A Palavra de Deus nos ordena a cingirmo-nos com o cinturão da verdade
(Ef 6:14). O servo fiel a Deus, pois, é aquele que não anda segundo as suas
opiniões, nem tampouco segundo os modelos extra e/ou antibíblicos. Antes, faz
das Escrituras Sagradas a sua única fonte de fé e de prática cristãs. Nesse
sentido, a Bíblia é o paradigma, mediante o qual se conhece a vontade de Deus e
se estabelece os princípios vitais a respeito de Sua obra. Nela encontramos a
regra áurea: NADA SE PODE ADICIONAR OU SUBTRAIR DA VERDADE DIVINA REVELADA NA
BÍBLIA SAGRADA (Dt 4:2; 12:32; Pv 30:6; 1Co 4:6; Ap 22:18-19). Isso significa
que somente o que está escrito deve ser levado em conta. Aquilo que não está
dito não deve ser acrescentado. E o que está declarado deve ser levado a sério,
e nenhum til pode ser retirado ou ignorado.
Quanto à ordenação ao ministério pastoral temos os seguintes princípios
bem claramente estabelecidos:...
1) Nada a respeito de ordenação de mulheres a Escritura se refere: nem em
mandamento, nem em exemplo, nem em insinuação. (O fato de Raquel ter sido
pastora deve ser entendido em seu sentido fatual: pastora do rebanho de ovelhas
de seu pai. Não no sentido como se é utilizado no novo testamento, a saber,
bispos estabelecidos na casa de Deus para pastorear o rebanho de Deus, com
função de governo – At 20:28).
2) Os textos que, na Bíblia, se referem à ordenação ao ministério pastoral
são específicos, declarando que os que são separados por Deus são
necessariamente homens, visto terem por uma de suas características o ser
MARIDO DE UMA SÓ MULHER (1Tm 3:2; Tt 1:6).
3) A função dos pastores em relação à igreja inclui o exercício de
autoridade, da autoridade representativa de Deus sobre a Sua casa (1Tm 3:4 e
5). Quanto a esse aspecto peculiar do episcopado, ordena o apóstolo Paulo que a
mulher não deve exercê-lo (1Tm 2:12-13), visto que, pelo princípio da criação,
a mulher foi criada como auxiliadora do homem (Gn 2:18; 1Co 11:3), e, como tal,
deve trazer véu sobre a cabeça como sinal de autoridade, isto é, sinal de que
está debaixo de autoridade (1Co 11:10).
Isso, entretanto, não significa que as mulheres nada podem fazer na casa
de Deus. O mesmo apóstolo nos ensina que a mulher tanto pode orar quanto
profetizar, desde que o faça sob o véu. Não certamente sob um véu físico, de
tecido, uma vez que o véu é um SINAL de autoridade, não possuindo valor em si
mesmo, senão naquilo que ele representa (1Co 11:10). O orar e profetizar sob o
véu significa que aquela que ora ou fala por Deus (prega) na assembleia o faz
submetida à autoridade, de seu marido e/ou do presbitério da igreja. Também não
se pode pensar que a mulher é, por esse motivo, inferior ao homem, uma vez que
ambos são filhos do mesmo Pai, membros do mesmo corpo.
A questão não é de inferioridade ou superioridade, mas da economia de
Deus que estabelece uns e outros – na sociedade, em casa, na igreja – conforme
Sua vontade e propósito. O maio exemplo disso é o texto de 1 Coríntios 11, em
que se afirma (no mesmo lugar em que se diz que o homem é o cabeça da mulher),
que Deus (Pai) é o cabeça de Cristo (Filho). Ora, não se pode imaginar que o
Filho seja inferior ao Pai no que diz respeito à essência, à substância divina,
até porque há somente um Deus verdadeiro. Não há, como querem as testemunhas de
Jeová, dois deuses: um poderoso e outro todo-poderoso. O único Deus é triuno. O
que faz do Pai o cabeça de Cristo é tão somente o Seu propósito e economia,
aquilo que se refere à Sua obra. Nada mais além disso. Assim também é a mulher
em relação ao marido e aos irmãos, na igreja. Deus, em Sua economia, designou
as mulheres para, em sua missão de auxiliadora, representar a Igreja (Ef
5:22-24). Tal qual a igreja de Cristo, em plena obediência e submissão, em
tempos de retidão, assim também as mulheres que andam segundo a vontade de
Deus. Em tudo isso satanás é envergonhado e derrotado. Razão por que deve a
mulher trazer véu sobre a cabeça: por causa dos anjos (1Co 11:10).
Muitos consideram isso algo de somenos importância. Outros consideram
machista o apóstolo Paulo. Entretanto, esses e aqueles se esquecem de que nada
podemos acrescentar nem retirar da revelação divina. A despeito das opiniões
humanas – de que tal assunto é picuinha ou desnecessário –, devemos levar em
conta que se trata da Palavra de Deus. Paulo, assim como todos os demais
escritores do antigo e novo testamento, foi apenas instrumento de Deus,
mediante o qual o Senhor Espírito soprou a Sua santa revelação, com o fim de
que sejamos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra (2Tm
3:16-17).
Fonte:http://www.devoltaapalavra.com.br/index.php/mensagens/perguntas/item/46-o-que-a-biblia-diz-a-respeito-do-ministerio-pastoral-feminino
Por
Dc Geazi Santos
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