segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tiatira, A Igreja Tolerante


Apocalipse 2:18-29 

      Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadélfia (3:9), e um trono em Pérgamo (2:13).

        Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, confiante da recompensa para os vencedores.


         Ao Anjo da Igreja em Tiatira (2:18-29)

A igreja em Tiatira (18): A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo branco”), na Turquia. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira (Atos 16:14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.


            A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluíndo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19:34) e um santuário a sibila (orácula) Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.


O Filho de Deus (18): Esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. É comum no Novo Testamento, especial-mente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (veja 21:7; 1 João 3:1,2,10; 5:2; João 1:12; etc.) Aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo.


Olhos como chama de fogo (18): Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (veja 1:14; Daniel 10:6).

Pés semelhantes ao bronze polido (18): Ele tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos (veja 1:15; Daniel 10:6).


 Início
        Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de César Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda Romana. Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos.


Passeio na Cidade

     Tiatira foi um significativo centro de comércio. Artesãos faziam roupas de linho e algodão que às vezes eram tingidas de vermelho ou púrpura. Trabalhadores de bronze, curtidores, oleiros e padeiros levavam suas mercadorias até a cidade. Homens de negócio eram capazes de lucrar e adquirir bens na região para César Augusto e a família imperial. Escravos eram trazidos e vendidos em Tiatira onde um mercado de escravos estava localizado.

Apolo

      A principal divindade de Tiatira era Apolo Tirimaeus . Os títulos dados a essa divindade eram associados com o poder do sol. Na imagem mostrada aqui, o deus está em pé à direita, cumprimentado o imperador. O deus segura um machado para mostrar seu poder na guerra. 

Culto ao Imperador

       Tiatira não tinha um templo provincial para um imperador no primeiro século, mas o culto local a César Augusto era praticado antes de 2 a.C. A cidade tinha uma boa razão para honrar ao imperador. Durante o reino de Augusto (27 a.C - 14 d.C), a cidade foi destruída por um terremoto e reconstruída com a ajuda romana. 

 

Judaísmo

     Alguns judeus provavelmente viveram em Tiatira no primeiro século a.C., embora o tamanho da comunidade não seja conhecido. Lídia, a comerciante de Tiatira, era uma seguidora de Deus antes de encontrar Paulo em Filipos, o que provavelmente indica que era judia (Atos 16:14). Uma inscrição do terceiro século d.C. menciona uma "casa de sábado" próxima à cidade, o que sugere a habitação de judeus nas proximidades. Embora comunidades judias em algumas cidades da Ásia fossem hostis aos cristãos, o Apocalipse não diz nada sobre isso em Tiatira.

Cristianismo

         Uma comunidade cristão tinha sido estabelecida em Tiatira pelo final do primeiro século d.C. , quando o Apocalipse foi escrito. A comunidade é elogiada por seu amor e serviço. A questão principal diante da congregação era a tolerância de uma profetiza apelidada de Jezabel, que insistiu na afirmação de que era aceitável comer carne sacrificada aos ídolos. Apocalipse condena a fácil acomodação da idolatria e chama ao arrependimento. 

Por

Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário