quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mensagem Subliminar: Fantasias ou Realidade

ACASO 
 OU  
PROPÓSITO ?

      Fazendo uma pesquisa sobre as recentes imagens que estão na mídia; uma em especial me chamou atenção, confesso que sem pretensão alguma; até porque como bom brasileiro aprecio um bom futebol, mesmo depois do fracasso da Copa América; a imagem que me chamou atenção vou compartilhar com todos os meus leitores.
     Você sabe o que tem por trás do Troféu da Copa do Mundo de 2014? Se não sabe: Continue Lendo Que Você Vai se Surpreender.


 Quero Começa Com a Critica de  Alguns Especialista 
na Área de Designer e Percebam que Nenhum deles é Evangelico.



Priscila Farias: Achou que se tratava de uma brincadeira.

Priscila ainda destaca que as letras da palavra Brasil misturam caixas alta e baixa sem critério aparente, fugindo à norma culta (a letra A aparece em caixa alta no meio da palavra, e o L fica entre maiúscula e minúscula). “Mesmo assim, com uma rigidez que não é a das escritas populares – se é que a intenção era simular uma escrita popular ou vernacular –, sugerindo que o design foi resolvido por alguém que não entende muito de tipografia”, observa.



Para o designer Muti Randolph, 'um gesto de tristeza e vergonha'

Em sua análise, ela revela: “Uma coisa que me incomoda especialmente é a absoluta falta de controle dos espaços brancos internos. Os números que compõem o ano ficam a meio caminho, entre um tratamento geométrico ou orgânico, e o 2 é tão mal resolvido que parece um Z. Na redução, o 4 fica muito similar ao A de ‘Brasil’, e, no lugar de 2014, lemos ‘ZOIA’.”
Agora Vem o Absurdo:

O Designer Gráfico: Alexandre Wollner. Autor de mais de 180 logotipos - entre eles alguns bem familiares, como o do Itaú ou da Papaiz; diz: O logotipo da Copa do Mundo do Brasil não representa o país, sentencia - ele ficou bastante insatisfeito com a marca oficial da Copa de 2014. "É uma porcaria", lamenta.
A piada que ficou famosa no Twitter depois da divulgação do logo, comparou a marca com a silhueta do líder espírita Chico Xavier. 

O Designer Gráfico: Alexandre Wollner também enxergou no desenho um rosto, mas fez uma crítica ainda mais ferrenha.
- Olha bem para o desenho: é uma cara com a mão no rosto dizendo "que vergonha". Sabe quando você fala "que vergonha" e põe a mão no rosto?
O objetivo do logo é representar a taça da Copa usando mãos que se entrelaçam. A escolha, porém, foi cercada de polêmica. A ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) publicou uma nota em que disse que foi excluída do processo pela Fifa. 
Além disso, o júri que elegeu o vencedor não foi composto por especialistas, mas tinha a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo.
Para Wollner, o processo foi antiético.

http://blog.observatoriodesinais.com.br/2010/07/21/
http://www.oesquema.com.br/urbe/2010/06/02/a-polemica-logomarca-da-copa-do-mundo-2014.htm
http://zambetando.blogspot.com/2010/06/polemica-logo-da-copa-2014-no-brasil.html
http://www.dignow.org/post/a-logo-da-copa-2014-e-sua-pol%C3%AAmica-258110-15937.html
http://dwcouto.wordpress.com/2010/07/14/o-polemico-logo-de-2014/
Siceramente em minha opinião, acredito que a escolha desta logo para Representar o Brasil Para O Mundo, não foi escolhida por acaso.
 
E  Você O Que Diz: 
Deixe Seu Comentário.
Dc. Geazi Santos

Um comentário:

  1. Geralmente não acredito muito em mensagens subliminares, mas no caso da mão fazendo o gesto de vergonha casou bem com a atual situação das obras para a copa no Brasil, uma vergonha mesmo. Mas mesmo assim é bem interessante essa visão da mensagem de Chico no logo. Tomara que pelo menos a copa ainda se realize no Brasil em 2014.

    ResponderExcluir