segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Que A Bíblia Fala Sobre Futebol ?

   Nos tempos neotestamentários havia algumas modalidades esportivas. Mas o Novo Testamento nada fala especificamente acerca do futebol, embora apresente vocábulos futebolísticos, como estádiocampotrave, etc.

O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 9.24, ao falar do atletismo, empregou um termo conhecido no meio futebolístico: estádio. Na parábola da grande ceia, o Senhor mencionou um homem que se esquivou, dizendo: “Comprei um campo, e importa ir vê-lo” (Lc 14.18). Há crente que deixa de ir ao templo para louvar a Deus aos domingos porque prefere ir ao estádio assistir ao seu time entrar em campo. E, depois, ainda quer falar mal do seu irmão... “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho” (Mt 7.5).


Não sou torcedor, pois isso me desviaria do alvo principal: amar a Deus sobre todas as coisas. Mas até que gosto de três times paulistanos:
PalmeirasSantos e São Paulo. Por quê? No Salmo 92 está escrito que os justos florescem como Palmeiras (v.12). Também encontramos na Bíblia o mandamento para sermos Santos (1 Pe 1.16). E São Paulo é o autor de treze epístolas! Agora, com toda a sinceridade, não gosto nem um pouco do Corinthians. Por quê? Num dia desses, estava lendo a Bíblia em inglês e descobri que esse time perde de goleada até no Novo Testamento! Veja:2 Corinthians, Chapter 6. Aliás, você que é corintiano, já leu 2 Coríntios 6, especialmente o versículo 17?

Algum carioca deve estar pensando: “Que bairrismo! Vai começar o grande Campeonato Carioca, que terá em breve a estreia do R10 do Mengão, além do Fluzão, campeão brasileiro, e esse blog só fala dos times paulistas!” Calma, meu amigo. O futebol carioca tem pouco destaque até na Bíblia!

Mas, há alguns anos, ouvi uma conversa entre três operários que faziam uma reforma no prédio onde eu trabalhava. Tive de parar por um instante para escutar o que eles falavam... Um deles era crente pentecostal. Ao ouvir a pergunta: “Para qual time você torce, pastor?”, seguida de uma gargalhada, o irmão respondeu, sem hesitar: “Eu torço pelo Botafogo!” E emendou: “Botafogo no Diaaabo
Vascaínos fanáticos — aqueles que, ao preparar o seu prato, colocam duas porções de arroz, à direita e à esquerda, e fazem uma faixa de feijão preto no meio — costumam dizer que o Vasco também aparece na Bíblia: “Eis que estou convasco todos os dias”... Isso já é cegueira espiritual

Para finalizar, estão dizendo que, neste ano, o Campeonato Carioca vai ser emocionante, especial, espetacular, pois contará com a presença de muitos craques, e que o Paulista, o Mineiro, o Gaúcho e os de outros estados serão uma decepção. Acho que o grande problema do futebol brasileiro, em geral, é que sempre aparece um juiz iníquo (Lc 18.2) para atrapalhar.

Por isso, querido internauta, não deixe de fazer coisas importantes, necessárias, urgentes, por causa do seu time de coração. É lícito se divertir. Mas sofra por causas nobres. E lembre-se: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21).
Amem?

Ciro Sanches Zibordi
http://cirozibordi.blogspot.com.br/2011/01/o-que-biblia-diz-sobre-futebol.html

Por 
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário