segunda-feira, 13 de junho de 2011

CONVERSANDO COM OS PAIS

   CONVERSANDO COM OS PAIS   

A NOTÍCIA; A família fica radiante ao receber a notícia da vinda de um filho. A alegria toma conta de todos, é contagiante.

A PREOCUPAÇÃO; Porém, já na gravidez, os pais começam a se preocupar com a educação do filho que vai nascer. Parece que em outros tempos tudo era mais fácil.

AS INFORMAÇÕES - Nos nossos dias, muitas vezes, sentimo-nos confusos com tantas informações que recebemos e com todas as mudanças que ocorrem, fazendo com que tenhamos que repensar, a cada instante, sobre a melhor forma de educar os filhos.

O QUESTIONAMENTO. Os pais questionam-se a todo instante sobre o que é certo ou errado. A verdade é que ninguém tem a receita.   
 
O QUE É EDUCAR? Podemos dizer que educar é proporcionar à criança as melhores condições de desenvolvimento integral, em todos os sentidos: afetivo, intelectual, mental e físico.

O DEVER DA FAMÍLIA; É dever da família conduzir a educação de seus filhos, para que eles cresçam e se tomem adultos felizes e realizados.

OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA; Nos primeiros anos de vida, desde a concepção, a criança precisa receber muito amor e carinho, para que possa crescer num clima de confiança e se tome uma pessoa segura.

O REFERENCIAL;Durante toda a vida dos filhos, os pais serão sempre o grande referencial.

O MODELO DE PERFEIÇÃO; Quando os filhos são pequenos, os pais representam sempre um “modelo de perfeição” para os filhos, que acabam aceitando, naturalmente, como verdade absoluta, tudo que é falado pelos pais.

OS CONFRONTOS; É comum, na adolescência, os filhos confrontarem as verdades ditas pelos pais com o que aprendem fora de casa.

A NECESSIDADE DO AFETO; Todas as atitudes tomadas em relação à educação dos filhos, precisam ser conduzidas com afeto, quer seja na hora de orientar, de dizer não, de impor limites ou de tomar qualquer outra atitude necessária.

O AMOR. É o sentimento que deve permear todas as nossas ações enquanto pais.

O QUE É SER BOM PAI OU SER BOA MÃE? Ser bom pai ou ser boa mãe não significa superproteger os filhos. Os pais precisam valorizar a sabedoria dos seus filhos, para que eles cresçam seguros. É possível perceber a capacidade da criança em lidar com diversas situações, se conversarmos muito com ela e observarmos como resolver pequenos problemas, orientando-a quando necessário, porém, sem fazer tudo por ela.
       É preciso que os pais sintam o desejo de conversar bastante com seus filhos.
Esse diálogo é algo precioso, pois é através dele que estabelecemos uma verdadeira relação, sabendo o que os nossos filhos pensam e sentem. Ser bom pai, ser boa mãe, é dar alicerce para que os filhos cresçam em condições favoráveis para que conheçam o mundo e aprendam a lidar com tudo que está à sua volta, interagindo com as outras pessoas com determinação e respeito.

PERMISSIVIDADE. É possível não ser permissivo em excesso com os filhos sem parecer “ruim”. É possível, também, ter controle da situação se forem justos, coerentes e consistentes nas orientações aos filhos.

A CORREÇÃO. Nunca se deve deixar para mais tarde uma correção que deve ser feita no momento certo. Quando a criança faz “birras”, é comum que os pais cedam a esses caprichos do filho, para evitar constrangimentos, principalmente, na frente de outras pessoas.

QUANDO OS PAIS SE POSICIONAM CONTRÁRIOS. Quando os pais se posicionam contrários a uma atitude da criança, é preciso que ela saiba porque estão agindo assim e, principalmente, porque ela deverá seguir a orientação recebida.

PAI E MÃE DEVEM FALAR A MESMA LINGUAGEM. Pai e mãe devem falar a mesma linguagem, para que os filhos se sintam seguros.
Quando o pai diz “não”, é preciso que a posição da mãe seja a mesma, pois se não há acordo na orientação, a criança fica confusa, sem saber o que fazer.

OS VALORES. Além da orientação, não se pode esquecer de que, é pelas atitudes no dia-a-dia que se passam valores aos filhos.

COMO TER FILHOS CARINHOSOS? Se queremos ter filhos carinhosos é preciso que esse carinho seja a vivência de cada momento.
Todas as nossas atitudes de pais devem estar sempre carregadas de amor e carinho, começando pelo “bom-dia”, que deve ser em um tom carinhoso.

VOCÊ JÁ ABRAÇOU SEU FILHO HOJE? Talvez, já tenhamos visto esta frase em algum lugar: - “Você já abraçou seu filho hoje”? É importante perguntar como foi o dia na escola, abraçar os filhos ao chegar do trabalho, dedicar alguns momentos para saber como foi o seu dia e tantas outras oportunidades que temos para mostrar a eles que somos “bons” pais, mas que, muitas vezes deixamos de lado essas atitudes tão importantes.
Como podemos querer que nossos filhos sejam carinhosos se não lhes transmitimos o carinho, em cada momento? Dizer coisas agradáveis aos filhos e acariciá-los traz muitos beneficios, como por exemplo, a criança toma-se mais afetiva, sente-se mais valorizada e amada, tem sua auto-estima elevada o que auxilia na formação de sua identidade.
As atitudes dos pais devem estar sempre carregadas de amor e carinho, mesmo nas horas mais dificeis, ou seja, quando é preciso contrariar o filho, para ensinar-lhe algo ou trabalhar com ele a mudança de atitude, para o seu próprio crescimento, como ser humano.
Não seremos menos “bons” se mostrarmos, com atitudes firmes, o melhor caminho para nossos filhos.

Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário