segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lição - 03 As Bases do Casamento Cristão (Na Integra)

                                                        Hinos sugeridos 299, 398, 531.

TEXTO ÁUREO
Vos, maridos, amai vossa mulher, coma também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5. 25).

VERDADE PRÁTICA
O casamento cristão tem de ser edificado tendo como base o amor a Deus e ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.

LEITURA DIÁRIA
Seg.          Hb. 13. 4       O valor espiritual do casamento.
Ter.            Ef. 5. 25        O amor do marido pela esposa.
Qua.          Tt. 2. 4           O amor da mãe pelos filhos e o marido.
Qui.           1 Pe. 3. 7      O esposo deve honrar a esposa.
Sex.           Ef. 5. 33        A mulher reverencia o marido.
Sáb.         1 Co. 7. 2       O casamento resguarda da prostituição.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE...

Efésios 5.22 - 28 ,31, 33
22 - Vos, mulheres, sujeitai-vos a vossa marido, coma ao Senhor;
23 - porque o marido e a c a beca da mulher, como também Cristo e a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a Igreja esta suje Ha a Crista, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
25 - Vos, maridos, amai vossa mulher, coma também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 - para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - para a apresentar a si mesma igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e Irrepreensível.
28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama se a si mesmo.
31 - Por isso, deixara a homem seu pai e sua mãe e se unira a sua mulher; e serão dois numa carne.
33 - Assim também vos, cada um em particular ame a sua própria mulher com o a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

INTERAÇÃO
Inicie a aula pedindo aos alunos que citem algumas características de um casamento bem-sucedido. A medida em que forem citando, anote as características em uma falha ou escreva-as na quadro . Apos ouvir os alunos, explique que tais características oferecem uma ideia dos propósitos de Deus para a vida a dois. Ressalte o fato de que, instituído por Deus, a casamento tem o objetivo de ser a base da família e, consequentemente, de toda a sociedade. Lembre que a Igreja deve fazer soar sua voz profética, denunciando tudo que pode destruir o casamento monogâmica e heterossexual.

OBJETIVOS
Apos esta aula, o aluno devera estar apta a:
Compreender qual e a verdadeira vontade divina para o casamento.
Conscientizar-se da importância do amor mutuo e verdadeiro para se estabelecer uma família.
Enfatizar a importância da fidelidade conjugal no casamento.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza como puder o esquema abaixo:
1 Coríntias 7, 11 6: O relacionamento conjugal entre o marido e a mulher (vv. 1-7); os solteiros ( w . o casamento cristão e. o misto (vv. 12-16); d casamento e o serviço cristão (25-38) Explique que este capitulo é um tratado a respeito do matrimonio e da relacionamento familiar. O objetivo do capitulo é mostrar aos coríntios que o não estava e-jamais estará ultrapassado. Paulo revela aqui Importância do casamento, deitando em claro que ele e uma aliança divina Indissolúvel.
PALAVRA CHAVE Amor Conjugal: O amor entre os cônjuges.

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
Por ser uma instituição criada por Deus para atender aos propósitos divinos, não é de se admirar que o matrimonio venha sendo ridicularizado sistemática e violentamente pela mídia. Por isso, precisamos compreender a instrução divina
quanto ao casamento e aplica-la em nossa vida diária. Na epistola aos Hebreus, as Escrituras ensinam: Venerado seja entre todos O matrimonio e O leito sem macula (1 3.4). Tal verdade a respeito do casamento indica-nos que ele deve ser respeitado, honrado e valorizado.

I - A VONTADE DE DEUS PARA O CASAMENTO

1. Um plano global. Tomo expressão de sua vontade, o Criador ordenou, logo no principio, que o homem deixasse pai e mãe o se unisse a sua mulher, para que ambos fossem "uma carne" (Gn 2 .7A). E exatamente o que acontece no ato conjugal, sendo esta a vontade de Deus para todas as pessoas, crentes ou não: que a humanidade crespa e, através da união legitima entre um homem e
uma mulher, multiplique-se

2. Os indicadores da vontade de Deus. Ao aconselhar os jovens em relação ao namoro, noivado e casamento, e preciso orienta-los para que' tomem decisões conscientes. Nesse particular, e preciso buscar a vontade de Deus, cujos indicadores são:

a ) A Paz de Deus na coração. Um dos sinais da aprovarão divina quanto ao que fazemos, ou pretendemos Fazer, e o sentimento de paz interior, que nos domina ui pensamentos e as emoções (Cl 3.15),

b) O comportamento pessoal. Se alguém não honra os pais, como honrara o seu cônjuge? Se o noivo não respeita a noiva, demonstrando um ciúme doentio a ponto de não lhe permitir que converse ate mesmo com pessoas da própria família, Isso evidencia claramente que ele esta fora da aprovação divina. Tal relacionamento não dará certo.

c) Naturalidade. Procurar “casa de profetas" para saber se o casamento e ou não da vontade de Deus e muito perigoso. Quando o relacionamento e da vontade divina, um sente amor pelo outro, sente falta do outro, considera o outro, demonstra afeto pelo outro. Tudo flui naturalmente. Além disso, os pais aprovam o namoro e a igreja o reconhece. Estes indicativos realçam que Deus esta de acordo com esta união.

d) Os princípios de santidade. Sabemos que as tentações sobre os. namorados e noivos são fortes. Mas não devemos nos esquecer: a santidade é um requisito básico para a felicidade conjugal. Um relacionamento que não leva em conta o principio da castidade já esta fora da orientação divina. Portanto, se o namoro ou o noivado é marcado por atos e praticas que ofendem a Deus. É sinal de que o relacionamento já esta fadado ao fracasso (1 Co 6.18-30). O sexo antes e fora do casamento é pecado (Êx 20.14; 1 Ts. 4.3]. Ha virgindade, tanto do rapaz, quanto da moça, continua a ser muito importante aos olhos de Deus.

SINOPSE DO TÓPICO (1)
Deus ordenou, logo no principio, que o homem deixasse pai e mãe e se unisse a sua mulher, para que ambos sejam "uma só carne".

II - O AMOR VERDADEIRO NO CASAMENTO

1. O dever primordial do casal. O marido que não ama a própria esposa não pode dizer que obedece a Palavra de Deus Ao contrario, ele peca por desobediência, pois amar é uma ordem divina. A Bíblia recomenda solenemente: “Vos. maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25). O amor a esposa, ordenado pelas escrituras, deve ser o mais elevado possível. E semelhante ao amor de Cristo pela Igreja: Como também Cristo amou a Igreja", Perceba que o termo “como" e um adverbio de modo. Por conseguinte, o amor do esposo pela esposa deve ser como o amor de Cristo por sua Igreja, um amor sublime e sem igual.

2. O amor gera união plena. A união é o resultado do amor sincero. Logo, o esposo deve estar unido à esposa de modo a formar uma unidade, ou seja, "dois n uma (só) carne (Ef 5.31) Por isso, o apostolo Paulo ensina: "O marido pague a mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido" (1 Co 7.3). Isto quer dizer igualdade e reciprocidade no casamento; marido e mulher são iguais nos haveres de um para com o outro. Isso exige do casal união de pensamentos, de sentimentos e de propósitos.

SINOPSE DO TÓPICO (2)
O marido que não ama a esposa não pode dizer que obedece a Palavra de Deus.

III - A FIDELIDADE CONJUGAL

1. Fator indispensável a estabilidade no casamento. Além de proporcionar segurança espiritual e emocional, a fidelidade é indispensável ao bom relacionamento conjugal. Sem fidelidade, o casamento desaba. As estruturas do matrimonio não foram preparadas para suportar o peso da infidelidade, cujos efeitos sobre cada família são devastadores. O adultério é Tremendamente destrutivo tanto para o homem como para a mulher (l Co 6. I8, 20).

2. Cuidado com os falsos padrões. O amor que se vê nos filmes, novelas e revistas seculares esta longe de preencher os requisitos da Palavra de Deus. É falso e pecaminoso. O verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Cristo para com a Igreja. Através de Malaquias, o Senhor repreendeu severamente os varões israelitas por sua infidelidade conjugal (Ml 2,13-16). Biblicamente, o casamento e uma aliança que deve perdurar ate a morte de um dos cônjuges.
Não e um 'contrato" com prazo de validade, mas uma união perene, cuja fidelidade e um dos elementos indispensáveis para que os cônjuges sejam felizes

SINOPSE DO TÓPICO (3)
O verdadeiro padrão do amor conjugal que deve ser seguido por todos, sobretudo pelo cristão, e o mesmo que o de Cristo pela Igreja.

CONCLUSÃO
Nosso desejo é que as Igrejas promovam o crescimento das crianças, adolescentes, jovem e casais na Palavra de Deus Enfim, q u e toda a família seja edificada em Cristo, Dessa maneira, demostraremos o valor do casamento bíblico e os perigos das novas configurações familiares" defendidas e apoiadas pelos que desprezam e debocham dos princípios divinos. Portanto, que a Igreja faça soar sua voz profética e denuncie as iniciativas que buscam destruir o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel. Se a família não for sadia, a sociedade será enferma.

EXERCÍCIOS
1. Quando o marido se torna "uma só carne" Com a esposa?
R: Durante o ato conjugal.
2. Cite pelo menos três indicadores da vontade divina no relacionamento.
R: Paz de Deus no coração, o comportamento pessoal com naturalidade.
3. Como deve ser o amor do marido pela esposa?
R: O amor à esposa, ordenado pelas escrituras, deve ser o mais elevado possível. E semelhante ao amor de Cristo pela Igreja: Como também Cristo amou a Igreja
4. O que e indispensável à estabilidade na casamento?
R: A fidelidade conjugal.
5. Qual e o verdadeiro padrão do amor conjugal?
R: O verdadeiro padrão do amor conjugal é o de Cristo para com a Igreja.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsidio Bibliológico
Bom seria que o homem não tocasse em mulher (1 Co 7.1) (...) A questão questão do casamento é unicamente dos gentios. Os Judeus de cuja herança do qual Paulo também compartilhava adotavam uma posição baseada em Gn 2. 18: Não é bom que o homem esteja só. No judaísmo o casamento era considerado a principal responsabilidade de todo homem. Mas alguns coríntios convertido da cultura geral, com atitudes negligentes em relação ao sexo e indecisos sobre a extensão da pureza moral á qual eram exortados em Cristo, foram para outro extremo. Também é provável que, para alguns, seu passado de relacionamento sexual havia se tornado uma questão de orgulho, uma base para a pretensão aquela espiritualmente superior à qual muitos se inclinavam, desejando ter um prestigio superior no corpo de Cristo.
A resposta de Paulo rejeitava este conceito e argumentava a favor de uma expressão normal e plena dentro do casamento (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-cultural do Novo Testamento 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.354).

BIBLIOGRÁFIA SUGERIDA
CRUZ. Elaine. Sócios, Amigos & Amados. Os três pilares do casamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
YONG. Ed. Os dez mandamentos do casamento: O que fazer e o que não fazer para manter uma aliança por toda a vida. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

Por
Dc. Geazi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário