sexta-feira, 19 de agosto de 2011

66 anos da bomba de Hiroshima


"little boy"

No Dia 06 de agosto de 2011, Fez 66 anos da bomba de Hiroshima. Ela foi lançada de um B-29, uma superfortaleza voadora, um avião batizado de "Enola Gay" pelo Coronel aviador Paul W. Tibbets, a mando do Presidente Harry S. Truman, dos Estados Unidos da América. Foi a primeira vez que se usou a mais mortal das armas, jái inventada para matar seres humanos. Ela acabou diretamente com a vida de 60.000 civis japoneses.



O aviso tão devastador que trouxe fim à II Guerra Mundial.

O arsenal atômico atual em poder de quase uma dezena de nações é suficiente para destruir o mundo várias vezes. Só o lixo atômico guardado nos Estados Unidos é da ordem de mais de 80 toneladas, sendo acrescido de duas toneladas e meia a cada ano. Este lixo é uma grande dor de cabeça para seus produtores(1). Há isótopos que levam mais de 10.000 anos para perder a capacidade de irradiação.

Em essência, o projeto da bomba Little boy (garotinho) consistia de um artefato que detonava duas massas  de Uranio-235, levadas juntas. Uma espoleta especial detonaria os 60kg de Uranio da bomba iniciando com isso uma reação em cadeia, criando com isso uma massa supercrítica que iria crescendo, crescendo até que a energia liberada se tornasse tão grande que a bomba simplesmente continuaria explodindo por si.
Julius Robert Oppenheimer
o físico considerado como o "pai" da bomba atômica

Comprimento: 3 metros
Diâmetro: ..... 71,1 centímetros
Peso:............ 4.400 kg
Potência:...... 15 kilotons.
resultado: 60 mil mortes!        

foto da explosão da bomba atômica em 06 de agosto de 1945 em Hiroshima no Japão.
Julius Robert Oppenheimer
o físico considerado como o "pai" da bomba atômica


Muitas outras armas já foram desenvolvidas muito piores do que esta, capaz de destruir toda a população mundial.
Minha Pergunta é para que tanta armas que todos os líderes mundias discutem a paz?
Não é uma hipocrisia?




Dc. Geazi Santos


Um comentário:

  1. Só pra mais informações Geazi, os aviões que foram para essa missão no Japão, só tinham combustível para ir. Eles tinham que bombardear e dar um jeito de se virar pra tentar pousar em um país aliado, alguns não conseguiram.
    Abraços!!!

    PANDA

    ResponderExcluir