqui de forma sucinta. Os textos bíblicos seguem a versão Almeida Revista e Atualizada (ARA).
I.   CARÁTER/TEMPERAMENTO
Considera-se aqui o “jeito de ser” da pessoa.
Qualificação:“temperante” (1Tm 3.2) / “que tenha domínio de si” (Tt 1.8)
Significado:Poder ou virtude pela qual o homem pode refrear os apetites desordenados.
Comentário: O homem temperante ou moderado é aquele que não se deixa arrebatar por extremos. Não pode ser extremista. Precisa ter controle e domínio de si e dos seus atos. Precisa ser autodisciplinado e autocontrolado.


Qualificação:“não violento, porém cordato” (1Tm 3.3; Tt 1.7)
Significado:Cordato → Que concorda, que tem gênio manso e pacífico. Sensato; prudente.
Comentário: O presbítero precisará lidar com opiniões diferentes e até com oposição; dos seus pares ou dos irmãos.  Alguém com gênio manso e pacífico é recomendável.
Qualificação:“inimigo de contendas” (1Tm 3.3)
Significado:Contenda → Altercação, controvérsia, debate, disputa, litígio, demanda.
Comentário: O presbítero precisa ser uma pessoa pacífica e pacificadora e, não, um criador de caso. Entretanto, ser pacífico não significa dizer sim a tudo, como uma vaquinha de presépio, para não se expor e, assim, se sentir confortável junto à maioria dos seus pares.  Vale lembrar, que antes de tudo, o presbítero tem o dever maior de zelar pela ética, pela moral e pelos bons costumes; zelar pelos princípios e doutrinas bíblicas; e, zelar pelo que for melhor para a igreja. Se necessário for, ele vai debater e discutir sim e exaustivamente as questões; com todo o respeito às pessoas, com inteligência e sensatez. Jamais deverá se omitir, sentindo-se acuado pela maldosa insinuação de alguém de que não está promovendo a paz. Seu dever é expor seu ponto de vista com argumentos, fatos e dados. Se a maioria decidir de forma diferente, sua postura tem que ser de respeito, reflexão e entrega para o Senhor, em oração. É preciso ter sempre em mente a possibilidade de estar equivocado ou, por outro lado, que o Senhor Deus pretenda usar uma eventual má decisão do grupo para fins que escapam a nossa visão pessoal, mas não a soberania de Deus.
Qualificação:“não arrogante” (Tt 1.7)
Significado:Arrogante → Altivo, insolente, soberbo.
Comentário: Ele não deve ser orgulhoso, arrogante no trato com as pessoas. Alguém que se acha superior e despreza as opiniões e sentimentos dos outros, não está qualificado para o ofício.
Qualificação:“não irascível” (Tt 1.7)
Significado:Não Propenso à irritação. Que não se irrita facilmente.
Comentário“Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”(Tg 1.19b) Principalmente o presbítero precisa enquadrar-se neste perfil recomendado por Tiago. Alguém explosivo, “com pavio curto”, não está qualificado para o ofício.
II.      COMPORTAMENTO/HÁBITO
Considera-se aqui o “modo de agir, de proceder” da pessoa.


Qualificação:“irrepreensível” (1Tm 3.2; Tt 1.5)
Significado:Que não dá motivo à repreensão ou censura.
Comentário: Excelente “carro chefe” nas duas listas de qualificações, pois supre facilmente algum requisito que porventura o apóstolo Paulo tenha deixado de mencionar. Irrepreensível não quer dizer perfeito, pois perfeito é atributo somente do Senhor Deus. Irrepreensível é aquele que as pessoas, de dentro ou de fora da igreja, não tenham pecado para apontar, pois não vive na prática do pecado (1Jo 3.9).
Qualificação:“sóbrio” (1Tm 3.2; Tt 1.8)
Significado:Moderado, não dado a excessos, especialmente no comer, beber e vestir.
Comentário: Uma pessoa sóbria é uma pessoa equilibrada nos seus hábitos alimentares e discreta no vestir-se. Não chama a atenção com os seus exageros.
Qualificação:“modesto” (1Tm 3.2)
Significado:Que pensa ou fala de si sem orgulho; humilde.
Comentário: Uma pessoa modesta é aquela que entendeu o exemplo do Mestre. Um servo não tem o direito de ter vontade própria, quanto mais pensar de si mesmo além do que convém.
Qualificação:“não dado ao vinho” (1Tm 3.3; Tt 1.7)
Significado:Não dominado por bebida alcoólica.
Comentário: Cada país tem suas tradições e bebidas típicas. No Brasil, a caipirinha; no México, a Tequila; na Alemanha, a cerveja; na Rússia, a vodca; etc. Naquela época e região, o vinho tinha os seus apreciadores. Vale lembrar que o apóstolo não desqualificou quem bebia vinho, mas sim quem não se dominava no seu consumo. Particularmente, nunca fui chegado a bebidas alcoólicas e nunca fui fã da expressão “beber socialmente” como hábito de um cristão (Pv 23.31-35).  Um pouco de vinho, com baixo teor alcoólico, consumido eventualmente nas refeições, tem até seus benefícios medicinais (1Tm 5.23). Entretanto, para quem tem tendência ao alcoolismo, basta começar para não mais conseguir parar. Combate-se acertadamente o fumo, porém a bebida patrocina quase tudo. Assim, infelizmente, as estatísticas do alcoolismo crescem no mundo inteiro.
10 Qualificação:“não avarento” (1Tm 3.3) / “nem cobiçoso de torpe ganância” (Tt 1.7)
Significado:Avareza → desejo e apego exagerado de acumular riquezas.  Avarento → que não dá, mesquinho.
Comentário: A avareza é pecado (Mt 6.24); ter dinheiro e ser rico não. O problema não é o dinheiro e sim o amor e apego a ele (1Tm 6.17). Se ele for avarento, o foco da sua vida será cada vez acumular mais dinheiro e deleitar-se com os prazeres que este pode comprar (Pv 23.4-5; 1Tm 6.10). Entretanto, se ele não for apegado ao dinheiro, poderá dispor de mais tempo para estudar a Palavra, preparar-se melhor para ensinar e aconselhar, dedicar-se mais ao rebanho de Deus e a todos os desafios e projetos da igreja.
11 Qualificação:“que tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.” (1Tm 3.7)
Significado:Ver comentário abaixo.
Comentário: Ele deve ter boa reputação perante os de fora da igreja, para que nem ele nem a igreja sejam envergonhados ou caiam no descrédito, nem na cilada do diabo. Se não for assim ele não será irrepreensível, conforme já visto. Chego a pensar que “laço do diabo” também pode ser a falsa impressão de alguém que, consciente ou inconscientemente, sendo um “ficha suja”, se sinta confortável ao ser reconhecido presbítero pela igreja.
12 Qualificação:“amigo do bem” (Tt 1.8)
Significado:Afeiçoado àquilo que promova o bem.
Comentário: A ideia é bem clara e é o mínimo que se espera de qualquer cristão.
13 Qualificação:“justo” (Tt 1.8)
Significado:Conforme à justiça, à razão e ao direito.  Reto, imparcial, íntegro. Homem virtuoso, que observa exatamente as leis da moral ou da religião.
Comentário: O termo tem o mesmo sentido hoje. É a virtude de viver acatando e respeitando as leis de Deus e as leis dos homens.
14 Qualificação:“piedoso” (Tt 1.8)
Significado:Que tem amor e respeito às coisas sagradas; misericordioso, compadecido.
Comentário: Piedoso é aquele que tem prazer nas coisas de Deus e procura viver de modo a ser agradável a Deus, em todo o tempo e em todos os seus atos.
III.    HABILIDADE/COMPETÊNCIA/MATURIDADE
Considera-se aqui a “capacidade de realização” da pessoa (para o ofício).
15 Qualificação:“apto para ensinar” (1Tm 3.2) / “apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.” (Tt 1.9)
Significado: Ver comentário abaixo.
Comentário:  Todo presbítero deve ser ensinador e pastor, segundo os padrões bíblicos. O apóstolo Paulo, não só acreditava como contava com isso para a continuação da obra que iniciara:  “De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” (At 20.17, 28). Ele não precisa ser doutor na Palavra, mas deve saber transmitir os seus ensinos, a doutrina. Ele precisa ter intimidade com a Bíblia, para poder combater as heresias e ensinar o reto caminho. Há algum tempo atrás, num certo seminário sobre diaconia, ouvi um pastor dizer que numa igreja governada por um conselho formado de pastor e presbíteros, há pastores que preferem que sejam eleitos presbíteros ricos e rasos no conhecimento bíblico. Por que? Porque desta forma, estes presbíteros “bancam” os seus projetos e não questionam suas pregações e ensinos. Triste pastor e pobre igreja que embarca nessa canoa furada!
16 Qualificação:“não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.” (1Tm 3.6)
Significado:Neófito → Novato, sem maturidade na fé.
Comentário: Segundo o ensino bíblico, um recém-convertido não está qualificado para a função. O mesmo se pode dizer de um crente imaturo na fé, ainda que tenha muitos anos de “banco de igreja”. Por que não?
1º) Porque ele precisa ter experiência para lidar com os problemas que surgem no dia a dia da igreja.
2º) Porque ele poderá se escandalizar ao tomar conhecimento de certas coisas que podem eventualmente acontecer em qualquer igreja, pois a igreja visível não é perfeita.
3º) Porque ele deve conhecer a Bíblia, sua doutrina, para colaborar na edificação dos seus irmãos.
4º) Para não incorrer na condenação do diabo. Para não inflar, orgulhando-se de estar ocupando uma posição de destaque, de liderança. O cristão maduro saberá entender as palavras de Jesus quando disse aos seus discípulos que maior é aquele que serve, com toda a dedicação e amor. O neófito poderá incorrer no erro de achar que o oficial de igreja é reconhecido pelos seus irmãos para ostentar um título, para ser servido, para ter regalias e gozar de privilégios!
17 Qualificação:“despenseiro de Deus” (Tt 1.7)
Significado:Aquele que distribui.
Comentário: Ele precisa ter qualidades para ser um bom mordomo, um bom gerente, um bom administrador da casa de Deus. O mordomo tem a responsabilidade de administrar bem pessoas e coisas, fazendo sempre prevalecer a vontade do seu Senhor e não a sua própria. Ele nunca pode perder de vista que é um simples representante do dono e não o dono. Nessa administração, algumas vezes os presbíteros precisarão tratar de assuntos mais técnicos, relacionados a diversas áreas: jurídica, trabalhista, engenharia, economia e finanças, informática, áudio e vídeo etc etc. Se alguém, além de atender as qualificações dos presbíteros, também for especialista em alguma dessas áreas, será útil. Entretanto, não havendo algum presbítero especialista, com muita tranquilidade, o conselho de presbíteros poderá requisitar a presença ou o parecer técnico de um especialista dentre os membros da igreja ou até mesmo de fora dela, sempre que julgar necessário. Não se pode perder de vista que igreja não é empresa, mas um organismo vivo, o corpo de Cristo. Nela, o espiritual tem prevalência sobre o material!
IV.   SITUAÇÃO CONJUGAL E FAMILIAR
Considera-se aqui a “vida familiar” da pessoa.
18 Qualificação:“esposo de uma só mulher” (1Tm 3.2; Tt 1.5)
Significado:Ver comentário abaixo.
Comentário: Esta qualificação pode ser interpretada pelo menos de três maneiras:
1ª) Que, obrigatoriamente, ele terá que ser um homem casado (com uma mulher, naturalmente).
2ª) Que, em toda a sua vida, ele tenha sido casado com apenas uma mulher, isto é, que não tenha casado outras vezes.
3ª) Que ele não pode ser poligâmico, pois em algumas sociedades e culturas isso era e ainda é uma situação legalmente permitida.
Qual das três é a interpretação correta? O texto bíblico não favorece uma resposta conclusiva. É desejável que ele seja casado e aplique na igreja a maturidade e experiência da liderança do seu lar. Mas, um homem viúvo, que vive só, também pode ser igualmente útil. Será que um homem viúvo, ao contrair novas núpcias, perderia a qualificação para o presbiterato? Quanto ao solteiro, nada é referido explicitamente, a favor ou contra. Quanto ao homem ser casado simultânea e legalmente com mais de uma esposa, parece não ser esse o propósito de Deus, quando instituiu o casamento (Gn 2.24), o que Jesus ratificou (Mt 19.5). Quanto ao homem divorciado, que vive só ou casou-se outra vez, a situação não é muito simples de avaliar. Há alguns anos atrás, muitas igrejas não realizavam casamento de cônjuge divorciado. Dizia-se, também, que homem divorciado não deveria assumir posição de liderança na igreja, por uma questão de não viver uma situação exemplar. Tomavam como base as várias referências bíblicas de que o líder tem que ser modelo para o rebanho (1Pe 5.3; 1Tm 4.22; Fp 3.17). O assunto é muito complexo e não é nosso objetivo tratar dele aqui. Neste final dos tempos, em que há tanto desprezo pela Palavra de Deus e aceitação dos usos e costumes de uma sociedade pagã, que o Senhor nos ilumine e nos dê uma consciência tal que não sejamos irresponsáveis e permissivos, nem legalistas e injustos.
19 Qualificação:“hospitaleiro” (1Tm 3.2; Tt 1.8)
Significado:Que dá hospedagem por generosidade ou bondade; que acolhe com satisfação.
Comentário: Esta qualificação está colocada aqui nesta categoria, porque não depende somente dele, mas muito da esposa e um pouco dos filhos. É fácil convidar pessoas para a nossa casa, o difícil é fazer todos os preparativos para recebê-las. Quem cuida dos visitantes? Normalmente é a esposa. E se ela não tiver esse espírito hospitaleiro? Se hospedar dá trabalho, por outro lado pode propiciar muita bênção para a família naquele convívio temporário. Há, entretanto, pelo menos dois aspectos que podem dificultar o exercício da hospitalidade: a situação financeira deste irmão e as limitações de espaço na sua moradia.
20 Qualificação:“que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (1Tm 3.4-5)
Significado:Ver comentário abaixo.
Comentário: Biblicamente, a responsabilidade maior do “governo” do lar é do homem; assim aprendemos e assim praticamos. Obviamente, que essa não é uma tarefa a ser exercida pelo homem de forma isolada, solitária e autoritária. Antes, porém, deverá ser exercida com sabedoria e com todo o apoio de sua esposa, sua auxiliadora idônea. Então, mais uma vez estamos diante de uma qualificação que é exigida dele, mas que depende essencialmente dela, da esposa, e também dos filhos. O texto é de fácil entendimento e a lógica é simples. Quem demonstra estar governando bem a sua casa, terá grande probabilidade de fazer um bom trabalho no governo da igreja. Quem no seu juízo perfeito colocaria uma pessoa toda atrapalhada na sua vida pessoal para gerenciar o seu negócio?
21 Qualificação:“que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.” (Tt 1.6)
Significado:Ver comentário abaixo.
Comentário: O texto parece fácil de entender, mas nem tão simples de atender ou comentar. A salvação é obra dos pais ou do Espírito Santo? É verdade que o testemunho de vida dos pais exerce forte influência na vida dos filhos. É verdade, ainda, que a Bíblia diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv 22.6). Porém, até onde vai a responsabilidade de um pai crente nesse processo? Há pais tão fiéis no testemunho, mas que não são agraciados com a bênção de ver seus filhos nos caminhos do Senhor. Há outros que são convertidos pelo testemunho dos filhos. Há pais fiéis e cuidadosos que criam filhos da mesma forma, nos caminhos do Senhor, sendo que uns permanecem nele e outros o abandonam. Difícil esta questão, não? Então, é preciso ter muito cuidado com julgamentos precipitados, que somente aumentam a tristeza de alguns pais. É preciso lembrar que também há filhos crentes, não por conta do mérito dos pais crentes, mas apesar deles.
Concluímos esta sucinta abordagem com as seguintes considerações:
a) Além dessas, há outras duas qualificações que são tão básicas e tão óbvias que o apóstolo nem julgou necessário mencioná-las: o presbítero deveria ser um homem e um regenerado, nascido de novo.
b) É difícil imaginar alguém que esteja cem por cento dentro deste padrão. Não é por isso que vamos agora ficar discutindo com a Bíblia ou com o apóstolo Paulo sobre o assunto. Padrão é meta, é desafio. Não é o caso também de desprezarmos o padrão bíblico e adotarmos nossos próprios critérios. A Bíblia é a nossa única e infalível regra de fé e prática.
c) Se eu e você achamos difícil reconhecer um homem cristão que atenda à todas essas prescrições, não fique perplexo se eu te afirmar que todo cristão, e não exclusivamente os presbíteros, deveriam ter estas qualificações! Ou você acha que só os presbíteros não podem ser violentos, arrogantes, avarentos, não dados a bebidas alcoólicas etc e os demais cristãos podem? Todos temos o desafio de viver de forma irrepreensível. Não é o que o Senhor Jesus diz? “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mt 5.48)
d) Não custa lembrar que, biblicamente, não é a igreja quem escolhe presbíteros! O processo é o seguinte:
1º) Deus os escolhe, os constitui (vocação e chamado).
2º) O homem cristão, regenerado, faz a obra.
3º) A igreja reconhece aquele que está fazendo a obra, sob a orientação do Senhor.
e) Quando a exigência é pouca e as qualificações bíblicas são desconsideradas, o nível da liderança é fraco e a igreja sofrerá as consequências. É como diz o provérbio popular, aqui adaptado: “Cada igreja tem o governo que merece.”
Finalmente, irmãos “se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja”, então deve se empenhar para atender ao padrão prescrito na Palavra de Deus. Por outro lado, irmãos, vamos observar o jeito de ser da pessoa, seu modo de agir, sua capacidade de realização a partir do que a pessoa já vem realizando e, sua vida familiar, ao reconhecer presbíteros na igreja de Deus!
Que o Senhor nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário