terça-feira, 28 de junho de 2011

O Que Faz Uma Criança Feliz?

          Hoje na minha congregação foi o terceiro de cinco de EBF; da  Assembleia de Deus do Setor-XXXV em Natal RN;  confesso que ao chegar fui despertado para algo que esta a frente de nossos olhos e que muitas vezes, não damos conta por causa da correria da nossa vida; o mais impressionante em tudo isto é que, nos poucos minutos que fiquei observando o desenrolar das atividades, atentei para o carinho, o cuidado, e principalmente a atenção das professoras do departamento infantil de nossa igreja, que estavam se dedicando o máximo para fazer as crianças felizes; e que saber estavam  conseguindo.  

 
     Gostaria de  lhe chamar a atenção para  três palavra desta minha introdução: Você já sabe quais são? Vou lhe dá um minuto para descobrir... isto mesmo acertou em cheio: Carinho, o Cuidado e Atenção. Você já parou para refletir: O que faz uma criança feliz? O que mais dá prazer a uma criança? O que faz uma criança se sentir amada?   

O Carinho:  
     É impressionate mas quando o assunto são os filhos nós custamos a perceber as coisas; você pai e mãe  já prestou atenção que os seus filhos, as crianças de um modo geral se preocupam em agradá-los? É isto mesmo nossas crianças tem esta preocupação porque assim acreditam que estarão garantindo o amor que recebem, para as crianças; um sorriso dos pais é um gesto de aprovação e um olhar sério é a reprovação. Foi assim quando éramos crianças: quando os nossos pais olha para nós já entendíamos tudo, e quando eles abriam os braços para nós parecia a realização dos nossos sonhos. Percebo que que por conta deste dia-a-dia que temos deixamos passar momentos únicos na vida de nossos filhos e o pior é que eles jamais voltam; as nossas crianças não pedem muito mas parece que elas estão pedindo algo que só  Tom Cruz, em mais uma missão impossível  pode dá;
mas você e eu sabe que não é tão impossível assim  basta só apenas quebrarmos alguns tabus e literalmente deixarmos  que elas  nossas crianças, nossos filhos nos ensine a como sermos carinhosos,., então sente-se no chão de sua sala e deixe o resto que eles os pequeninos dêem um show do que é ser carinho. sim o mais perigoso que pode acontecer é na hora de levantarmos estarmos com alguns totós nos nossos cabelos e se você for desprovido de cabelo não se preocupe, apenas reze para que seu cônjuge tenha uma caixa de maquiagem.
   
O Cuidado
A primeira coisa que vem a minha mente quando pronuncío a palavra cuidado são as galinhas que minha mãe criava no terreiro da minha casa. Você sabe porque?
Bingo você está acertando todas hoje; era impressionante o cuidados que as galinhas tem com os seus pintainhos: Certa vez quando uma estava com toda sua família ciscando o quintal da minga casa,
confesso que minha intenção não é nem me aproximar deles, mas ao menor sinal que fiz a mãe dos pintainhos veio em minha direção em uma velocidade e me deu uma bicada que até hoje nunca esqueci, ai já viu o que aconteceu: eu corria o quintal inteiro e a galinha atrás de mim, e qual era o objetivo da galinha: proteger os seus filhotes, o cuidado que ela tinha fez ela não olhar para minha altura que era mais ou menos  umas quinze vezes maior que ela, não importava, o cuidar falou mais auto. e eu tenho certeza que os pintainhos ficaram todos orgulhosos da carreira que a mãe deles estavam dando em um marmanjo igual a mim. o que eu aprendo com isto é que não importa onde esteja, ou  o que estou fazendo preciso sempre está de olhos bem abertos para não deixar que alguma coisa venha ameaçar a segurança de meus filhotes e mais ainda que tenho que deixar que eles percebam que são alvos de seus cuidados, porque tão importante que cuidar é também dá a sensação de segurança para nossas crianças, e como fazer isto converse com seus filhos, escute-os, ganhe a confiança deles e você vai se surpreender com o que vai ouvir. 

 Atenção
             Acredito que a base para tudo é o diálogo, precisamos nos comunicar todos os dias quase as as vinte e quatro horas, é através do dialogo que encontramos a solução para tudo e sem prejuízo.
costumamos passar o dia inteiro conversando  sobre diversos assuntos, dai quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho, é descansar e isto é comum, mas quando se trata de alguém que tem filhos o caso é outro, precisamos  guardar um pouco de nossa energia para quando chegarmos em casa podermos investir em nossos filhos, muitas de nossas crianças passam o dia contando a hora para a chegada dos pais em casa, e na verdade muitos pais quando chegam em casa tem outros planos e isto não incluem a atenção aos pequeninos, e acredite que estes poucos minutos que você hoje está defraudando do seu filho, lhe fará uma falta muito grande no futuro.
    Faça um compromisso com você mesmo, e reserve um dia na semana para se dedicar inteiramente aos seus filhos, nada de televisão, de reunião com os amigos, ou horas extras na empresa, será um dia na semana que vai fortalecer o vinculo familiar e deixar as nossas crianças mais seguras de si e   com plena convicção de sua atenção. 
   Das lembranças que carrego em minha mente quando eu era crianças é a de um dia de sábado onde meu pai me pegou nos braços e me pôs em seus ombros e me carregou até o ponto de ónibus onde de lá iríamos passar o dia na praia.
   Em Outro Dia Falarei de Forma Mais Profunda Sobre Este Assunto.


Querido Deus tem lhe confiado o que ele tem de mais valor aqui na terra, nossas crianças, nossos filhos.

Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário