terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Steve Jobs Uma História de Superação


          Você acreditaria que, um menino de origem síria que foi colocado à doação pelos seus pais que de tão pobres não tinham condições de criá-lo, pudesse um dia se tornar alguém conhecido mundialmente? Que esse mesmo menino, depois de passar pelo ensino fundamental e médio, ingressasse na universidade, e apenas estudasse seis meses e tivesse que desistir porque os seus atuais pais não tinham condições de arcar com os seus estudos, fosse se tornar um gênio?

 Continue Lendo...

    Olhe para os seus dedos, principalmente para o indicador, aquele que pedindo ajuda para o polegar consegue segurar um lápis para traçar linhas, fazer desenhos, escrever letras, fosse um dia ser tão utilizado para movimentar imagens, gráficos, textos nas telas dos computadores, graças a esse menino gênio que um dia comprou um lápis para fazer um curso de caligrafia, porque suas letras eram esquisitas?

      Ele mesmo! Steve Jobs; que o primeiro nome na fonética portuguesa aproxima-se do verbo estar, e o segundo nome traduzido – Jobs, que quer dizer serviço, trabalho. Ele mesmo, “Esteve a Serviço” da humanidade para popularizar a informática permitindo acesso prático e fácil de milhões de pessoas a mais variada informação, apenas com o toque do dedo indicador.

       Ele se tornou o pai de produtos revolucionários que ficaram conhecidos como Macintosh, iPod, iFone e iPad, com os quais também me tornei usuário. Eu, que passei pela caneta a tinteiro, pelas velhas máquinas de datilografar, mimiógrafo à álcool. Quando cheguei aos trinta anos tive acesso à maquina de datilograr da EBM, capaz de produzir dois ou três tipos diferentes de letras, que deixava o texto um pouco mais elegante, que acompanhei toda essa revolução até chegar ao presente; tenho que me render e dizer como muitos – o mundo, em termos de informática é, antes e depois de Steve Jobs.

       Mas, além de tudo isso, que partiu da mente desse gênio formidável, ainda nos deixou outro legado, apesar de não ser isso sua preocupação: É preciso ter ousadia e ouvir a voz do coração. É preciso sonhar e trabalhar para superar os obstáculos. É preciso ir além dos percalços da existência, dos remorsos, dos temores e do passado que para muito é assombrador, da doença e da própria morte, como falou aos alunos da Universidade de Stanford, um ano após ter passado pela cirurgia para retirada do tumor alojado no pâncreas: “Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao paraíso, não querem morrer para estar ali. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos”.

      É claro, que Steve não tinha a intenção de falar de outras vidas, ele se sentia chamado para facilitar e ajudar a humanidade na existência telúrica, porque quanto a vida futura, quem deve usar de criatividade para conduzir as pessoas à sua conquista é, eu e você, dentro daquilo cremos e que foi determinado pelo Evangelho, que nos assegura que, pela morte todos passarão, mas ela é superada pela vitória em Cristo, como escreveu Paulo: “Quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”.

       Steve Jobs, acostumado a superar etapas, enfrentar grandes desafios, sabia que seu tempo estava chegando ao fim, e talvez por isso, o assunto morte lhe era inevitável, como este: “Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que eu vou fazer hoje? E se a resposta fosse não, muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo”. De acordo com este conceito, não sei se teve alguma noção de que o dia 05/10/2011 seria o seu último dia, e nem se sentiu ou teve necessidade, ou tempo, disposição para mudar algo, mesmo que fosse de forma interior. O que sabemos é que, sua existência física foi encerrada, seus feitos lembrados e sua entrada ao paraíso, dependeria apenas dele, porque com base no amor e propósitos de Deus o caminho estava aberto.

     Do ponto de vista temporal, pelas informações que tivemos acesso; com Steve aprendemos a forma como devemos ser criativos, determinados, apesar das adversidades. Mas, com Paulo aprendemos que, a morte, apesar de certa, não determina o fim, mas apenas um novo começo, para coisas novas em dimensão superior, mas para isso é também necessário preparação. Criatividade não, porque tudo já está preparado, como afirmou Jesus de Nazaré: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar”.


Fonte:
Francisco Meirinho
prmeirinho@htmail.com
www.prmeirinho.zip.net
www.moysesferreira.com
www.ministerioemanuel.com

Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário