sábado, 12 de setembro de 2015

RETIROS, PIQUENIQUES E ACAMPAMENTOS - Como Organizar?

         TEMPORADAS DE FÉRIAS 

Para uma boa temporada de férias é preciso:
• formar uma equipe idônea e especialmente treinada
• fazer uma programação bem dinâmica e atraente
• escolher um tema que seja desafiador

Antes de cada temporada uma equipe é formada através do TREINAMENTO PARA ACAMPAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – TACA, que além do objetivo de formar sua equipe é um excelente curso para os que pretendem conhecer mais de perto esse tipo de ministério.

MINI RETIROS PARA CRIANÇAS 
Um fim de semana (sábado e domingo) como programação especial, através de uma equipe bem preparada, pode ser uma estratégia maravilhosa para o trabalho com as crianças de sua igreja ou para atingir crianças de sua comunidade, especialmente aquelas menos favorecidas.


Para que a Igreja local possa desempenhar bem o seu papel na área de Educação Cristã, não pode se acomodar, limitando-se apenas à educação formal, mas procurar todas as formas possíveis para atingir o seu alvo – produzir cristãos maduros (Ef. 4:11-13).
Lembremos que há três meios tradicionais de educação: LAR – ESCOLA – IGREJA. E, retiros de fins de semana são uma excelente opção educacional, pois engloba as três áreas mencionadas. Considerando também suas diferentes facetas, bem como os elementos que o integram, os quais bem relacionados se tornam, depois da Escola Dominical num dos mais profícuos ministérios na transmissão das verdades bíblicas.       

I – VISÃO CORRETA DO MINISTÉRIO

Retiro para crianças é um ministério que proporciona uma experiência educacional e recreativa de vivência em grupo em contato com a natureza (Sl. 19:1). É composto de um fator predominante, que é o tempo, isto significa 24 horas diárias que podem ser aproveitadas.
É também um tipo de trabalho onde Cristo é compartilhado e demonstrado através de todo programa, quando bem elaborado e executado. Geralmente é denominado também de Acampamento de final de semana.

Vantagens
1 – Reforço no investimento da área do ensino da Escola Dominical, através do ensino intensificado.
2 – Oferece facilidade em transmitir conceitos bíblicos, bem como condições favoráveis para o exercício dos mesmos conceitos.
3 – Oportunidade de evangelizar, os que não participam da Escola Dominical e  crescimento espiritual para os salvos.
4 - Envolvimento de um número maior de membros, oferecendo oportunidade de descobrir dons.
5 - É um ministério que deixará impressões marcantes na vida das crianças. Proporciona excelente oportunidade de desafios, que, se não atendidos de imediato, as marcas deixadas, poderão resultar no futuro, num compromisso sério com o Senhor.
6 - E também, excelente oportunidade de desafio à equipe, que percebendo os resultados, poderão envolver-se com mais dedicação na obra do Senhor.

II – PLANEJANDO O RETIRO

Na realização de um Retiro é necessário bom planejamento e boa organização. Há diversos passos a seguir:
1 - Orar pedindo direção e sabedoria para cada detalhe dos preparativos e pelos resultados.
2 - Escolher uma comissão – como já mencionamos que Retiro é uma opção de ensino para a Igreja, portanto deve estar incluso no planejamento anual do programa da Igreja. Cabe à liderança orar, escolhendo uma comissão que se encarregará pelo planejamento geral do Retiro. Dentre esses, para liderar deve haver alguém com conhecimento e experiência em retiros e trabalho com crianças.
3 - Estabelecer o alvo – O elemento que dará direção para o programa do Retiro é o seu alvo, pois dele dependerá: o planejamento do programa geral, a propaganda, preletores, etc...
4 - Escolher o local
5 - Escolher a Equipe – Grande parte do sucesso do Retiro está ligada ao bom desempenho da equipe de trabalho. Dois Departamentos são fundamentais e exigem uma boa equipe:  1) Atividades Especiais responsável pelo desenvolvimento do programa, como reuniões, esportes, brincadeiras ,competições, etc.  e 2) Atividades Essenciais responsável pelos serviços práticos, como alimentação, limpeza, etc. cujos resultados são importantes no alcance do objetivo final do retiro.

6.  Promover – Poderá ser promovido no Departamento Infantil da Igreja local ou da Igreja de uma região.
• Boa promoção entre as crianças e incentivo aos pais em enviar seus filhos, cooperará com o número de participantes.
• Deve-se começar o mais cedo possível para se conseguir o apoio dos pais, as finanças necessárias e a formação de uma boa equipe
• Se a promoção depender de cartaz deve incluir: data, tema, local, idade dos participantes, local da inscrição e pessoa encarregada, e se houver limites de vagas.
7 -  Escolher de Preletor – Deve ser pessoa com facilidade de comunicar-se com crianças. Entrar logo em contato com a pessoa escolhida e evitar o inconveniente do convite de última hora.          
8 - Preparar bem o Programa Geral – Programa é tudo que acontece de bom ou ruim.
• Não prepare um programa que normalmente poderia ser desenvolvido na Igreja. As atividades devem ser planejadas, explorando o máximo da natureza.
• Se no programa incluir também parte social e esportiva, seria válido controlar e direcionar a participação dos acampantes através da divisão em grupos ou times, para competirem entre si. Alguns itens que poderão valer pontos, são: limpeza e arrumação do quarto, esportes, pontualidade nas refeições e reuniões, memorização de versículos, participação nas sociais, etc...

III – CONCLUSÃO

Dentre os vários ministérios com as crianças, provavelmente é o que mais requer na área de preparo, pois é abrangente em diversos aspectos, porém com resultados compensadores. O alvo estabelecido não será facilmente atingido. Mas com a elaboração de um bom programa e o desempenho da equipe na dependência do Senhor os resultados poderão ser surpreendentes.

PIQUENIQUE PARA CRIANÇAS 
Um dia num ambiente saudável, de convívio descontraído, onde as crianças ouvirão a Palavra de Deus, traz resultados excelentes. Muitas crianças têm sido alcançadas através deste ministério.

Todo mês de outubro, o ABN - Acampamento Boas Novas da APEC reserva um sábado especialmente para esta finalidade, para que as igrejas venham com as suas crianças, trazendo o seu próprio lanche e desfrutando de um dia de muitas e intensas atividades esportivas e recreativas, valendo pontos nas competições.
No final de dia saem as premiações, nas várias categorias, para as igrejas vencedoras.
Dentro da programação há um momento de inspiração bíblica e mensagem evangelística.  
Fonte: APEC
Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário