quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O NASCIMENTO DE JESUS

Vale a pena contar essa história para eles e mostrar que o Natal vai muito além dos presentes.


A história do nascimento de Jesus pode encantar qualquer criança.

O imperador César Augusto havia conclamado os moradores do Império para um recenseamento. Cada família deveria se dirigir a sua cidade de origem para se registrar. José e Maria, grávida, saíram de Nazaré, onde moravam, para Belém. Quando estavam chegando, Maria entrou em trabalho de parto, e os dois pediram hospitalidade numa estalagem. Não foram aceitos, e assim foram obrigados a se refugiar onde os animais dormiam, ao lado da hospedaria. Maria deu à luz o seu filho, e o colocou numa manjedoura, o cocho utilizado para dar comida aos animais. A palavra “presépio” significa “estábulo” e, por isso, quando se monta a cena do nascimento de Jesus, estão alguns animais, como a vaca e o burro.
A bíblia diz que, naquele momento, alguns pastores ouviram anjos cantando no céu. No início, se assustaram, mas os anjos pediram que eles não tivessem medo e anunciaram o nascimento do Salvador ali perto. Os pastores correram até o local indicado e encontraram o recém-nascido.
Os reis magos
Alguns dias depois, chegaram a Jerusalém três magos do Oriente que diziam ter visto no céu uma enorme estrela, anunciando o nascimento do Messias. Os magos queriam saber onde ele estava e foram informados pelos sacerdotes de que Jesus havia nascido em Belém.
Naquela época, havia um rei chamado Herodes, que vivia em Jerusalém. Quando ele soube da história, teve medo de perder seu poder para o recém-nascido. Chamou os magos e pediu que descobrissem o local exato do nascimento, mentindo que também gostaria de adorá-lo. Na verdade, queria matá-lo.
Os três magos enxergaram novamente a estrela e a seguiram até onde estava Jesus.
Mirra, ouro e incenso
Para presentear o bebê, eles ofereceram mirra, ouro e incenso. Existem diversas explicações para os significados e representações dos presentes. Uma delas conta que a mirra representa o lado humano de Cristo, o ouro, sua realeza, e o incenso, a divindade. Os magos foram avisados em sonho que não informassem onde estava Jesus e partiram.
Quando foram embora, um anjo apareceu para José e disse para ele fugir com a família para o Egito. Foi assim que Jesus escapou da morte, pois Herodes, furioso com o desaparecimento dos magos, mandou matar todos os meninos de Belém que tivesse até 2 anos de idade. Só depois que Heródes morreu José voltou com a família para Nazaré.
Fonte: http://revistapaisefilhos.uol.com.br/natal-/dia-2-contar-o-significado-do-presepio-para-os-filhos.

Por                                                                                                                             Dc. Geazi Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário