sábado, 21 de junho de 2014

Capítulo - 1º O DIFÍCIL CAMINHO DE VOLTA

O DIFÍCIL CAMINHO DE VOLTA 
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas  ofensas. (Mt. 6: 15) 

    Tudo estava bem em sua vida, a sua família era um exemplo de harmonia, não lhe faltava nada, tudo o que você queria estava a sua mão como se diz por ai: você tinha casa, comida e roupa lavada; os seus amigos tinham a sua família como exemplo, você tinha um pai amoroso, uma mãe carinhosa, e nas atividades e reuniões da escola os seus pais sempre estavam lá, seu irmão mais velho lhe tratava como uma jóia preciosa, até lhe tirava das encrencas em que você se envolvia com os garotos mais velhos. Uma família perfeita, mas o que estava lhe faltando? Poderia está faltando algo em um ambiente assim? 


    A nosso ver nada, tudo estava em seu devido lugar; mas se realmente tudo estava em seu devido lugar,  porque será tudo isso aconteceu? O que leva alguém que tem tudo nas mãos tomar tal atitude? Seus amigos, todos eles de certa forma queriam está em seu lugar, tudo era perfeito, tudo era lindo, era comum as reuniões de famíliaao redor da mesa a noite nas horas das refeições,  parecia coisa de cinema, em volta da mesa toda família, o pai agradecia pelo pão nosso da cada dia, dai então começava a comilança; até que um dia por um impulso você tomou uma decisão que mudaria completamente sua vida e o pior; a pessoa que você mais amava até lhe incentivou nesta atitude e o que você menos esperava aconteceu; é claro você não sabia,  que após tomar tal atitude nem tudo iria ficar como antes, a final  agindo assim você haveria de trair a confiança daqueles que mais te amavam, e com seu gesto mesquinho, você lhes disse que não se importava com os sentimentos de ninguém, nem com os do seu velho pai a quem você decepcionou, de seu grande irmão que você traiu; e daí em diante todo o seu castelo de sonhos foi ao chão, a segurança de uma família, o amor do pai, a lealdade do seu irmão e a presença de sua mãe, sim a presença de sua mãe você perderia por causa do seu egoísmo.   
    
Você não poderia está mais naquela casa, seu irmão não aceitou o que você fez e o seu pai estava morrendo de desgosto, não lhe passava pela cabeça que você seria capaz de tudo isso que você fez, a final você tinha tudo o que todo garoto de sua idade queria até um pouco mais, só que o seu pai não imaginava, que você queria algo que jamais conseguiria por meios honesto então, o inesperado aconteceu; em um impulso você e sua mãe arquitetou um plano que para ambos seria perfeito mas, no entanto não  foi isto que aconteceu, muito pelo contrário daquele dia em diante você seria um fugitivo e sua mãe jamais teria de volta a confiança de seu pai. 

    Que situação difícil você não acha? 
Você pode está pensando: Geazi Só tem um porém, isto nunca aconteceu comigo. Eu lhe faço uma pergunta: Será que não de verdade mesmo?  
    É bem provável que não, mas acredite esta história é verdadeira sim, eu conheço alguém que passou passo a passo exatamente como está narrado aqui, e o melhor é que nos deixou uma grande lição, para não nos deixarmos levar por impulsos. 
Você já descobriu quem é esta pessoa? 
Não? 
Então eu vou lhe refrescar a memória: Ele é neto de Abraão e filho de Isaque; 
E ai acertou agora?  

    Isto mesmo!  Jacó foi um dos grandes patriarcas da nação de Israel. O seu nome: Jacó nos da uma idéia de seu caráter. Seu nome significa "enganador" a sua vida foi cheia de dramas e conflitos entre ele e os membros de sua família e até entre ele e Deus. Sua história de vida é extraordinária desde o início, porém gostaria de abordar neste momento apenas o Jacó arrependido, um Jacó que sabia que ainda havia tempo para recomeçar, após viver tanto tempo longe do irmão ele sabia que não seria feliz, sem que o procurasse e tentasse uma reconciliação, a realizaçãoa felicidade plena de Jacó estava condicionada a um pedido de perdão. Para que ele desse a volta por cima precisava antes de qualquer coisa o perdão do irmão que fora traído e que estava furioso com ele. 
   
   E você que encontra-se neste momento lendo este livro, a que está condicionado hoje a sua felicidade? A sua realização? O que nos últimos dias tem lhe importunado? O que tem feito você perder o sono? Você está na situação de Jacó que precisava ir até  seu irmão para lhe pedir perdão? Ou você está igual a Esaú que estava esperando só o momento certo para se vingar? Seja qual for a sua situação saiba de uma coisa; que ambos estavam com uma grande decisão para ser tomada: Jacó a de pedir perdão e Esaú a de Perdoar, sinceramente eu não sei qual seria a atitude mais difícil de cumpri; só tenho certeza de uma coisa que o perdão seria  a palavra chave para recomeçar. 
    
    Veja o sentimento de Esaú: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão. (Gn 27. 41b). Esaú tinha motivos de sobra para ter sentimento de vingança em relação a seu irmão Jacó, a final ele roubou a sua primogenitura, a benção que o seu pai lhe daria, daquele dia em diante Esaú, o irmão mais velho serviria ao irmão mais novo, indo de encontro assim a todos os princípios culturais das gerações de sua família; era a segunda vez que Jacó enganava o seu irmão; a primeira vez quando lhe tirou os direitos da primogenitura e  a segunda lhe roubava a benção. Foi com razão que puseram nele o nome de Jacó. (Gn27.36), foi o que seu irmão disse, ele estava inconformado com o ocorrido e queria justiça a toda prova. 
   
       Justiça !  
  
     Quantos de nós hoje não estamos clamando por justiça? Quantos de nós hoje não estamos com um desejo de vingança em nossos corações? Talvez não tenha lhe enganando tomando a sua primogenitura, mas lhe enganou quando prometeu ser fiel e não cumpriu a promessa,Talvez não tenha lhe roubado a benção, mas lhe roubou da juventude a sua alegria de viver; então nada mais justo, do que estar com este desejo de fazer justiça com as próprias mãos, mas foi isto que Esaú fez? Claro que não, Esaú perdoou a seu irmão, aceitou o seu pedido de perdão, havia muito tempo que eles não se viam, a saudade falou mais alto e o amor que os unia foi mais forte, porém para que isto acontecesse, um dos dois  tinha que tomar a atitude de fazer o difícil caminho de volta e quando acontece isto, sempre há uma esperança para recomeçar começar do zero e deixar que a partir de então as coisas vá se encaixando com o tempo. 
   
     Veja como foi emocionante o reencontro dos dois irmãos, do traído e o traidor, do enganado e do enganador, daquele que procurava ser perdoado e daquele que o perdoou: 
    
    O encontro de Esaú e Jacó: E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram. (Gn33.1 -4). Jacó temia por sua vida ao reencontrar seu irmão porém isto não impediu de seguir em frente e  receber o perdão de quem tanto o amou, e mesmo sendo traído, enganado, decepcionado, irado, creio que Deus fez brotar dentro do coração de Esaú o amor de Cristo por um pecador.  
    
    Assim quero lhe pedir algo que talvez seja difícil para você neste momento, mas sem dúvida é a chave para o sucesso de sua vida emocional, sentimental e espiritual: Faça o caminho da volta, talvez seja espinhoso e difícil de se fazer mas, neste momento é necessário para que você tenha paz, pode ser que você ao contrário de Jacó não seja nem perdoado mas sem dúvida você vai tirar de seus ombros um peso que não precisa ficar carregando por toda sua vida, agora se você for perdoado receberas a maior das recompensas o perdão. 
   
    Pense em uma verdade, às vezes nós precisamos negar a nós mesmos se quisermos alcançar a felicidade, a paz interior, não importa quem você é, a condição financeira que você tem, sua raça, não importa o tempo, a sua cultura, o seu sexo, para chegarmos a usufruir uma vida abundante diante de Deus é preciso recomeçar, rever os conceitos, quebrar paradigma e se dá uma chance de perdoar e ser perdoado, então procure hoje mesmo resolver o seu dilema, entregue sua vida nas mão de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo e sem dúvida alcançaras um sentido novo para sua vida. 
     
     Você quer saber o resultado da vida Jacó após ele tomar a decisão mais difícil e mais certa de sua? Deus o honrou e lhe deu um novo nome, ele não se chamaria mais Jacó, ou seja, “enganador”, seria chamado a partir de então Israel O que luta com Deus”. Foi através de Israel que Deus instituiu um povo para ser chamado de seu e foi através deste povo que nasceu o messias esperado pelas nações. 
   
      Meu irmão você não é um erro da criação, Deus lhe criou para um propósito, não deixe que as adversidades venham obstruir o seu caminho, não tente procurar atalhos, se há algo que ficou para trás que precisa de concerto, não se envergonhe volte até lá resolva o que está confuso, se necessário peça o perdão de quem foi ofendido, dai então você vai perceber que os maiores vitoriosos são aqueles que podem reconhecer os seus erros e os corrigem antes que seja tarde demais. 





Eis que venho sem demora; 
guarda o que tens, para que ninguém tome 
a tua coroa.  (Ap 3.11) 

Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário