sábado, 2 de fevereiro de 2013

18 Maneiras de Economizar Combustível


  Você pode obter até 20% de redução no consumo de combustível. Isso equivale a ganhar dois meses a mais de combustível, por ano, para rodar com seu veículo. 



Veja como:

1) Antes de sair de casa, planeje bem o itinerário. Evite as vias mais congestionadas, mesmo que isso aumente o percurso em alguns quilômetros. Planejando o seu itinerário, você consegue organizar sua rotina e otimizar suas atividades.

2) Ao dirigir, acelere de modo gradativo, utilizando apenas a força necessária para permitir a locomoção. Não acelere entre as passagens de marchas, enquanto estiver acionando a embreagem.

3) Não estique as marchas. Trocá-las na rotação correta do motor reduz o consumo.

4) Ao avistar o sinal vermelho, tire o pé do acelerador. Com isso, você economiza combustível e prolonga a vida útil dos freios.

5) Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente.

6) Arrancadas e freadas bruscas aumentam o consumo, acarretam o desgaste prematuro do veículo e podem causar acidentes.

7) Não dirija em alta velocidade. Testes realizados no Centro de Pesquisas da Petrobras, com diversos veículos, mostram que o consumo de combustível a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada é mais seguro e econômico.


8) Não acelere antes de desligar o motor. Além de queimar combustível sem necessidade, você dilui o óleo lubrificante do motor com a parcela de combustível não queimada, aumentando assim o desgaste do mesmo. Desperdício custa caro! 

9) Não use o carro para ir a lugares muito próximos. Ande a pé ou de bicicleta. Esta atitude faz bem à saúde e economiza combustível.

10) Sempre que possível, dê preferência ao transporte coletivo. Se você precisar usar o carro, promova o transporte solidário, otimizando o uso de combustível.

11) Mantenha o motor do carro sempre regulado. Você não queima dinheiro e não polui o meio ambiente.

12) Mantenha sempre os pneus calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo de combustível.

13) Certifique-se sempre se o óleo lubrificante está no nível adequado. Consulte o manual do proprietário, trocando o óleo dentro do prazo prescrito pelo fabricante do veículo. 

14) Verifique sempre os cabos, velas e demais componentes do sistema de ignição, mantendo-os em boas condições. Uma boa ignição melhora o desempenho do veículo e ajuda a poupar combustível.

15) Verifique periodicamente os freios. Às vezes, eles podem estar presos e, conseqüentemente, você estará desperdiçando combustível. 

16) Não carregue peso desnecessário, nem sobrecarregue o carro. Isto força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.

17) Os bagageiros adaptados causam turbulência e criam resistência ao deslocamento do veículo, aumentando o consumo. Remova-os, se não estiverem sendo usados.

18) Procure estacionar o veículo em lugares protegidos do sol, evitando perdas de combustível por evaporação.

Fonte: www.tribunadabahia.com.br

Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário