sexta-feira, 13 de outubro de 2017

POR ESTA A UNESCO NÃO ESPERAVA...


Os Estados Unidos anunciaram que o país vai deixar de ser membro da UNESCO, acusando a entidade de ser anti-israelita. Diretora-geral lamenta a decisão.

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira que se retiram da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), acusando a instituição de ser anti-israelita.

Os Estados Unidos irão deixar a Unesco, a agência de educação e cultura da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, anunciou o Departamento de Estado americano em comunicado nesta quinta-feira. A medida será colocada em vigor em 1º de janeiro, e, entre as causas alegadas pela decisão, está “o contínuo viés anti-Israel” da organização.

“Essa decisão não foi tomada facilmente, e reflete as preocupações dos Estados Unidos com crescentes contas atrasadas na Unesco, a necessidade de reformas fundamentais na organização e o contínuo viés anti-Israel na Unesco”, declarou o departamento. Segundo o comunicado, os Estados Unidos vão “continuar engajados” com a como “Estado observador” no organismo par “contribuir com as visões, perspectivas e expertise”.

Israel de saída
Na esteira da decisão americana, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje no Twitter que deu instruções ao ministério de Relações Exteriores para “preparar a saída de Israel da Unesco em conjunto com os Estados Unidos”. O primeiro-ministro elogiou a decisão de Donald Trump e classificou o órgão da ONU de “teatro do absurdo, que distorce a história ao invés de preservá-la”.

Israel já havia suspendido as relações com a Unesco em reposta a uma proposta de resolução cuja linguagem, segundo autoridades israelenses, negava as conexões históricas dos judeus com sítios sagrados de Jerusalém.


Fonte:https://eco.pt/2017/10/12/eua-saem-da-unesco-acusam-a-instituicao-de-ser-anti-israelita/




Por 
Dc Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário