Data: 26 de
Fevereiro de 2017
TEXTO
DO DIA
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens
fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2Tm 2.2).
SÍNTESE
O ensino da Palavra faz com que a Igreja cresça, se fortaleça e possa
resistir aos ataques do mundo e de Satanás.
AGENDA
DE LEITURA
SEGUNDA — Cl 3.16
A palavra de Cristo em cada crente
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QUARTA — 2Tm 2.2
Homens idôneos para ensinar
|
SEXTA — 1Tm 5.17
Os que trabalham no ensino
|
TERÇA — Mt 28.19
Ensino, uma ordenança de Cristo
|
QUINTA — 2Tm 3.16
Toda a Bíblia é proveitosa para o ensino
|
SÁBADO — Mt 22.29
A falta de ensino conduz ao erro
|
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
· DEFINIR ensino;
· SABER a respeito do
ensino na Bíblia;
· COMPREENDER que o ensino
tem como objetivo a transformação.
INTERAÇÃO
Professor, você terá a oportunidade ímpar de ensinar a respeito da
missão ensinadora da Igreja. Estamos vivendo tempos trabalhosos, onde muitos
crentes, por falta de conhecimento bíblico, estão sendo seduzidos pelas falsas
doutrinas. Enfatize o fato de que uma igreja sem ensino é uma igreja sem
condições de cumprir com sua missão integral. O objetivo da doutrina cristã, do
ensino, é tratar o homem como um todo, pois só a Palavra tem poder para
transformar a alma e o espírito: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e
mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão
da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). A igreja tem uma missão
proclamadora, mas também um responsabilidade com o ensino (Mt 28.19,20).
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Reproduza no quadro o esquema abaixo. Depois, pergunte aos alunos:
"O que é ensinar?" Incentive a participação de todos tornando a aula
mais dinâmica. Ouça as respostas e em seguida leia, juntamente com os alunos, o
conceito apresentado no primeiro tópico da lição. Enfatize que sem o ensino
bíblico a igreja não tem condições de cumprir com sua missão integral. Em
seguida, utilize o quadro, para mostrar a importância da Educação Cristã.
EDUCAÇÃO CRISTÃ É...
1. Vida (Dt 32.2).
2. Santificação (Jo 17.17).
3. Sólido mantimento (Hb 5.14).
4. Um escudo contra as sutilezas de Satanás (Mt 7.15).
5. Liberdade em Cristo Jesus.
TEXTO
BÍBLICO
Marcos 16.15-20.
15 — E
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 — Quem crer
e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 — E estes
sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas
línguas;
18 — pegarão
nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum;
e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
19 — Ora, o
Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita
de Deus.
20 — E eles,
tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e
confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
COMENTÁRIO
DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
O ensino é um mandamento bíblico.
Mais do que pregar, Jesus esmerou-se em ensinar, pois seu ministério era de
anunciar o Evangelho e as verdades do Reino de Deus. Ele levou tão a sério o
ensino que deixou como orientação para a Igreja o ensino e a evangelização (Mt
28.19,20).
Nesta lição, veremos a importância do ensino bíblico e o seu alcance dentro da igreja local. Estudaremos a respeito dos grupos que devemos alcançar para que cumpramos a nossa vocação de agência de ensino do Reino de Deus.
Nesta lição, veremos a importância do ensino bíblico e o seu alcance dentro da igreja local. Estudaremos a respeito dos grupos que devemos alcançar para que cumpramos a nossa vocação de agência de ensino do Reino de Deus.
I.
O QUE É ENSINAR
1. Definindo o termo. Ensinar é o ato de doutrinar,
transmitir conhecimento a outra pessoa, orientar, conduzir. O ensino cristão
tem como objetivo a transformação espiritual e moral do ser humano, tornando-o
uma pessoa melhor. No ensino bíblico o aluno não deve ser expectador da aula,
apenas recebendo informações. Ele precisa interagir com o professor e com os
outros alunos, pois assim todos aprendem uns com os outros, partilhando
experiências e conhecimento.
2. A Igreja ensinando a verdade. A igreja cumpre um papel
fundamental na expansão do Reino de Deus por meio do ensino. Pessoas que são
evangelizadas e aceitam a Cristo precisam ser edificadas e crescer
espiritualmente por meio do ensino sistemático das Escrituras. Quem nasce de
novo deve ser alimentado de forma constante, ou morrerá por inanição. Da mesma
forma, o ensino bíblico deve ser encarado pela Igreja como uma tarefa
essencial. E o que deve ser ensinado é a Palavra de Deus, pois ela é a verdade.
Não devemos ocupar nossas classes de Escola Dominical e nossos cultos de doutrina,
difundindo nas pessoas algo que não seja as Escrituras.
3. A importância do mestre na igreja local. O professor é
aquele que auxilia o pastor na área do ensino. Ele se dedica a edificar o povo
de Deus por meio da explanação das Sagradas Escrituras e de sua aplicação na
vida dos seus alunos, e esse trabalho deve ser feito com estudos constantes,
pesquisa e domínio das técnicas de transmissão de conhecimento. Nem todos os
mestres são grandes pregadores, pois pregar a Palavra de Deus é diferente de ensinar.
Entretanto, por meio do trabalho do professor a igreja é edificada. A pregação
da Palavra é de grande importância na congregação, mas o ensino também deve ser
ministrado sistematicamente em nossas igrejas.
O professor deve ser uma pessoa que busca o conhecimento, e que deseja
repassá-lo. Paulo ensinou a Timóteo, e este deveria repassar o ensino a homens
fiéis, e esses, por sua vez, deveriam ensinar mais pessoas (2Tm 2.2).
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Pense!
A Igreja de Cristo tem dado a devida importância ao ensino bíblico?
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Ponto Importante
A Igreja de Cristo tem a importante função de transmitir as verdades
sagradas por meio do ensino bíblico sistemático e constante.
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II.
O ENSINO NA BÍBLIA
1. No Antigo Testamento. Os hebreus não possuíam um
sistema organizado de transmissão de ensino. Na verdade, esse sistema foi sendo
desenvolvido com o passar do tempo, e as primeiras lições eram geralmente
ministradas no lar. A mãe se encarregava de ensinar às filhas os afazeres domésticos,
e o pai ensinava aos filhos uma profissão. O próprio Jesus era carpinteiro (Mt
13.55), profissão que aprendeu com seu pai, José.
Moisés, orientado por Deus, disse ao povo que procurasse ensinar os
filhos sobre as tradições recebidas de seus pais, e que esses ensinos fossem
repassados aos seus descendentes, principalmente as verdades sobre Deus, que os
havia retirado do Egito.
2. No Novo Testamento. Após o retorno do exilio, o
povo teve de estudar a Lei de Deus novamente, e com o surgimento das sinagogas,
o ensino da lei de Deus foi sistematizado e solidificado. Com o passar do
tempo, os fariseus e escribas passaram a ensinar. O próprio Jesus aprendeu a
Lei de Deus, e em seu ministério, ensinou com autoridade aos que o ouviam.
3. Jesus como mestre. Jesus dedicou muito mais tempo
para ensinar às pessoas do que necessariamente pregando. Ele ensinou com
autoridade (Mt 7.29), e aproveitou cada ocasião para ministrar o ensino sobre o
Reino de Deus, como quando falou com Zaqueu, a mulher samaritana e Nicodemos.
Ele não apenas procurou ensinar seus ouvintes, mas ordenou que seus discípulos
fizessem o mesmo (Mt 28.19,20). Ele tinha interesse por seus alunos, e era
criativo (utilizou um barco como plataforma para ensinar, Lc 5). Jesus também
conjugou a capacidade de ensino com a oração por seus discípulos, mostrando que
ensinar é importante, mas orar pelos alunos é tão necessário quanto passar o
conteúdo. Ele chegou a explicar mais de uma vez um assunto quando seus
discípulos não entendiam (Mt 15.16).
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Pense!
Jesus viveu o que ensinava. Você vive o que prega e ensina?
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Ponto Importante
Jesus dedicou muito do seu ministério a ensinar seus discípulos, para
que eles pudessem dar prosseguimento ao ministério do ensino da Palavra junto à
Igreja Primitiva.
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III.
ENSINO E TRANSFORMAÇÃO NA IGREJA
1. Crianças. A Escola Dominical começou com algumas crianças inglesas. Se hoje
temos Escolas Dominicais estruturadas nas igrejas evangélicas, devemos nos
lembrar de que o trabalho pioneiro de Robert Raikes junto às crianças abriu o
caminho para a Escola Dominical como a conhecemos hoje. Devemos priorizar o
ensino cristão para as crianças, tendo em vista que Jesus deixou claro: “Não as
impeçais de vir a mim” (Mt 19.14).
2. Jovens e adultos. Os jovens e adultos, que em regra são a maior
parte da igreja em nossos dias, devem ser igualmente ensinados. Você jovem, com
certeza, se depara com novos desafios na trajetória de seus estudos e vida
profissional diariamente, por isso, precisa ser instruído na Palavra para que
vença os desafios. Parte dos adultos em nossas igrejas não teve uma educação
cristã quando criança e jovem, o que demanda da igreja ensinar a essas pessoas,
com toda a sua história de vida, como andar com Deus e seguir em uma nova forma
de vida e de pensar.
3. Portadores de necessidades especiais. Em nossos
dias, há uma maior conscientização por parte da sociedade para a inclusão de
pessoas com deficiência. Esse grupo deve ser alcançado igualmente pelo ensino
das Sagradas Escrituras em nossas igrejas. Em alguns ambientes eclesiásticos,
sem perceber, acabamos excluindo os deficientes de nossos cultos de ensino e da
Escola Dominical por não termos professores treinados, ou por achar que Jesus
vai operar um milagre na vida dessas pessoas. Como pentecostais cremos que
Jesus cura a todos, mas enquanto essa cura não vem, devemos prover dentro da
igreja, crentes capacitados a lidar com esse público-alvo, de tal forma que
nenhuma pessoa seja deixada de fora do ensino e crescimento espiritual.
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Pense!
Em nossas igrejas temos um ensino inclusivo?
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Ponto Importante
Jesus amou e ensinou a todos que desejavam ouvi-lo e estar com Ele.
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CONCLUSÃO
Ensinar é uma ordenança de Deus para a sua Igreja. E a Igreja deve
cumprir com seu papel ensinador alcançando a todas as pessoas.
ESTANTE
DO PROFESSOR
CARVALHO, César Moisés. Uma Pedagogia para a Educação Cristã: Noções
básicas da ciência da educação a pessoas não especializadas. 1ª Edição. RJ:
CPAD, 2015.
HORA
DA REVISÃO
1. O ensino é um
mandamento bíblico?
Sim. Jesus ordenou o
ensino e o discipulado (Mt 28.19,20).
2. Segundo a
lição, o que é ensinar?
Ensinar é um o ato de
doutrinar, transmitir conhecimento a outra pessoa, orientar, conduzir.
3. Qual o objetivo
do ensino cristão?
O ensino cristão tem
como objetivo a transformação espiritual e moral do ser humano, tornando-o uma
pessoa melhor.
4. Na igreja, quem
é o professor?
O professor é aquele
que auxilia o pastor na área do ensino.
5. Como era o
ensino no Novo Testamento?
Após o retorno do
exílio, o povo teve de estudar a Lei de Deus novamente, e com o surgimento das
sinagogas, o ensino da lei de Deus foi sistematizado e solidificado. Com o
passar do tempo, os fariseus e escribas passaram a ensinar. O próprio Jesus
aprendeu a Lei de Deus, e em seu ministério, ensinou com autoridade aos que o
ouviam.
SUBSÍDIO
I
“A abordagem das Escrituras como uma ‘sã doutrina’ e como um guia para a
vida cristã
Nesta expressão, encontrada em 1 Timóteo 1.10 e 2 Timóteo 4.3, o
adjetivo é bygiainouse, que significa ser
‘saudável’ ou ‘são’. A ideia é que o ensino cristão não é somente proveitoso e
útil, mas também promove a saúde espiritual. Paulo observa que o objetivo em
interromper os falsos ensinos é o de ensinar uma sã doutrina que produzirá um
amor que vem ‘de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não
fingida’ (1Tm 1.5).
O que Paulo tem em mente é o fato de que o cristão não está procurando
estar em conformidade com as Escrituras, como um padrão exterior, mas procura
uma transformação através de uma experiência com as ‘palavras da fé’ (1Tm 4.6).
Assim, quando lemos as Escrituras, nós procuramos descobrir realidades que
podemos sentir com a ajuda de Deus. Dessa forma, Paulo lembra Timóteo a ‘ser o
exemplo dos fiéis’ (4.12) e a ‘ter cuidado de si mesmo e da doutrina’ (1Tm
4.16).
É neste contexto que Paulo, em 2 Timóteo 3.10-4.5 fornece instrução
específica, mostrando-nos como ler as Escrituras para evitar os erros dos
mitologistas, legalistas, e daqueles que rejeitam completamente os ensinos das
Escrituras.
Paulo escreve muito claramente a Timóteo: ‘Tu, porém, tens seguido minha
doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência’”
(RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2007, pp.479,480).
SUBSÍDIO
II
[...] Ensinar não é uma tarefa fácil. Ensinar exige:
• Pesquisa — De acordo com Paulo Freire, “não há ensino sem pesquisa e
pesquisa sem ensino”. O professor deve ser um pesquisador. É por intermédio da
pesquisa que o professor pode detectar e resolver os problemas em sala de aula.
O professor de Escola Dominical é, na verdade, um pesquisador. Sua fonte
primária de pesquisa é a Bíblia, mas suas pesquisas devem ultrapassar as
páginas do Livro Sagrado.
• Reflexão — O professor precisa adquirir o hábito da reflexão, a fim de que
ensine os alunos a refletir sobre a fé e a prática cristã.
• Diálogo — O professor que não dialoga com os alunos em breve verá o
esvaziamento de sua classe ou a apatia dos alunos. É preciso abrir espaço para
que os alunos questionem, a fim de que encontrem as soluções.
• Reflexão crítica sobre a prática — É fácil avaliar os alunos e
atribuir tão somente a eles a falta de atenção, a apatia e a evasão. Todavia, o
professor precisa fazer constantemente uma autoanálise do seu trabalho.
• Pôr em prática o discurso — Quantos já não ouviram: “Faça
o que digo e não o que eu faço”? Nossos alunos precisam pensar de acordo com a
Palavra e agir de acordo com ela (Tg 1.22). Ensino e prática precisam ser
coerentes.
• Querer bem o outro — Esta deve ser a nossa motivação: que o
outro, o aluno, seja alcançado como um todo — corpo alma e espírito” (BUENO,
Telma. Educação Cristã: Reflexões e Práticas. 1ª
Edição. RJ: CPAD, 2012, p.21).
Por
Dc. Geazi Inácio
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