quarta-feira, 29 de maio de 2013

LIÇÃO - 09 2 TRI 2013. A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE (Lição na integra)

 Hinos sugeridos: 198, 253, 576.
TEXTO ÁUREO
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmia os criou (Gn 1. 27).

VERDADE PRÁTICA
Apesar da grotesca e abominável exploração sexual que vitima o mundo atual, não podemos esquecer-nos dos princípios bíblicos que regem o relacionamento entre os sexos.

LEITURA DIÁRIA
Seg.- 1 Pe 1. 15.    Santos em toda a maneira de viver.
Ter. - 1 Ts 3. 13.      Irrepreensíveis em santidade.
Qua.- Is 5. 20.          Deus condena a inversão de valores.
Qui  - Gn 2. 22-24. Deus criou dois sexos: masculino e feminino.
                                                        Sex     - Gn 2. 24.                Intimidade só após o casamento.
                                                        Sáb    - Hb 13.4.                 Leito sem mácula.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Tessalonicenses 4. 3-5; 5. 23; 1 Pedro 1. 14-16.
3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,
4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra,
5 não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus.
1 Tessalonicenses 5
23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Pedro 1
14 Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;
15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;
16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.

INTERAÇÃO
Por muito tempo era tabu falar sobre a sexualidade na Igreja Evangélica. Muito se avançou neste sentido, mas sabemos que o assunto ainda é necessário e precisa ser desenvolvido com propriedade e seriedade. Pessoas mal resolvidas na sua sexualidade podem ter sérios problemas conjugais. É importante descontruir a ideia de que sexo é pecaminoso. Os cristãos devem entender que o sexo no âmbito do casamento expressa a vontade de Deus para o matrimonio feliz.

OBJETIVOS
Apos a aula, o aluno devera estar apto a:
Identificar algumas questões importantes sobre a sexualidade.
Reconhecer o valor da pureza sexual antes do casamento.
Compreender o que a bíblia ensina sobre a homossexualidade.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, a homossexualidade é um tema polêmico em qualquer debate, seja na politica, seja na ciência ou na religião, No entanto, a postura da igreja local é educar os seus membros à luz da Bíblia mostrando que o homossexualismo é pecado e como o crente deve lidar com essa questão. Para aprofundar o tópico III da presente lição sugerimos a seguinte atividade: divida a classe em dois ou três grupos de, no máximo, cinco pessoas por grupo. Peça para eles opinarem sobre as seguintes questões, respectivamente: O homossexualismo é pecado? ; Como deve ser o nosso relacionamento pessoal com um homossexual (na escola, no trabalho, etc.)? Em seguida, conclua o debate dizendo que o senhor aborrece a pratica pecaminosa, mas ama as pessoas, pois foi por elas que o senhor Jesus morreu. Boa aula!
PALAVRA-CHAVE Sexualidade: O conjunto dos fenômenos da vida sexuais; Qualidade sexual: Sexo.
COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
Sabemos que o sevo foi criado por Deus tom um proposito elevado, nobre e saudável. No entanto, desde a Queda a sexualidade vem sendo deturpada de modo irresponsável, pecaminoso e grotesco.
Assim, por ser também um tema bíblico, tal assunto deve ser abordado na Escola Dominical. O objetivo desta lição e ajudar as famílias, proporcionando-lhes uma visão bíblica e ortodoxa a respeito deste assunto. Afinal, como Igreja de Cristo, temos de ser santos em toda a nossa maneira de ser

I - QUESTÕES SOBRE A SEXUALIDADE
1. Um mundo dominado pelo erotismo. Vivemos numa sociedade marcada, por um erotismo tão maligno e ímpio, que não poupa sequer as crianças.
Nossas famílias, principalmente as crianças estão sendo exposta a exploração do sexo de modo intenso e irresponsável. O sexo em si não é pecaminoso, pois foi Deus quem o criou. O Diabo, porem, encarregou-se de transforma-lo em algo vergonhoso e vil, ris porque temos de educar nossas crianças e jovens segundo os princípios da Palavra de Deus para que não sejam destruídos. Infelizmente ha cristãos, inclusive obreiros, que, utilizando se indevidamente da internet tornam-se vitimas da pornografia.
O fácil acesso a esse tipo de material vem roubando a alegria da salvação de muita gente. Portanto, tomemos cuidado com o que vemos no computador (Leia SI 101,3).

2. Fornicação é pecado. Não querendo Deus que o homem vivesse só Deu-lhe uma esposa (Gn 2.1 8). Por isso, o Cântico dos Cânticos de Salomão exalta o relacionamento sexual não entre solteiros, mas entre um homem e uma mulher devidamente casados (Ct 4.1-12; Ef 5.22-25). Isso significa que o sexo antes ou fora do casamento desagrada a Deus e quem vive na pratica do pecado não herdara o Reino de Deus (Ef 5 5),

3. Prazer no casamento. Muita gente acha que o relacionamento sexual entre mar ido e mulher tem como único objetivo a procriação. Isso e um erro. Na Bíblia encontramos vários textos que incentivam o casal a desfrutar das alegrias conjugais. Em Proverbio a 5.18-23, os cônjuges são exortados a usufruírem da intimidade matrimonial. Por outro lado, o homem é advertido contra “a mulher estranha", a adultera. Em seguida, é incentivado a valorizar a união matrimonial e santa, exaltando sempre a monogamia, a fidelidade e o amor (Ec 3.9; Ct 4. 1 12; 7.1-9).
SINOPSE DO TÓPICO (1)
Vivemos numa sociedade dominada pelo erotismo e pela sexualidade distorcida que nada Cem com a ética crista.

II - O VALOR DA PUREZA SEXUAL ANTES DO CASAMENTO
1. No Antigo Testamento. A Bíblia exalta a pureza na vida de um jovem (Sl 119.9-11). Alias esse texto e indispensável a todo servo de Deus. As leis sobre a castidade eram rigorosas. Se uma jovem, por exemplo, tivesse relações sexuais antes da casamento era apedrejada. ate a morte (DL 2 2 .2 0 ,2 1 ) . e o sacerdote só poderia se casar com uma virgem (Lv 21. 13,14), demostrando que em Israel, a virgindade era necessária e valorizada por todos (Gn 34.7) .

2. Em o Novo Testamento. Doutrinando os coríntios sobre a fidelidade a Cristo, Paulo faz alusão ao valor da virgindade: forque estou zeloso de vos com zelo de Deus: porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo (2 Co 11. 2). Por conseguinte, a pureza sexual em o Novo Testamento e tanto para o homem quanto para a mulher. Ambos devem manter-se castos e virgens ate o casamento.

SINOPSE DO TÓPICO (2)
No Antigo e em o Novo Testamento, a pureza sexual de um jovem e exaltada e valorizada.

III - O SEXO QUE A BÍBLIA CONDENA
1. A pratica do homossexualismo. De acordo com o Dicionário Houalss, homossexualismo é a pratica amorosa ou sexual entre indivíduos do mesmo sexo. O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto? No principio, o Criador não uniu dois "machos” nem duas "femeas". A Bíblia é clara: "E criou Deus o homem a sua imagem; a Imagem de Deus o criou; macho e femea os criou" (Gn I.27). Mais adiante acrescenta o texto bíblico: "E disse o Senhor Deus: Não e bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele’ (Gn 2.18). Tais passagens mostram que Deus criou apenas dois gêneros bem distintos: homem e mulher. Isto significa que o homossexualismo é pecado. Não resta duvida? É um pecado de tal forma abominável que ate mesmo o dinheiro proveniente de tal pratica não deve ser introduzido na Casa de Deus: ''Não trarás salario de prostituição nem preço de sodomita a Casa do Senhor teu Deus, por qualquer voto; porque uma outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor, teu Deus" (Dt 23.1 8 - ARA). Cumpre ressaltar, aqui, que não admitimos qualquer tipo de violência contra os homossexuais. Mesmo porque, cumpri-nos ganha-los para jesus. E, graças a Deus, ha muitos ex-homossexuais que, hoje, servem fielmente ao Senhor (1 Co 6 , 11).

2. Educando os jovens na Palavra de Deus. Com base na Bíblia Sagrada, ensinemos as nossas crianças, adolescentes e jovem, que o sexo é permitido por Deus para o prazer de um homem e uma mulher unidos pelo matrimonio.
O sexo fora ou antes do casamento é pecado e contrario ao plano de Deus na vida de um casal crente. Enquanto isso, prontifiquemo-nos a orar pelas autoridades constituídas, para que não instituam leis cujo único objetivo é promover o pecado e destruir a família tradicional. A união heterossexual é o único modelo de casamento aprovado por Deus. Tal verdade condena o homossexualismo.

CONCLUSÃO
O casamento, de acordo com a Palavra de Deus, é monogâmico, heterossexual e indissolúvel, não podemos fugir a esse padrão. Quanto ao ato sexual, só é licito se praticado no casamento; antes e fora do matrimonio é pecado. Que sejamos, como servos do Senhor, exemplo de moderação, ética e acima de tudo, santidade e pureza em todos os aspectos de nossa vida.

SINOPSE DO TÓPICO (3)
A união heterossexual é o único modelo de casamento aprovado por Deus. Tal modelo condena o homossexualismo.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídios Vida Cristã
Você necessita de algum encorajamento e ideias para ajuda-lo a iniciar um relacionamento [no casamento]?
Pensamos ser possível que haja tal relacionamento antes das crianças deixarem o lar. Na verdade você precisa disto! Quando chegar o dia em que as crianças tiverem partido, e você acordar, olhar espantado para a pessoa com quem não esta encorajado a passar o resto da sua vida... pode não ter o desejo de reacender a chama do casamento.

Qual porta do renascimento Você Deseja Abrir?
A maioria dos homens com quem conversamos enquanto pesquisamos para este livro, admitiam pensar que um relacionamento seria fazer amor quatro vezes por semana [...]. Após conscientizarem-se quão ridículo isto era, muitos apontaram a amizade que desejavam restabelecer com sua esposa.
O renascimento desejado pelas mulheres não divergia muito do dos homens: m marido atencioso às necessidades emocionais, alguém para conversar e valoriza-la por quem ela é - e não por seus dotes domésticos  como: quão bem ela limpa casa, a cozinha ou dá conta do serviço [...] (JHONSOM, Greg: YORKEY, Mike. A segunda década do Amor: Renovando o casamento antes que os filhos saiam para viver suas próprias vida. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 23).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
O relato da criação ensina que homens e mulheres foram criados para viver em relação com o criador e uns com os outros. O fato de a humanidade rejeitar uma relação com o criador resulta na perversão de todas as outras relações.
O que Deus declarou bom, isto é, que o homem e mulher vivessem juntos numa relação como uma só carne (Gn 2. 18-25), é trocado por relações nas quais os homens se enganam em relações sexuais com outros homem, e mulheres com outras mulheres [Romanos 1] (vv. 26, 27). Estes atos são contrário[s] à natureza, ou seja, eles infringem a ordem criada. A frase no versículo 27, cometendo torpeza, mostra que o que é condenado é o ato homossexual ou lésbico, não a tentação em si. O contexto também deixa claro que a razão de a homossexualidade ser abordada aqui não é porque seja mais perversa que os outros tipos de pecados sexuais. Antes, Paulo a usa para mostrar como o pecado perverte a ordem criada de macho e femea.
O versículo 28 segue o mesmo padrão que já vimos acima: O ato de a humanidade rejeitar o conhecimento de Deus que lhes está disponível conduz á punição divina. Há um jogo de palavras no original grego que reforça o argumento de Paulo de que a punição se ajusta ao pecado. Porque eles não importam (dokimazo) em reter o verdadeiro conhecimento de Deus, Deus os entregou a um sentimento perverso (adokimos). A lista de vícios que se segue denota os tristes efeitos da perda da capacidade de a humanidade ver a verdade. A linha introdutória da lista de maus comportamentos: Estamos cheios de toda a iniquidade (v 29), indica que o apostolo quer o que a lista seja considerada como um todo. O ponto dos versículos 29 a 31 não deve ser achado examinando cada ação mencionada. A ênfase esta em como o vasto alcance da depravação humana pode ser remontada à rejeição voluntariosa de Deus. Lista de vicio como esta eram comuns em escritos do período, tanto em judaicos quanto helenistas (ARRINGTON, French L. ;STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 823-824).

EXERCÍCIOS.
1. Qual advertência do Salmo 101. 3 para o cristão?
R: Não porei coisa má diante de meus olhos.
2. O sexo e algo pecaminosa? Justifique a sua resposta
R: O sexo em si não é pecado (Gn 1. 31) pois foi Deus que o criou.
3. O relacionamento sexual entre marido e mulher como objetivo único a procriação? Cite uma referencia bíblica que justifique sua resposta.
R: Não. Na bíblia encontramos vários que incentivam o casal a desfrutar das alegrias conjugai: Pv 5. 18-23; Ec 9. 9; Ct 4. 1-12; 7. 1-9.
4. Cite um texto bíblico em o Novo Testamento que faca alusão à virgindade para o homem e para a mulher.
R: 2 Coríntios 11. 2.
5. Cite duas referencias bíblicas que mostre que Deus criou apenas dois gêneros distintos: homem e mulher.
R: Gênesis 1. 27; 2. 18.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
JHONSOM, Greg: YORKEY, Mike. A segunda década do Amor: Renovando o casamento antes que os filhos saiam para viver suas próprias vida. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 23.
HEGSTROM, Paul. Homens violentos e as Mulheres que os Amam: Quebrando o ciclo do Abuso Físico e Emocional. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
MILLER, Molly Ann. Meu Marido tem um Segredo: Encontrando a libertação para o vício sexual. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário