sábado, 12 de setembro de 2015

COMO ORGANIZAR UM ENCONTRO -

PROPÓSITO
• Providenciar confraternização entre as crianças de Clubes de Boas Novas, de Classes de Escolas Dominicais de diversas igrejas, de Classes de Ensino Religioso de diversas escolas, etc.
• Neste Encontro o programa deve ser baseado no currículo que as crianças estudaram durante um determinado período de tempo.
• Claro que o Programa pode ter também como alvo evangelizar as crianças não salvas que porventura estiverem no Encontro. 
PREPARO...
COMO PREPARAR?1. Orar 
2. Escolher o local. Pode ser uma Igreja, um Colégio, um Clube, um Auditório Público, um Sítio, etc.
3. Formar a equipe:
a. Dirigente do Programa – que seja alegre, entusiasta, com facilidade para falar e para fazer as transições de uma parte da programação para outra.
b. Dirigente dos Cânticos – que seja alegre, goste de crianças, saiba cantar bem e dirigir os cânticos com os gestos apropriados.
c. Músicos
d. Mensageiro – que tenha experiência no trabalho com crianças e saiba entregar a mensagem do evangelho de fora clara e simples.
e. Conselheiros – que estejam capacitados para aconselharem pessoalmente as crianças que desejarem receber a Cristo como Salvador.
f. Monitores – que possam recepcionar bem as crianças, encaminhá-las aos seus lugares, manter a disciplina, distribuírem folhetos, brindes, guloseimas e também ajudarem a servir o lanche, caso seja servido.
g. Equipe de cozinha – se for necessário
h. Equipe de brincadeiras e esportes – se for necessário

4. Escolher e preparar o material:
a. A ênfase principal deve ser o crescimento espiritual da criança salva, embora o caminho da salvação deva ser bem explicado dentro da lição bíblica para as crianças não salvas. A lição deve ser relacionada com o currículo estudado pelas crianças durante o ano.
b. Os visuais devem ser de tamanho grande
c. Os cânticos devem ser visualizados. Se for possível  imprima um programa para distribuir ás crianças contendo as letra dos cânticos.

5. Fazer a propaganda
Como o propósito é a confraternização entre grupos de crianças que estão reunidos regularmente, a propaganda deve ser feita diretamente nestes grupos através de anúncios e convites impressos. As crianças podem também convidar seus amiguinhos que não frequentam as classes

6. Conseguir finanças
a. Se o Encontro for para crianças de várias igrejas, cada igreja pode contribuir para as despesas do programa.
b. Se for para crianças de Clubes de Boas Novas ou do Ensino nas Escolas, ofertas podem ser solicitadas de algumas igrejas e pessoas, como contribuição missionaria.
c. Se o Encontro for de um dia, pode ser cobrada uma taxa de inscrição que cubra as despesas com alimentação.

7. Outras sugestões
a. Num encontro de crianças as crianças são as pessoas mais importantes. Por isso, nenhum adulto deve sentar antes que todas as crianças tenham assentadas e hajam cadeiras sobrando. Os porteiros devem ajudar, pedindo aos adultos para ficarem em pé nas alas laterais.
b. As orações de abertura e despedidas devem ser feitas por pessoas acostumadas a trabalhar com crianças. Cada oração será curta e na linguagem que as crianças entendam.
c. As músicas especiais devem ser apropriadas para crianças.
d. Não se deve usar banda, instrumentos eletrônicos ou bateria para acompanhar os cânticos. Este tipo de música agita as crianças e a disciplina torna-se difícil. Também, o som dos instrumentos cobre a letra dos cânticos e músicas especiais.
e. Quando se espera centenas de crianças ao encontro, é difícil fazer aconselhamento pessoal com as crianças decididas. O método melhor será de dar o apelo e logo em seguida fazer aconselhamento geral.
Fonte: APEC
Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário