segunda-feira, 27 de março de 2017

Jovens : O que tem de mal “fazer” se nos amamos e vamos nos casar?

 Porque os jovens cristãos não praticam o sexo antes do casamento?
O que tem de mal fazer se nos amamos e vamos nos casar?
Você soube o que aconteceu com Roberto e Patrícia? Começaram a namorar, mas isso não é tudo, ele a traz em sua casa para dormir quase todo os dias. Claro que seus pais estão lá, mas no princípio era só aos sábados, depois todo o fim de semana, e ultimamente “convivem” juntos….
Os país de Paty dizem que já estão grandinhos, que não tem nada de mal que ela durma em sua casa, que se estão juntos é por que se amam e “não são hipócritas”. Mas a mãe de Roberto está preocupada:” Antes pelo menos, ela se instalava no quarto de hospedes, agora dormem juntos”. Outro dia me chamou a mãe da menina, pois haviam ido passar o final de semana fora, sem avisar e nenhumas das mães sabiam onde estavam.
Talvez para alguns, esse exemplo se assemelhe mais a exceções do que a regras. Outros podem ter se identificado com a situação. De todos os modos, o caso (que é real) se torna útil para esclarecer conceitos da sociedade e o que diz a Bíblia a respeito. “Viver o hoje” é um fato cotidiano que traz opiniões adversas e controversas.
Atualmente, entrar na adolescência é ter independência sexual. Porém a relação sexual é ou deveria ser, uma consequência de outros crescimentos e responsabilidades. A realidade é que ele ou ela estão moldando sua personalidade, estudam, trabalham, fazem projetos para o futuro, se amam, se tornam um casal de namorados estável e chegam ao ato sexual. Parece que o sexo é somente mais uma opção dentre tantas outras escolhas à tanta liberdade.
Mas isso é paradoxo. Se um casal de namorados mantém relações sexuais para estabelecer uma suposta independência motivada consciente ou inconsciente pela família, por dizer e demonstrar que ele ou ela já estão grandinhos e fazem o que bem entender, ou simplesmente chegam a conclusão porque isso “os mantém unidos”, então chegamos à conclusão que não é independência mas sim dependência.
Os namorados podem usar sua sexualidade para tratar de expressar: “Olha o que faço, estou te machucando com isso?”. A intenção não é mortificar ou ferir de propósito seus pais. Tratam de impor, invadir, romper com violência o terreno dos adultos: música alta, “exclusividade” no telefone, no banho, ter a última palavra em discussões, e manter abertamente relações sexuais é uma outra forma de demonstrar aos demais que é independente, que sabe todas as coisas …Porém no fundo, estão buscando um freio, um limite, saber até onde podem chegar.
Então, o sexo não é uma escolha livre, independente; ao contrário: encobre insegurança, desconcerto, queixa contra a atitude familiar, evidencia que ainda não está capacitado para viver de maneira independente.
Na realidade não pensam no que dizem. Como a maioria deles tiveram uma adolescência bastante ruim, tratam de passar bem com seus filhos essa fase, e de alguma maneira os incentivam (ainda mais) provocando-os ao sexo livre. Depois se arrependem e tratam de colocar um freio. Tarde demais….
Do outro lado estão os país “clássicos e rígidos”. Impõem razões que as vezes não tem nada a ver com o que estão proibindo. Quando falta a boa explicação e só há uma atitude rígida (claro que estamos falando sem a ajuda do Senhor) podem acontecer duas coisas: a libertinagem ou repressão. Ou sai um louco bárbaro, ou um conflitado que o sexo em sí é pecado.
A boa educação sexual é imprescindível, anda junto com as outras educações que devem ser iniciadas na infância. As crianças não “engolem” a cegonha, o repolho, a ilha dos bebês. Mas cuidado, falamos de uma boa educação baseada na palavra de Deus.
Quando nos deparamos com a realidade bíblica, não importa se teus pais te ensinaram mal (sejam liberais ou rígidos sem explicação), se a sociedade te mostrou um caminho equivocado, ou se nunca houve uma boa educação sexual. A Palavra diz que “o que está em Cristo, nova criatura é, que as coisas velhas já passaram, e que tudo se fez novo”. A Bíblia é o único meio que pode te oferecer um caminho perfeito. Quando os ensinamentos chegarem através de seus pais, amigos, professores, e sei lá de onde, tenha a sua base pela “palavra de Deus”, te asseguro que tudo ficará esclarecido.
Fixe nesses princípios que são únicos:
1.Conhecer os limites. Romanos 14-15; 1 Coríntios 8; 10:23-33. Esses versos te ajudará amadurecer sua personalidade. Lembre-se que todo adolescente está aprendendo a conhecer os limites (alguns não nunca encontram e são chamados de imaturos). Quanto mais limites conheças, mais longe poderá chegar sua independência. Mais livre viverás se conhecer a liberdade dos demais (lembra do dito: “minha liberdade termina onde começa a dos demais”?); na realidade, o caminho cristão é o único que te ajuda a amadurecer rapidamente.
2. Enfrentar responsabilidades. Não há pessoa mais imatura do que o que não faz nada. Lamentação 3:27 diz: “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade”. Isso significa que se tens responsabilidades (o jugo simboliza trabalho, esforço, responsabilidade) vai ser um homem maduro, seguro do que faz !
O sexo é uma responsabilidade, pois é o caminho para se ter filhos. Não se pode começar uma responsabilidade quando se necessita ter cumprido com outra antes. Não se pode ter responsabilidades de manter relações sexuais se primeiro não se tem cumprida a responsabilidade de saber tratar a outra pessoa, respeitar, compreender, comprometer-se como um casal, comprometer-se com Deus, você se dá conta? Tudo isso te leva primeiro ao casamento. É o meio pelo qual uma pessoa demonstra que é responsável para enfrentar tudo na vida ao lado de seu cônjuge.
3. Tomar decisões com segurança. Ao conhecer limites, ter responsabilidades, tua personalidade vai se aperfeiçoando ao ponto que quando tenhas que tomar decisão, fará com segurança. Os princípios da Palavra e a confirmação do Espirito Santo em teu coração, trazem convicção para fazer o correto. Na medida que te entregas ao Espirito Santo, tua consciência vai se formando por Ele, para que saibas decidir; isso é “andar em Espírito” e não dar “bola” a seus desejos que provém da velha natureza (formada por hábitos egoístas, independentes de Deus, que só pensa em prazer momentâneo). Gálatas 5:16-24 nos ensina que o Andar em Espirito, é a única maneira de chegar a ser uma pessoa equilibrada.
O domínio próprio se alcança pelo Espirito. As respostas e perguntas existenciais estão na Bíblia. Os propósitos da vida estão em Deus, e Ele os mostra para aqueles que os buscam. Por isso, o caminho cristão é o único que faz que um menino ou menina adolescente alcance maturidade, o resto é balela.
Fonte: http://estudoscristaos.com/2014/01/jovens-o-que-tem-de-mal-fazer-se-nos-amamos-e-vamos-nos-casar-parte-2.html
Por                                                                                                                 Dc. Geazi Inácio dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário