domingo, 4 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - RESUMO

independência do brasil
Grito da Independência às margens do Ipiranga
  
História da Independência do Brasil                                
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. 
 
 Causas:- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; 
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil. 

Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil. 

Medidas pré independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:
- Organização a Marinha de Guerra
- Convocou uma Assembleia Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.
- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões. 

A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!” 

Pós Independência
- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;
- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas; 

- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.

Procure conhecer a história de seu pais.

Para se vencer no futuro é preciso conhecer o passado.

Um comentário:

  1. Gosto muito do meu país, apesar das muitas falhas, esta é a terra que quero viver até a volta de Cristo, mas uma coisa que complica é que muitas coisas na nossa história foram maquiadas, como o nosso próprio descobrimento, porém aí é outra questão. Nosso país tornou-se independente com um potencial para ser um gigante, mas ainda não conseguimos atingir esse patamar por causa da má administração em muitas áreas do setor público, creio que so vamos alcançar esse potencial, não somente quando comemorarmos nossa independência de Portugal, mas sim quando formos libertos das amarras da corrupção na gestão pública. "Diga Amém"

    ResponderExcluir